Lar de amor e a educação do espírito

Lar é um conceito que pode se referir à casa, à família, à pátria ou a um local sagrado. É um espaço que pode ter uma conotação sentimental ou carinhosa.

A palavra Lar deriva do nome dos deuses romanos Lares, que protegiam os domicílios. Por outro lado, o conceito de Lar está passando por uma transformação profunda, impulsionada por mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.

Tendências como o minimalismo, a vida em espaços menores e a busca por comunidades sustentáveis estão moldando o que significa ter um lar nos dias de hoje.

No espiritismo, Lar é um lugar de reencontro entre espíritos, onde se pode aprender, evoluir e desenvolver sentimentos de amor, fraternidade e solidariedade. É desta forma que o Lar de Amor surgiu em meados de 2016.

Foi em Osasco/SP, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, no dia 29 de maio de 2016, surge o Lar de Amor Francisco Xavier, ou apenas Lar de Amor, como é carinhosamente chamado pelos frequentadores. Sua criação se deu como uma associação religiosa de caráter doutrinário Espírita, sem fins econômicos e que busca desenvolver trabalhos de assistência espiritual, de caráter doutrinário espírita e de cunho social, voltando-se para o Ser em todas as suas dimensões e necessidades.

Com a missão de educar espíritos, o Lar de Amor utiliza a metodologia de Eurípedes Barsanulfo como alicerce de todas as atividades desenvolvida pela instituição, que de modo geral, realizam trabalhos destinados às quatro fases existenciais, que são: infância, adolescência, adulto e idoso, dividido em dois grandes grupos:

- Assistência Espiritual – esclarecimento, orientação e assistência espiritual a todos que vêm ao Centro espírita no atendimento fraterno, evangelho e passes, palestras, estudos, caravana e etc.

- Assistência Social – voltada para famílias, em especial crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade, tendo como objetivo, a criação e manutenção de uma escola espírita, mesmos moldes da escola mantida pelo Colégio Allan Kardec, em Sacramento/MG.

Apesar da jovialidade da instituição, o Lar de Amor possui diversas atividades, como:

- Evangelização Infanto-Juvenil, Coral e Oficina de Música - atividades para infância e juventude, com participação de adultos no Coral e Oficina de Música.

- Evangelho e Passe - leitura e reflexão sobre passagens do Evangelho e passe.

- Caravana da Paz - para cidades mineiras, onde viveram grandes personagens do espiritismo, como Chico Xavier e Eurípedes Barsanulfo (Uberaba, Araxá e Sacramento).

- Atendimento Fraterno (com agendamento) - para ouvir e encaminhar as pessoas para assistência espiritual.

- Outras atividades - Visitas fraternas e Oficinas de artesanato, em horários e dias sob consulta; Seminários, Cursos e Eventos (chá, bazar e outros), em dias pré-agendados.


EDUCAR PEDE A FORÇA DO EXEMPLO

“Mais do que inserir a criança e o jovem na sociedade e dar-lhe formação intelectual, é preciso desenvolver o Ser em toda sua potencialidade, libertando-o de preconceitos e automatismos e levando-o a uma transformação mais profunda (no pensar e sentir) que o conduza para o bem e a formação de espaços de convívio mais justos, harmônicos

e felizes.”

Além das atividades já mencionadas, o Lar de Amor possui o Programa de Educação “Em Torno do Mestre Jesus”, que visa criar e manter uma Escola de Educação Infantil e Fundamental, baseada na metodologia de Eurípedes Barsanulfo e nos moldes da escola, mantida pelo Colégio Allan Kardec, em Sacramento/MG, e tem como objetivo atender crianças e adolescentes, preferencialmente carentes de recursos material e apoio familiar, para fornecer uma educação integral e prepará-los para a vida em família e em sociedade, de forma responsável, esclarecedora, alegre e com o desenvolvimento de todas as suas potencialidades no campo do bem, do saber, do pensamento e do sentimento.

Segundo Fénelon em o Evangelho Segundo O Espiritismo, “o amor é de essência divina. Desde o mais elevado até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo. É buscar em torno de si a razão íntima de todas as dores que acabrunham o próximo, para dar-lhes alívio. É encarar a grande família humana como a sua própria, porque essa família ireis reencontrar um dia em mundos mais adiantados, pois os Espíritos que a constituem são, como vós, filhos de Deus, marcados na fronte para se elevarem ao infinito. É por isso que não podeis recusar aos vossos irmãos aquilo que Deus vos deu com liberalidade, pois, de vossa parte, seríeis muito felizes se vossos irmãos vos dessem aquilo de que tendes necessidade.”

Portanto, sigamos a caminhada fortalecidos no amor, pois segundo Eurípedes Barsanulfo, é tudo que temos, o único caminho pelo qual um pode ajudar o outro.”

Abramos a porta de nosso lar interior e deixemos o amor atravessar nossas candeias.

 

Nota do autor: Aos leitores que desejarem conhecer um pouco mais da referida instituição e ou contribuir para o trabalho, basta clicar aqui.



Comentário

0 Comentários