Ascensão

Uma escadaria de luz que vai até o infinito simboliza a escalada evolutiva do ser. O nosso Hugo Gonçalves, fundador deste jornal, costumava dizer que as pedras no caminho de alguém eram degraus de subida e, quando removidas, a pessoa estava mais amadurecida, gabaritada a galgar novos degraus.

Estamos vivendo momentos de muitas pedras no caminho.

Lembrando O Livro dos Espíritos, na questão 167, Allan Kardec perguntou aos Espíritos qual é a finalidade da reencarnação. Eles responderam: Expiação, melhoramento progressivo da humanidade; sem isso, onde estaria a justiça?

A expiação está sendo coletiva. Com resignação, poderemos subir os degraus de luz. Sentimentos represados por muito tempo estão vindo para a superfície dos seres, a fim de serem trabalhados e melhorados. Estamos vivendo tempos de sombra e de luz.

A hora é de iluminação própria. Cada um verificar mais a si mesmo do que os seus semelhantes. Por muito tempo, a pergunta de Jesus corta os ares do planeta: Por que vedes um argueiro no olho de vosso irmão, vós que não vedes uma trave no vosso olho? Ou, como dizeis ao vosso irmão: Deixai-me tirar um argueiro do vosso olho, vós, que tendes uma trave no vosso? Hipócritas, tirai primeiramente a trave do vosso olho e, então, vereis como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (Mateus cap.VII, v.3, 4 e 5)

Nota-se que estão muitos enxergando demais o argueiro no olho do próximo. Mais interessante voltar o olhar para si mesmo e se corrigir enquanto é tempo, adquirindo virtudes e eliminando defeitos, sem ser juiz de ninguém.

Precisa-se aceitar o direito de opinião, sem que isso vire um desastre. Onde a indulgência, a tolerância? Dentro do processo do livre-arbítrio, cada um tem a sua liberdade individual de pensar, de agir, desde que isso não fira, não prejudique a ninguém e nem a si mesmo.

As traves nos olhos estão grandes e importunam, mas os olhares se fixam muito no argueiro. O olhar agora deve ser para a trave. Edificar um mundo íntimo de paz deve ser a busca de cada um.

Busquemos a figura iluminada de Paulo, o apóstolo do Cristo, que para adquirir humildade foi para o deserto, em si mesmo, desnudando- se e corrigindo-se. Que dificuldade a nossa! Perder tempo enxergando traves e não vendo os argueiros! É necessário vontade férrea e intensa para se melhorar.

O espírita será muito cobrado, pois muito se pedirá de quem muito recebeu. O lampadário de luz de Jesus abriu as cortinas, iluminando a humanidade com o conhecimento. Usá-lo com proveito é uma oportunidade bendita.

Serenidade nas provações, eis uma meta a seguir. Acalmar-se. Manter o equilíbrio. Ser manso, pacificador, amoroso. Ser o ponto final de discórdias.

Lembramos ainda Paulo, em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XV: Meus amigos, agradecei a Deus, que vos permitiu pudésseis gozar da luz do Espiritismo: não porque só aqueles que a possuem possam ser salvos, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos.

Sejamos então melhores cristãos!



Comentário

0 Comentários