Despertar

O despertar da consciência é momento sublime de maturidade do espírito. Estamos vivendo ocasião assim no planeta. Jamais vimos tanto amor na face da Terra, tanta fraternidade em forma de socorro para os que estão famintos ou ao relento nesta hora em que a pandemia alcançou o Brasil. Os brasileiros abriram os braços fraternos para amparar os que enfrentam dificuldades. Estamos vendo isso em todas as religiões e até em quem não tem religião alguma, mas se apieda da dor alheia.

A hora de o amor se tornar vitorioso nos corações se aproxima. Jesus lança sua luz misericordiosa e doce em toda a Terra. Por toda a parte a voz divina ecoa, chamando as ovelhas para o seu rebanho. “Das ovelhas que me foram confiadas, nenhuma se perderá”, disse-nos o Mestre amorável.

Parece-nos ao longe vermos o amado Senhor descendo aos locais necessitados de toda a Terra e sua luz divina lançando clarões em toda a parte.

O ser humano desperta. Os valores morais retornam, o desejo do bem aumenta. É muito belo o que estamos observando. Somos seres chamados para o amor fraterno. Estamos ouvindo, após tantos séculos, Jesus, o divino Senhor, a nos conclamar para segui-lo. Eis que estamos nas fileiras do Espiritismo, o Cristianismo conosco. Não é possível viver o Espiritismo sem a presença luminosa de Jesus.

Parece-nos ouvir Jesus, nos dizeres do Espírito de Verdade, n’O Evangelho segundo o Espiritismo. O evangelho redivivo nos aclara o desejo de sermos melhores e devemos deixar que ele brilhe em nós.

Recordamos O Espírito de Verdade, no capítulo VI do referido evangelho, um texto muito belo, reflexo do mais puro amor, que diz: Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que vos deve curar. Os débeis, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde pois, a mim, todos vós que sofreis e que estais carregados, e sereis aliviados e consolados. Não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo é impotente para dá-las.

Sim, o mundo é impotente para dá-las e o ser descobre em si um templo divino que ora e as orações se estenderam por todos os povos, nesta triste doença que alcançou o mundo, mas cuja finalidade maior é esse despertar interior da chama que brilha em cada um, o despertar da religiosidade, da ligação com Deus, a noção de Seus filhos, irmãos em humanidade.

Jesus chama a todos para o amor, como chamou a todos os seus seguidores, como chamou a Saulo naquele dia memorável, em pleno sol do meio dia, nas areias quentes do deserto, nas proximidades de Damasco. Ousamos evocar aquele encontro, retirado das páginas fulgurantes de “Paulo e Estêvão” de Emmanuel, da psicografia de “Chico Xavier”. Ei-lo:

... Em dado instante, todavia, quando mal despertara das angustiosas cogitações, sente-se envolvido por luzes diferentes da tonalidade solar. Tem uma impressão de que o ar se fende como uma cortina, sob pressão invisível e poderosa. Intimamente considera-se presa de inesperada vertigem...

... Mas a confusão dos sentidos tira-lhe a noção do equilíbrio e tomba do animal, ao desamparo, sobre a areia ardente. A visão, no entanto, parece dilatar-se ao infinito. Outra luz lhe banha os olhos deslumbrados, e, no caminho, que a atmosfera rasgada lhe desvenda, vê surgir a figura de um homem de majestática beleza, dando-lhe a impressão de que descia do céu ao seu encontro. Sua túnica era feita de pontos luminosos, os cabelos tocavam-lhe nos ombros, à nazarena, os olhos magnéticos imanados de simpatia e de amor, iluminando a fisionomia grave e terna, onde pairava uma divina tristeza.

... Saulo! ... Saulo! ... por que me persegues?

Que trecho belíssimo esse! Parece-nos ver Jesus compadecido de todos nós, a descer e nos chamar. Somos todos um pouco Saulo. Muito já erramos na poeira dos séculos precedentes, em inumeráveis reencarnações. Agora, como Saulo, nos ajoelhamos instintivamente sob as mãos luminosas do Senhor misericordioso, a lhe rogar proteção e amparo, paz e esperança. E ele vem a nós. Está conosco. O Espiritismo, como sua sublime revelação, nos pede melhoramento, atenção para a conquista das virtudes superiores.

A humanidade está ouvindo. O despertar começou. Não mais apenas o ter, mas ser alguém melhor. O ter se tornou secundário. Após essa pandemia, muitos terão ouvido um chamamento e se tornarão melhores do que eram. Que possamos estar entre eles. Que possamos estar entre os verdadeiros espíritas de que nos fala O Evangelho segundo o Espiritismo: aquele que faz esforços pela sua transformação moral.

Saulo se transformou a partir de seu encontro com Jesus. Que o Espiritismo ajude a cada um de nós em seu processo de renovação.



Comentário

0 Comentários