O Evangelho segundo o Espiritismo: 156 anos - Antonio C. P. de Carvalho

No mês de abril deste ano transcorreram 156 anos do lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, de autoria de Allan Kardec; na primeira edição designado Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo.

O Codificador fez uma resenha sobre o livro em lançamento na Revista Espírita, edição de abril de 1864.1 No mesmo ano, na edição de dezembro comenta com seu bom senso peculiar uma mensagem, aceitando seu conteúdo, sobre o novo livro assinada por “O Espírito de Verdade”.1

Até hoje é o livro espírita mais editado, um autêntico best seller!

No período de publicações feitas pela EDICEI, a antiga editora do CEI, foram lançadas versões desse livro em vários idiomas. Agora, em 2020, na Inglaterra, a British Union of Spiritist Societies editou a tradução feita por Janet Duncan, fundadora do Allan Kardec Study Group e pioneira do Espiritismo no Reino Unido. Na realidade, antes dela havia apenas o movimento New Spiritualism. Também recentemente foi lançada na Bulgária a tradução desse livro para o idioma búlgaro feita por Pavlina Nikolova. 

Por ocasião das comemorações do Sesquicentenário dessa obra básica de Allan Kardec em 2014, foram implementadas várias ações nos Estados do país e em nível nacional.

Como parte das comemorações pela efeméride, a Federação Espírita Brasileira promoveu de 11 a 13 de abril de 2014 o 4o Congresso Espírita Brasileiro. De uma maneira inédita este Congresso saiu da tradição da centralização na capital federal e foi descentralizado, realizado simultaneamente em quatro capitais, para se atender às diferentes regiões do país: Campo Grande, Vitória, João Pessoa e Manaus. O tema central foi único para os quatro eventos: “150 anos de esclarecimento e consolação”. Houve oportunidade para expositores atuarem em suas regiões. No dia anterior ao Congresso, nas quatro cidades ocorreram as reuniões regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB. O presidente da FEB compareceu nas quatro cidades: na reunião regional do CFN em Manaus; na abertura do Congresso em Campo Grande e, simultaneamente, fazendo on line a abertura de todos os eventos. Depois proferiu palestras também em Vitória e João Pessoa, onde participou do encerramento dos eventos. Os quatro eventos contaram com número muito expressivo de participantes.

A FEB lançou edições especiais de O Evangelho segundo o Espiritismo e, inclusive, uma edição histórica bilíngue da 1a edição Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo, com tradução feita por Evandro Noleto Bezerra.2 Também foi lançado o livro O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o estudo.3

Outro fato inédito nos eventos do 4o Congresso Espírita Brasileiro é que todos os inscritos receberam de volta o valor investido nas inscrições em livros editados pela FEB.

Durante o Conselho Federativo Nacional da FEB de novembro de 2014, o coordenador geral do Congresso e assessor do presidente da FEB, José Antonio Luiz Balieiro, exultante, prestou contas demonstrando que os eventos foram autossuficientes e até geraram um saldo, rompendo a tradição de eventos que eram mantidos pela Instituição.

Naquela época funcionava a todo vapor na sede da FEB o curso sobre O Evangelho segundo o Espiritismo, em dois dias por semana, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho (NEPE), ambos implantados pelo então presidente, respectivamente em 2012 e 2013. O NEPE gerou um livro de estudo sobre o Evangelho3 e dezenas de programas gravados pela TVCEI e FEBTv.4

O conjunto de estímulos gerados pelo estudo do Evangelho frutificou.

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos gerou a Dissertação de Mestrado “Jesus a porta, Kardec a chave”: a apropriação do Novo Testamento pelo segmento espírita, de autoria de Natália Cannizza Torres, para obtenção do título de Mestre em Sociologia. A autora comprovou o papel do NEPE da FEB, no período de 2013/2015, para o estímulo ao estudo do Evangelho e computou 59 NEPEs em diferentes centros espíritas, espalhados por 14 unidades federativas do país.5

A valorização de O Evangelho segundo o Espiritismo nos centros espíritas é de importância fundamental, e, no momento, extremamente necessária.

O Espiritismo se assenta nas máximas morais do Cristo. Isso está claramente fundamentado na obra inaugural O Livro dos Espíritos e, na sequência, na obra em análise. Entre os espíritas há esforço pelo aprimoramento moral e espiritual e por ações em favor do próximo, como as tradicionais instituições assistenciais.

Em um mundo complexo, há muitos progressos técnicos, tecnológicos, humanos e sociais, porém ainda há contrastes chocantes e até muitas incertezas. Para a religião cabe a missão de colaborar com o homem, com ações educativas e preventivas, para se evitar as tragédias psíquicas, espirituais, ou seja, comportamentais.

Com base nos fundamentos do Cristianismo, a histórica obra O Evangelho segundo o Espiritismo define o grande objetivo: “[...] destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissenções, mas tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua”. A exclusão do orgulho e do egoísmo leva a importante conquista: “A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade.”6 Essa é a chave para o portal de uma nova Civilização!

A lei áurea trazida pelo Cristo – de respeito e apoio ao próximo – deve ser a fundamentação para uma nova sociedade: de respeito à vida nas suas várias manifestações, de respeito ao próximo – nas relações interpessoais – e na diversidade humana, e de respeito à Natureza. Num clima de transições e de incertezas o homem deve se conscientizar de sua natureza espiritual e das consequências práticas – individuais e sociais – de se colocar como um espírito encarnado e que adota a mensagem cristã. 

Na profícua literatura mediúnica de Chico Xavier são evidentes as contribuições para o melhor entendimento do homem, como ser espiritual, e para uma compreensão bem expandida dos Evangelhos. O notável autor espiritual Emmanuel é autor de nove livros que comentam versículos do Novo Testamento.

Dois mil anos antes dos momentos de transição, a base para uma nova Era foi apresentada pelo Cristo. Tudo indica que vivemos os estertores de um mundo de desrespeitos, e que, mesmo em situações difíceis que podem se apresentar, estas prenunciam o alvorecer de um novo dia para a Humanidade.

Daí a importância que os espíritas assinalem os 156 anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo!


Referências:

  1. Kardec, Allan. Trad. Abreu Filho, Júlio. Revista espírita. Abril e dezembro de 1864. Vol. 7. São Paulo: Edicel.
  2. Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Imitação do evangelho segundo o espiritismo. Ed.Hist. Brasília: FEB. 2014.
  3. Carvalho, Antonio Cesar Perri; Carvalho, Célia Maria Rey (Org.). O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB. 2014. 
  4. Disponíveis no site: https://bit.ly/3ankkDP (consulta em 7/4/2020).
  5. Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pesquisa sobre o estudo do Evangelho entre espíritas.  Revista Internacional de Espiritismo, Ano XCV, n. 2, Março de 2020. p.82-82; acesso à Dissertação: https://repositorio.ufscar.br (consulta em 7/4/2020).
  6. Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. XI. Rio de janeiro: FEB.


Antonio Cesar Perri de Carvalho foi presidente da Federação Espírita Brasileira (interino em 2012/2013 e efetivo em 2013/2015) e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (1990/1994 e 1997/2000).



Comentário

0 Comentários