O perdão da dívida

Rui, menino de oito anos, estava muito preocupado.

Sem a devida autorização, pegara o aparelho de som portátil, novinho em folha que seu pai tinha comprado, para levar à escola. Queria impressionar os colegas.

Na volta, como tinha muita coisa para carregar, em certo momento, a mochila escorregou do seu braço e o precioso aparelho de som foi ao chão.

Rui ficou apavorado e não via a hora de chegar a sua casa. Queria testar o aparelho e ver se estava funcionando direitinho. Infelizmente, não deu outra. Estava quebrado.

Cheio de medo, esperou o pai chegar. Assim que Geraldo voltou do trabalho foi ligar o som. Nada. Estava mudo.

— O que aconteceu com este aparelho? — perguntou o pai, sério.

A tremer de medo, de cabeça baixa, Rui confessou com voz trêmula:

— Fui eu que o quebrei, papai.

E, sob o atento olhar paterno, Rui explicou o que tinha acontecido, terminando por dizer:

— Sei que errei, papai, mas não tive a intenção de causar-lhe prejuízo. Peço-lhe desculpas.

Com gravidade, o pai considerou:

— Você disse a verdade, meu filho, e isso é muito bom. Mas, compreende o que fez? Esse aparelho custou-me muito dinheiro e agora não tenho recursos para mandá-lo ao conserto. Aceito suas desculpas, mas isto não basta. Para ser justo, você deveria pagar o prejuízo com sua mesada.

Fazendo cara de choro, o menino exclamou:

— Mas não tenho mais a mesada, papai! Gastei tudo! Perdoe-me, só essa vez. Prometo-lhe nunca mais pegar nada escondido! — e pôs-se a chorar, com medo da reação paterna.

Contudo, cheio de compaixão, o pai fitou o filho que parecia verdadeiramente arrependido, resolvendo dar-lhe outra oportunidade.

— Está bem, Rui. Desta vez vou perdoá-lo porque sei que foi um acidente; você não teve má intenção. Porém, que isto não se repita!

O menino abraçou o pai, feliz e agradecido. Aliviado, ele foi brincar, satisfeito da vida.

Na rua, encontrou um vizinho a quem ele havia emprestado alguns dias antes duas bolas de gude. Era um garotinho de apenas seis anos.

Rui cobrou do garoto que ficara de lhe devolver as bolas de gude. Assustado, o menino respondeu:

— Não tenho as bolas, Rui. Perdi na escola. Assim que meu pai me der dinheiro, eu lhe compro outras.

Mas Rui estava enfurecido e se sentindo cheio de razão. Com raiva, gritava para Rogério, bem menor do que ele:

— Você é um tratante. Prometeu devolver-me as bolas e não cumpriu. Vai me pagar de qualquer jeito.

— Não, Rui, não me bata! Prometo que vou pagar! Assim que puder!

Mas Rui não queria saber. Exigia as bolas naquela hora. E partiu para cima do menino com os punhos cerrados. Como ele era bem maior e mais forte, Rogério corria sério perigo.

A empregada de Rui, que varria a calçada naquele momento, viu a briga e, aflita, foi contar ao patrão o que estava acontecendo.

Geraldo correu para a rua bem a tempo de ver o filho que agarrava o pequeno e o ameaçava dizendo:

— Ou você me paga agora ou vai levar a maior surra da sua vida!

Geraldo entrou no meio da briga e apartou os dois, para surpresa e desaponto de Rui que, só naquele instante, viu o pai. Depois, fitando o filho muito decepcionado, ele falou enérgico:

— Foi isso o que você aprendeu comigo, Rui? Acabei de lhe perdoar uma dívida bem maior! Você não poderia ter compaixão e fazer o mesmo ao seu amiguinho, que lhe devia uma ninharia?

De cabeça baixa, calado e sumamente envergonhado, Rui ouvia a advertência do pai, que prosseguiu:

— Quando aqui cheguei, não o reconheci, meu filho. Sua atitude era outra: arrogante, orgulhosa, atrevida. Acha justo ameaçar uma criança bem menor do que você?

Em lágrimas, apavorado, Rui suplicou:

— Perdoe-me, papai. Isso não voltará a acontecer.

Com expressão inflexível, Geraldo concluiu:

— E não vai acontecer “mesmo”. Agora, peça desculpas ao Rogério pelo seu comportamento agressivo. Depois, vamos conversar. Para reparar seu erro, você terá que me pagar o conserto do aparelho de som com sua mesada.

— Mas já disse que não tenho dinheiro, papai!

— Não tem importância. Eu espero. Vai demorar pelo menos uns oito meses, mas você merece essa lição. Durante esse período, você não poderá comprar nada.

E assim, Rui aprendeu finalmente que deveria ser compassivo com os outros, como tinham sido com ele, perdoando como desejaria também ser perdoado.

Tia Célia

(Adaptação da Parábola dos Credores e dos Devedores)



Comentário

0 Comentários