A criança e a organização

Toda gentileza é uma declaração de amor. Mia Couto


Organização é algo que podemos ensinar à criança, assim como a ensinamos a escovar os dentes, vestir roupa ou a cuidar do seu animal de estimação…

Em casa, quando a criança vê desde cedo que todos compartilham os afazeres domésticos, achará natural ter obrigações também, cooperando para que prevaleça o equilíbrio e a ordem das coisas, agregando esse valor para a própria vida.

Como ensinar uma criança a se organizar em casa?

Há vários modos de ajudar uma criança a aprender a se organizar. No quarto, por exemplo, a criança precisa ter poucas coisas. Amontoar ou empilhar objetos – sejam livros, roupas ou brinquedos – dificulta o exercício da arrumação. De outra parte, envolver a criança na limpeza do quarto estimula o cuidado diário com os brinquedos, a arrumação da cama, a organização dos livros, a responsabilidade pelo material escolar.

A instituição semanal de tarefas facilita o aprendizado da auto-organização na infância

Para o bem comum, é importante a família instituir semanalmente quem se encarregará de quais tarefas na casa. A criança, por sua vez, pode ter afazeres simples, mas ela precisa participar e cumprir aquilo que foi estabelecido. Se uma criança de dois anos é capaz de tirar o prato da mesa, uma de cinco anos pode arrumar a cama e ajudar a separar o lixo, por exemplo…

Auto-organização é essencial à construção da autonomia da criança

A auto-organização está diretamente ligada à construção da autonomia, da responsabilidade e do espírito cooperativo. No dia a dia, a criança precisa de uma rotina, porque isso a ajudará a se desenvolver de modo mais saudável, conseguindo brincar com tranquilidade entre a lição de casa e as tarefas domésticas.

Uma sugestão prática é cultivar plantas em casa que tem criança. Ciência e senso comum atestam que crianças que participam do cuidado das plantas crescem mais confiantes, mais cooperativas e empáticas…

Refazer a tarefa da criança é um desserviço à sua autoconfiança

Acabou a brincadeira? É hora de guardar os brinquedos.

Mas, no dia a dia, não esqueça: não refaça o trabalho que seu filho executou, pois ao fazê-lo, mesmo que não seja sua intenção, remete à criança a mensagem que o que ela fez não é suficientemente bom. Além disso, é a prática que leva à perfeição. Arrumar a mochila aos cinco anos é distinto de arrumar a mochila aos trinta anos. Mas o que importa à criança é a simples lógica de fazê-lo...



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