Renovemo-nos

Eis que dias difíceis estamos vivenciando. Vemos seareiros do amor e do bem se despedindo da Terra e nós, ainda encarnados no mundo, a exercitar a paciência para aprendermos mais e melhor!

Aqui estamos ainda porque o bem precisa fazer parte de nós. Num aprendizado incessante para melhor, considerando que ainda estamos mergulhados num mundo de provas e expiações, precisamos nos armar de coragem, de esperança e de amor ao próximo.

O conhecimento leva a isso, à casa assentada sobre a rocha, como bem nos disse Jesus, lembrando também o Espírito da Verdade, quando nos orientou dizendo: ”Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo!”

O amor está sempre à frente, mas a instrução é também companheira, pois a ignorância, como sabemos, até por dito popular dos mais antigos, é a mãe de todos os males!

Se analisamos a história, vemos quanto progredimos através dos séculos. Na Idade Média, a época da ignorância, quantas pessoas maravilhosas, simplesmente por serem diferentes, por conseguirem curar, por terem mediunidade ou conhecimentos superiores, foram perseguidas e muitas levadas às fogueiras!

Galileu Galilei é um exemplo notório disso. Tendo adotado o heliocentrismo, ou seja, que o Sol é o centro e não a Terra, escrevendo ainda suas opiniões em Diálogo sobre os Dois Principais sistemas Mundiais, em 1632, com que pensaram que ele atacava o Papa Urbano VIII, foi julgado pela Inquisição. Considerado veementemente suspeito de heresia e forçado a se retratar, passou o resto da vida em prisão domiciliar. Tinha sido condenado à fogueira, mas, em se retratando, escapou da morte. Tempos depois verificaram que ele é que estava com a razão, não os que o acusaram e condenaram.

Situações como essa e episódios de caça às bruxas, que nada mais eram que mulheres que conheciam os segredos da fitoterapia, ou que eram médiuns, foram uma triste página da história. Lembrando isso, percebemos como melhoramos ao longo do tempo!

Hoje a liberdade é mais respeitada, podendo o ser humano ser artífice de si mesmo. Mas, apesar da melhora, estamos ainda longe do ideal. Enquanto houver uma gota de sangue derramada na Terra por um de seus filhos, contra quem deveria ser considerado irmão, o reino do amor almejado por todos ainda não será possível.

Estamos ouvindo falar de guerras, rumores de guerras, o mundo se armando, a Europa se afligindo, meu Deus! Que pena! O momento deveria ser de fraternidade e paz, de auxílio, de bem ao próximo.

Jesus precisa estar presente em nossa vida. Por esquecimento do seu Evangelho as pessoas estão belicosas, violentas e as injúrias estão imperando.

“Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a Terra!”

É imperioso que nos evangelizemos e os pais se responsabilizem por educar seus filhos com base no Evangelho de amor de Jesus, segundo a ética e a moral ensinada por ele, que nos pede que façamos aos outros aquilo que desejamos para nós mesmos.

Uma criança educada no amor e o bem, com conhecimento sobre Jesus e seus ensinos, por certo jamais entrará numa escola querendo dizimar seus mestres ou colegas, a menos que tenha uma enfermidade mental ou espiritual.

O amor, portanto, precisa crescer em nós.



Comentário

0 Comentários