Ele permanece

Sempre importante lembrar Jesus, o guia da humanidade em marcha. A hora é de extrema necessidade de vigilância e oração. O espírita, principalmente, tem recebido muito e o conhecimento implica grande responsabilidade. Pobres daqueles que não souberem usar o conhecimento em prol de sua transformação moral, de seu melhoramento como espírito imortal!

O sonho de um mundo melhor faz parte de todas as pessoas bem intencionadas e de princípios morais elevados. A transformação da humanidade opera-se diante dos observadores. Bem dizem irmãos de outros credos religiosos que são chegados os tempos e que os sinais se fazem presentes. Basta analisar.

Atentando no livro “Obras Póstumas”, em mensagem de abril de 1866, vemos, no item Regeneração da Humanidade, um trecho que aqui transcrevemos, para nossa meditação. Diz ali, em se referindo aos espíritos rebeldes, que se mantêm exclusivamente no mal, não por ignorância, mas por escolha, e que esses não poderão ficar na Terra que se renova. Comenta ali o espírito que a maior parte desses, infelizmente, não ouvindo a voz de Deus, persistirá na cegueira e essa resistência moral marcará o fim do reinado desses infelizes por lutas tremendas. E aqui vem o trecho referido: no desvairamento, correrão para a sua perda – provocarão a destruição, que produzirá uma multidão de flagelos e calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era nova. E como se a destruição não caminhasse com bastante rapidez, ver-se-ão os suicídios multiplicar-se numa proporção inaudita, até entre as crianças.

Isso está sendo visto, infelizmente, em grandes proporções. O momento é de reflexão, de observação, de vigilância e de oração. Convém lembrar que os espíritos reencarnados apenas temporariamente revestem a roupagem infantil e, por isso, é necessário intensificar neles o amor pelas diretrizes do Cristo e mais que nunca lembrar a todos a necessidade de amor ao próximo, de amor a si mesmo, não confundido jamais com o egoísmo que deve ser alijado, mas sim, com o amor pela criação, amor a Deus sobre todas as coisas e amor ao próximo como a si mesmo.

Convém preparar os espíritos que habitam corpos infantis para a grande luta que se processa na humanidade: a luta contra si mesmo. Saber viver contrariedades e ultrapassá-las com segurança, para não serem tragados pelas intempéries observadas, que estão gritantes. Todos estão vendo cumprir-se o trecho que citamos em fatos e evidências e nos noticiários inumeráveis que a mídia apresenta. Noticiários chocantes, dolorosos. Crianças em meio da violência, espíritos imortais vivendo a experiência de seu passado de agressividade vindo à tona.

Imperioso o Cristo. Seus ensinos permanecem ao longo de muitos séculos. Agora é a hora de testemunhá-los. A hora é de vivência do amor em todos os lugares. Viver o amor nos lares, no trabalho, em todos os momentos.

Como diz o espírito de Hahnemann, em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, o homem não permanece vicioso senão porque quer permanecer vicioso, mas aquele que quer se corrigir sempre o pode.

Jesus permanece conosco. Permaneçamos nele. Melhoremos! Eduquemo-nos para exemplificar quão grandes mudanças morais o Espiritismo nos tem proporcionado! Uma dádiva divina. Aproveitemo-la para melhorar-nos!



Comentário

0 Comentários