Silver Birch e White Eagle e o Espiritualismo no Reino Unido

Leitores queridos do nosso Jornal O Imortal.

Já se vão quase setenta anos do início deste jornal, beneficiando comunidades, abrilhantando o cuidado para com a notícia espírita para o Paraná, Brasil e agora, virtualmente, para o mundo.

Estava nestes dias pensando como a Espiritualidade nos traz tanto consolo, informações, esclarecimentos e novidades que nem imaginamos.

Residindo no Reino Unido há mais de 23 anos, ainda me deparo com informações novas, que tenho a alegria de ficar conhecendo. Eu explico: introduzi a leitura diária de um livrinho muito rico em ensinamentos espirituais, como são os de Emmanuel, através de nosso Chico Xavier. É um livro de mensagens espiritualistas ditadas pelo espírito White Eagle, The Still Voice. O livro é antigo, mas a cópia que tenho é de 1981.

Como constantemente tenho uma pilha de livros para ler, entre eles tenho alguns emprestados da biblioteca particular de nossa nonagenária amiga Janet Duncan, estou iniciando a leitura do livro Light From Silver Birch, ditado pela primeira vez ao médium Maurice Barbanell, em 1938. São livros que não temos em português, leio-os no original. Muitas traduções de livros espiritualistas quando traduzidos ao português, o leitor lê, como espírita, a palavra que deveria ser espiritualista. Assim também ocorre com legendas de filmes e documentários espiritualistas. Por isso prefiro sempre ler o original, o mesmo com relação aos filmes.

A história de Silver Birch, desse espírito de elevados conhecimentos, me deixa muito feliz, pelas "coincidências" de ensinos e épocas em que vieram a lume. Aí me lembro de que os ensinos dos Espíritos são universais, pois eles sopram onde e quando querem.

As datas de algumas das obras espiritualistas psicografadas, trazendo informações do plano espiritual, emparelham com datas de obras espíritas lançadas no Brasil por meio da mediunidade de Chico Xavier.

Silver Birch é o guia espiritual do Espiritualismo na Grã-Bretanha, onde resido. Tenho muitos amigos espiritualistas, alguns dirigem igrejas que vieram da Igreja Anglicana e acrescentaram a mediunidade, a reencarnação, a comunicação; enfim, são como nós, que primamos pela reforma interior, fazer o bem, se instruir e orar. Então, numa descrição breve e talvez ainda deficitária: as igrejas espiritualistas são anglicanas, acrescentadas com conhecimentos trazidos por Espíritos superiores.

Divaldo Franco certa feita, numa conversa informal, muitos e muitos anos atrás, disse que, para ele vir trazer a informação espírita nestas paragens britânicas, pediu e teve a permissão de Silver Birch.  E desde sua vinda pela primeira vez, jornais espiritualistas reconhecidos, como Psychic News, Two Worlds e o Psychic World, no qual escrevo sobre Espiritismo mensalmente, sempre documentam a vinda de Divaldo, como documentavam a vinda e as informações enviadas por Chico Xavier, que se tornou amigo pessoal de Maurice Barbanell, o médium britânico que transmitia mensagens de Silver Birch e foi por muitos anos diretor do Two Worlds e do Psychic News.

Há muito ainda por descobrir, comentar, trazer a lume para todos. O website da International Spiritualist Federation (ISF) traz informações sobre quando tinham sua sede em Paris. A ISF foi fundada no Congresso Espírita/Espiritualista realizado na Bélgica em 1923, unindo espiritualistas e espíritas do mundo todo.  Entre seus presidentes passados, o ilustre conhecido de todos nós Sir Arthur Conan Doyle, autor de diversos livros espiritualistas e tradutor da obra de Léon Denis para o inglês, O Mistério de Joana d'Arc.

A guerra tudo destruiu, e a ISF teve de deixar a sede em Paris, pois foi tudo saqueado pelos promotores da guerra. Esperou-se então passar as agruras daqueles anos e a ISF passou a ter sua sede no Reino Unido.

Precisamos derrubar paredes e construir mais pontes, somarmos onde temos muita coisa em comum com nossos irmãos espiritualistas, ou de outras religiões, e entendermos aquelas de que divergimos, que são tão poucas e irrelevantes.

Assim, em nossos estudos da filosofia/ciência/moral espírita nas quartas-feiras pela manhã e quintas-feiras à noite, temos um irmão muçulmano estudando conosco, admirando o aprendizado espírita e fazendo a correlação com os ensinos do profeta de sua religião, feliz por acrescentar a eles os estudos das obras codificadas por Kardec

E assim, devagar, vamos agregando mais conhecimento e ampliando o nosso horizonte nas terras de além-mar.

__________________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários