SEBEME e a prática da caridade espiritual e moral

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de agosto de 1831, na fazenda Santa Bárbara, antiga Freguesia do município de Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), no Estado do Ceará. Descendia de antiga família, das primeiras a povoar o território cearense, filho de Antônio Bezerra de Menezes, capitão das antigas milícias e tenente-coronel da Guarda Nacional, e Fabina Cavalcanti de Albuquerque. Conheceu as primeiras letras, em 1838, no interior do Ceará, na escola pública da Vila do Frade. Com aproximadamente 34 anos de sua existência, já em franca atividade médica, Bezerra de Menezes demonstrava o grande coração que iria semear, até o fim do século, sobretudo, entre os menos favorecidos da fortuna, o carinho, a dedicação e o alto valor profissional. Ao passar dos anos, após 30 anos de atividade parlamentar, em 1885, Bezerra de Menezes encerra suas atividades políticas. Outra missão o aguardava – esta mais nobre ainda, aquela de que o incumbira Ismael: o Espiritismo.

Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo destaca que, “atribui-se geralmente aos profetas o dom de revelar o futuro, de maneira que as palavras profecia e predição se tornaram sinônimas. No sentido evangélico, a palavra profeta tem uma significação mais ampla, aplicando-se a todo enviado a Deus, com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Um homem pode, portanto, ser profeta, sem fazer predições. Essa era a ideia dos judeus, no tempo de Jesus. Eis porque, ao ser levado perante o sumo sacerdote Caifás, os Escribas e os Anciãos, que estavam ali reunidos, lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos e bofetadas, dizendo: “Cristo, profetiza, e dize quem foi que te bateu”. Houve profetas, entretanto, que tiveram a presciência do futuro, seja por intuição ou por revelação providencial, a fim de transmitirem advertências aos homens. Como essas predições se realizaram, o dom de predizer o futuro foi considerado como um dos atributos da qualidade de profeta.”

Bem, acredito que dificilmente Bezerra pensaria que sua vida seria um legado inspirador para o mundo inteiro, afinal, muitas instituições carregam seu nome, e que por sinal, após 120 anos de seu nascimento, trabalhadores da seara espírita difundiram em Chapecó, cidade Catarinense, a SEBEME – Sociedade Espírita Bezerra de Menezes.

A SEBEME fora fundada no dia 25 de dezembro de 1951, em Chapecó/SC com doação do terreno pelo Sr. José Blasi, local onde permanece instalada até hoje. Distante do centro da cidade, tornava-se difícil para as pessoas o acesso até a casa. O número de frequentadores e trabalhadores, que no começo era pequeno, foi aumentando com o passar do tempo.

A primeira Diretoria foi formada por Generoso Ribeiro do Amaral, José Blasi, Alexandre Tiezerini, Paulo Blasi e Trindade Quevedo, sendo que no Conselho Fiscal estavam Guilherme Pinheiro dos Santos, Luiz Bombassaro e Lourdes Mader.

A partir de sua fundação, a Doutrina dos Espíritos passou a ser divulgada na cidade e também na região Oeste. E desde então, a SEBEME vem atuando continuamente na divulgação e no Estudo do Espiritismo, visando o desenvolvimento integral dos homens baseado em dois princípios básicos: Amai-vos e Instrui-vos! Durante os primeiros anos de existência, as principais atividades desenvolvidas eram o estudo do Espiritismo, a divulgação ilimitada de seus ensinamentos doutrinários, e a prática da caridade espiritual e moral.

Atualmente a instituição SEBEME conta com nove departamentos, uma atividade assistencial em parceria com outros trabalhadores de centros espíritas da cidade e acolhe as atividades da AME – Associação Médica Espírita de Chapecó. Todas as atividades são realizadas por trabalhadores voluntários que atuam com muita dedicação, trabalhando em equipes com grande união fraternal, fortalecendo a Divulgação da Doutrina em Chapecó.

Entre os departamentos, estão: ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), DIJ (Departamento de Infância e Juventude), Departamento Doutrinário, Departamento Assistência, Departamento da Mediunidade, Departamento de Comunicação, Departamento de Manutenção, Departamento de Eventos e a AME.

                                                                                 *

Assim como os amigos de Chapecó, sejamos humílimos trabalhadores da seara Espírita, seja qual for o “tamanho” da obra a que formos destinados. Busquemos encontrar a nossa missão nesta existência à fim de aprendermos a nos amar e nos livrarmos das amarras, que são tantas. O dever, segundo Lázaro (Paris 1863), é a obrigação moral, primeiro para consigo mesmo, e depois para com os outros. O dever é a lei da vida: encontramo-lo nos mínimos detalhes, como nos atos mais elevados. A perfeição, como disse o Cristo, encontra-se inteiramente na prática da caridade sem limites, pois os deveres da caridade abrangem todas as posições sociais, desde a mais íntima até a mais elevada.

 

Nota do Autor: Mais informações sobre a instituição e os trabalhos ofertados em sua sede poderá ser visto diretamente em sua página na internet www.bezerrademenezeschapeco.com.br ou em sua página no Facebook www.facebook.com/bezerrademenezescco.

Fonte: www.bezerrademenezeschapeco.com.br



Comentário

0 Comentários