Preconceito: você sabe o que é?
Meu amiguinho, você sabe o que é preconceito?
Preconceito é um pré-conceito, isto é:
Pré = anterior, que antecede, que existe antes.
Conceito = pensamento, ideia, opinião.
Assim, preconceito significa uma opinião que se faz antecipadamente, sem ponderação e sem maior conhecimento das pessoas ou dos fatos. É um julgamento que se faz de alguém sem provas.
Complicado? Não! É simples!
Vou explicar melhor.
Olhe, os seres humanos costumam ter preconceitos de raça, de cor, de sexo, de religião, de doenças, e outros. A pessoa que tem preconceitos é assim porque se julga melhor que as demais.
Por exemplo: Na História, através do tempo, temos visto que certas raças sofreram muito preconceito, eram rejeitadas pelas demais, como os judeus, os indígenas e outros.
A discriminação dos negros é um exemplo de preconceito de cor. Houve época mesmo em que eles eram escravizados pelos brancos, retirados de sua terra natal, na África, e trazidos aqui para o Brasil. Foi uma vergonha para nosso país.
Graças à bondade e à coragem da Princesa Isabel — que no dia 13 de maio de 1888 assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil —, os negros finalmente ganharam a liberdade. Você deve ter estudado sobre isso na escola!
Não podemos discriminar as pessoas pela cor da pele. Que importa se alguém é negro, amarelo, branco ou vermelho?
As mulheres, simplesmente pelo fato de serem do sexo feminino, também foram muito discriminadas pelos homens e houve tempo em que não tinham nenhum direito.
Em matéria de religião também já houve muito preconceito, cada uma delas se considerando a única verdadeira, rejeitando as demais.
Assim, não devemos discriminar ninguém.
Qualquer preconceito é inaceitável. Que importa se a pessoa é gorda ou magra, feia ou bonita, alta ou baixa, grande ou pequena, inteligente ou menos inteligente, doente ou sadia, rica ou pobre?
Lembremo-nos de que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, que é Deus, e que, se hoje estamos encarnados aqui no Brasil, temos esta ou aquela aparência, amanhã isso pode mudar.
Quem sabe, em outra reencarnação, seremos como aquela pessoa que hoje rejeitamos e também seremos discriminados?
Por isso, Jesus sabiamente nos alertou para fazermos aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.
Comentário