Reuniões de tratamento físico e espiritual - Marcus De Mario

Recebemos de um amigo espírita relato sobre atividades implementadas numa instituição espírita de sua cidade, para as quais solicita nosso comentário à luz da Doutrina Espírita. Eis seu relato, enviado por e-mail:

A casa em questão criou um serviço de "Atendimento Espiritual" com médiuns incorporados que orientam psicologicamente os interessados, se prestam a tratamentos físicos, não sei se oferecem receitas, e mais, distribuem a famosa Pomada do Vovô Pedro, mesmo para quem vai ser submetido a cirurgia pelos serviços médicos formais. Mesmo para quem nem buscou atendimento médico formal é aceito e "tratado" pelos Espíritos. Não estou bem certo, mas parece que já falam em Psicoterapia Reencarnacionista.

Diante desse relato e que, pelo nosso conhecimento pessoal, não é único, pois temos visto muitas instituições espíritas voltadas quase que exclusivamente, ou com grande prioridade, ao chamado tratamento espiritual, antes de mais nada devemos compreender qual é a finalidade do Espiritismo. Essa finalidade está muito bem delineada pelos Espíritos Superiores e por Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, obra básica, essencial, da Doutrina Espírita: auxiliar na transformação moral da humanidade. É, portanto, uma tarefa muito mais educacional do que médica, muito mais preventiva, levando as pessoas para sua transformação moral individual, para seu melhoramento, para seu progresso espiritual, pois não somos o corpo físico, mas a alma imortal.

Afirmam muitos estudiosos do Espiritismo que a instituição espírita é também hospital, e disso não discordamos, mas entendemos seja hospital de almas, e não de corpos perecíveis. É antes, escola de almas, onde vamos aprender as sublimes lições morais do Evangelho; onde vamos colocar em prática a caridade, a solidariedade e a fraternidade; onde vamos estudar a vida do ponto de vista espiritual, pois a morte não existe. O Espiritismo é poderoso auxiliar para o progresso espiritual da humanidade, cabendo à instituição espírita envidar esforços em facilitar esse entendimento por parte dos seus frequentadores e adeptos da doutrina.

O Espiritismo não veio ao mundo para substituir a Medicina ou qualquer ciência, como a Psicologia; veio ao mundo para colaborar com a ciência, trazendo uma nova visão sobre o ser humano e a vida, contribuindo para alargar e aprofundar todas as ciências que ainda possuem seus postulados restritos à matéria. Diante disso, se não condenamos a atividade de tratamento espiritual, que muitas pessoas chamam indevidamente de cura espiritual, pois não podemos garantir que a pessoa em tratamento fique curada, então, se não condenamos, também entendemos que não deve ser a prioridade da instituição espírita, pois que adianta ter a instituição lotada de pessoas para tratamento de seus problemas orgânicos, se a maioria não quer conhecer o Espiritismo, nem realizar sua transformação moral?

Tivemos, mais de uma vez, experiência pessoal quanto a essa questão, reportando-nos especificamente a uma ocasião em que fomos recepcionados num domingo pela manhã para palestra em instituição de grande porte no interior paulista. O auditório estava lotado, com quase mil pessoas, mas, coisa estranha, após a palestra, com tudo preparado para o atendimento ao público numa sessão de autógrafos dos livros de minha autoria, a presença foi mínima, causando-nos surpresa. Fomos então informados que naquele momento as pessoas estavam em outra dependência da instituição para o tratamento espiritual, e que terminada a atividade, a saída era por outro caminho. A cena foi constrangedora para meu anfitrião, que prepara tudo com muito carinho, mas o fato é que o público estava mesmo querendo o tratamento espiritual, e não ouvir a palestra e estudar a Doutrina Espírita.

Não podemos esquecer que somos Espíritos reencarnados, e que o Espiritismo é essencialmente doutrina de educação desse ser imortal destinado à perfeição.

Quanto aos médiuns incorporados que orientam psicologicamente os interessados, não duvidamos da boa intenção, da boa-fé dos dirigentes, dos médiuns e dos Espíritos, mas não é função dos desencarnados substituírem os Psicólogos, Psicanalistas, Psiquiatras e Terapeutas. Essa atividade equivale à famosa “consulta”, que ocorria muito em tempos atrás, quando as pessoas consultavam os Espíritos a respeito dos mais diversos assuntos, com o médium em transe, e sabemos dos malefícios, dos inconvenientes, dessa atividade. A mediunidade não é espetáculo público. Os bons Espíritos têm muito trabalho a fazer, e não se prestam a ficar promovendo orientação psicológica a quem quer que seja, pois suas orientações são sempre de ordem moral.

Nosso amigo refere-se ao uso da Pomada do Vovô Pedro, que tem uma história espiritual muito bonita, a qual não vamos detalhar, com seus benefícios comprovados, principalmente nos tratamentos de doenças da epiderme. Embora possa ter utilização em outros casos, não é uma pomada milagrosa para toda doença. Primeiro, porque milagre não existe, tudo está na lei divina; segundo, porque seu uso deve ser acompanhado da fé verdadeira, o que nem sempre ocorre. Ela pode ser indicada, com distribuição gratuita, mas não é um remédio que tudo vá curar, pois não é essa a função dessa pomada.

Quanto à Psicoterapia Reencarnacionista vamos nos abster de qualquer comentário, pois a desconhecemos e, portanto, não podemos fazer juízo sobre a mesma que, até onde temos conhecimento, e, portanto, podemos pecar por não conhecer, dela não temos informação nas obras básicas e subsidiárias do Espiritismo.

Se queremos, realmente, uma humanidade melhor, que nos receba no futuro, pela porta da reencarnação, com amor, paz e justiça, compreendamos que a instituição espírita, para ser legítima representante do Espiritismo, precisa, prioritariamente, caracterizar-se como escola de almas em progresso, pois “o Espírito é tudo, o corpo é nada”.
 

Marcus De Mario é escritor, educador, palestrante; coordena o Seara de Luz, grupo on-line de estudo espírita; edita o canal Orientação Espírita no YouTube; é editor-chefe da Revista Educação Espírita; produz e apresenta programas espíritas na internet; possui 39 livros publicados.



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