Teria sido Lilith a primeira mulher do Paraíso?

A primeira mulher criada por Deus foi Eva ou Lilith? A dúvida, que é antiga, foi suscitada por um trecho de Gênesis, 1:27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. A referência a Eva só aparece depois, no cap. 2 do livro, quando a Criação já estava concluída. É por isso que, ao longo dos séculos, diversos relatos mencionam Lilith como tendo sido a "primeira mulher do Paraíso".

Um desses relatos o leitor encontra no site Respostas Bíblicas - Perguntas e Respostas à luz da Bíblia - clique aqui – em que, segundo alguns mitos que se tornaram populares na Idade Média, Lilith foi a primeira mulher criada por Deus, antes de surgir Eva.

O mito de Lilith surgiu entre os judeus e sua história é possível ter sido criada por influência da religião professada na Babilônia, que pregava a existência de uma deusa cruel com um nome parecido. A cultura judaica foi marcada pelo exílio na Babilônia e, como é natural, teria sofrido ali muitas influências. Tempos depois, o mito ganhou alguma popularidade entre os cristãos.

De acordo com essa lenda, Deus criou primeiro Adão e Lilith do pó da terra, mas Lilith não era submissa a Adão. Havendo sido criada da mesma forma que Adão, ela exigia igualdade e não aceitava ser dominada pelo companheiro. O desentendimento entre eles tornou-se tão grande que ela abandonou o jardim do Éden.

O Senhor, em face disso, teria enviado três anjos para convencer Lilith a voltar para o Éden e submeter-se a Adão, mas ela recusou o acordo e Adão ficou sozinho e triste, motivo pelo qual Deus criou Eva para ser sua companheira. Eva foi criada, conforme o Gênesis, a partir da costela de Adão, diferente do ocorrido com Lilith, e por isso aceitou sua posição de submissão ao marido.

A lenda ainda diz que foi Lilith, em forma de uma serpente, quem convenceu Eva a comer do fruto proibido, motivada por ciúme e com o objetivo de, levando-os a pecar, fazer com que eles fossem expulsos do Jardim do Éden.

Embora essa lenda não tenha nenhum fundamento bíblico, ela pode ajudar-nos a compreender alguns trechos de Gênesis, que negritamos de propósito para melhor destacá-los: 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus. Gênesis 2:1-4

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:21-24

(Após Caim matar Abel) O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque. Gênesis 4:15-17

Fica claro, se aceitarmos como verídicos os textos acima destacados:

1º - Uma mulher, e não Eva, foi criada no sexto dia da criação, tendo o Senhor no sétimo dia descansado da obra que então estava concluída. Eva surgiu depois e só é mencionada no cap. 2 de Gênesis.

2º - Havia outras famílias contemporâneas de Adão e Eva, porque, após matar seu irmão, Caim saiu de casa e foi para Node, onde conheceu sua mulher e com ela se juntou. Que mulher era essa? Qual a sua família? E por que Enoque, seu filho, construiria uma cidade, se não existissem em Node outras famílias?

A hipótese de ter existido realmente Lilith ou qualquer outra mulher na mesma época de Adão ajuda-nos a entender os chamados mistérios da Criação.

Lembramos ao leitor que a BBC News Brasil publicou sobre a lenda de Lilith, no dia 20 de março deste ano, uma reportagem bem interessante e que vale a pena ser lida, com o título Quem foi Lilith, primeira mulher de Adão, e por que ela renunciou ao Paraíso - clique aqui – de autoria de Dalia Ventura.

Na abertura da matéria, o autor reproduziu um diálogo entre Mefistófeles a Fausto, constante do drama teatral escrito por Goethe em 1808, em que Lilith é mencionada:

"Quem é aquela?"

"Olhe bem, é Lilith."

"Quem?"

"A primeira mulher de Adão. Não se apaixone por seu cabelo lindo, por mais que seja um rico adorno que contribui para a sua beleza, porque quando ela usa para alcançar um jovem, ela nunca o solta”.

Nessa reportagem da BBC é dito que o nome Lilith é mencionado em Isaías 34:14:  "Os gatos selvagens se juntarão a hienas, e um sátiro clamará ao outro; ali também repousará Lilith e encontrará descanso."

Segundo o texto publicado pela BBC, no Alfabeto de Ben Sirá, Lilith é a protagonista de um episódio que conta que, quando Ben Sirá foi atender o filho doente do rei Nabucodonosor da Babilônia, inscreveu em um amuleto os nomes dos três Anjos da Saúde: Senoy, Sansenoy e Semangelof. Nabucodonosor perguntou quem eram os anjos mencionados no amuleto e Ben Sirá contou que, pouco depois de Deus criar o homem (Adão) e a mulher (Lilith), eles começaram a discutir. O desentendimento é que teria provocado a saída dela do Éden e, mais tarde, a necessidade de ser criada uma outra mulher (Eva).

Registre-se, por fim, que a revista SUPER INTERESSANTE, da Editora Abril, também tratou do tema em sua edição de 11 de dezembro de 2015, com o título Quem foi Lilith, a primeira mulher de Adão, de autoria de Gabriela Portilho – clique aqui



Comentário

0 Comentários