Consciência ambiental

Nossa amada Terra pede socorro. Aqui, labaredas estão devorando nossas florestas. Aqui, o fogo. Na Europa, chuvas torrenciais. Tufões no Oriente. Chuva no Saara.

Que triste vermos o Brasil com o céu azul anil acinzentado com a fumaça das queimadas! A poluição tomou conta do nosso país e há poucos dias São Paulo foi considerada a capital mais poluída do mundo!

Brasília vendo o seu magnífico parque florestal queimando, a ponto de aulas serem até suspensas.

Saber que 90% disso é provocado pelas mãos humanas dói no coração. Onde está a bondade para com toda a criação, o respeito pela obra divina, que nos forneceu tanta beleza?

Isso vem acontecendo em todo o Brasil. Quase 60 mil focos de incêndio esparramados pelo nosso país!

Até em Portugal teve incêndio! Florestas queimando, que lástima! Como ficará o verde de nossa bandeira, que atesta o verde de nossas matas?

A ambição vem tomando conta de muitas mentes, que não pensam no futuro para seus filhos e descendentes.

Faz-nos lembrar essa ambição a história grega, bem conhecida, do Rei Midas. A maioria conhece, mas talvez alguns não, então vamos aqui recordá-la. O rei Midas amava o ouro. Tinha muitas riquezas, mas queria sempre mais. Pediu aos deuses que o favorecessem com uma dádiva. Gostaria de ter um dom e que tudo o que tocasse se transformasse em ouro. Midas foi atendido.

Passadas algumas horas, teve sede. Pediu água e ao pegar no copo, tanto ele como o líquido se transformaram em ouro. Depois teve fome e a mesma coisa aconteceu. Tudo o que tocava virava ouro. Estava com fome e sede. Sua filha querida veio abraçá-lo e ao tocá-la essa também virou ouro. Ficou estarrecido. Compreendeu que sua ambição o levara longe demais. Ficaria na solidão, sem poder tocar ninguém, sem poder abraçar ou beijar ninguém e morreria de sede e de fome.

Arrependido, orou aos deuses dizendo que havia aprendido a lição e que retirassem aquele dom. O ouro não substituía as pequenas e prazerosas coisas da vida, como poder tomar um copo de água, comer uma maçã ou dar um abraço em alguém querido.

Essa história de Midas deveria ser contada para aqueles que estão queimando o nosso país. O que lhes restará? Que legado deixarão aos seus filhos?

Estamos vivendo a maior seca da história. Quem de nós imaginaria ver um dia os grandes rios da Amazônia secos?

Sem chuva, sem água.... As pessoas de bom coração estão enviando mensagens pelo WhatsApp pedindo orações para que chova nas áreas que estão queimando. O ser humano estraga e temos que orar a Deus.

Mantenhamos, no entanto, a nossa fé. Jesus está conosco, o grande timoneiro da embarcação terrena. A ocorrência desses desastres está criando uma consciência ambiental, que anteriormente era pouco vista. As pessoas estão aprendendo a cuidar da natureza.

Há poucos dias vimos que as crianças de uma escola de Londrina, no Paraná, como amigo secreto escolheram árvores e foram elas mesmas plantar.

A consciência nos pede agora: Plantemos árvores! Façamos nossa parte! Cuidemos da natureza! Respeitemos a obra divina! Amemos! 



Comentário

0 Comentários