CEPAC – Centro Espírita Paz, Amor e Caridade
Há quase 72 anos, na capital paranaense, um grupo de pessoas se reuniram, mais precisamente no dia 07 de junho de 1953, com um só objetivo, o de fundar um grupo espírita, o Grupo Espírita Paz, Amor e Caridade, em uma das propriedades do Sr. Carlos Kaning.
Logo se organizou a primeira Diretoria, tendo Antônio José de Souza, como Presidente; Presidente de honra a Maria Acácia de Brito; 1° Secretário, Arthur da Silva Oliveira; 2° Secretário, Ary Cardoso Freitas; 1° Tesoureiro, Francisca Pereira; 2° Tesoureiro, Edith Kaning. Conselheiros: Carlos Kaning, Manoel Maximo dos Santos, Heginio Victor Butins, Cândido Cardoso, Elvira Cataloski, Ary Cardoso e Edith Kaning.
Nas reuniões subsequentes, optou-se pela construção de um barracão no terreno do Sr. Carlos Kaning e, finalmente, em 11 de outubro de 1953, às quinze horas, reunidos os membros da Diretoria, foi fundado o Grupo Espírita Paz, Amor e Caridade.
Seu primeiro Estatuto Social foi aprovado em 9 de janeiro de 1956 e, logo, naquele mesmo ano, em junho, filiou-se à Federação Espírita do Paraná – FEP, já com a denominação alterada para Centro Espírita Paz, Amor e Caridade. Em 21 de agosto de 1956, apresentado pelo Vereador Ondino Ruy Camargo de Loyola à Câmara Municipal de Curitiba, o projeto de Lei, que tomou o número 114/56, solicitando do Município a doação de uma área de terreno para a construção própria do Centro.
A doação do terreno foi promulgada pela Câmara Municipal e, em 1958, o CEPAC passou a funcionar em sede própria, no bairro Bigorrilho. A transferência para a atual e definitiva sede (Rua Cleto da Silva, 747) no Boqueirão, se efetivou no ano de 1983, cerca de 30 anos após a primeira reunião do grupo.
Vale destacar algumas datas, como a de 1957, em que foi criada a União da Mocidade Espírita Paz, Amor e Caridade; em 1959, quando se organizou Estudo da Doutrina Espírita, na oportunidade especialmente dirigido aos médiuns e em 1965, a criação da Mocidade Espírita.
Em o Envangelho Segundo o Espiritismo diz que: Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.
O Centro Espírita Paz, Amor e Caridade está situado na região de abrangência da União Regional Espírita – URE Metropolitana Leste e possui em sua programação semanal, palestras públicas às Segundas-feiras e sábado; Evangelização Infantojuvenil às segundas e grupos de estudos nos demais dias da semana.
Nota: Aos leitores que desejarem saber mais sobre o CEPAC, poderão acessar sua página através do link https://cepaccuritiba.org.br/ ou ainda se quiserem também a casa dispõe de grupos de whatsApp, clicando aqui.
Comentário