SEAC e a juventude dos dezesseis

A jovem Sociedade Espírita Amor e Caridade, com seus 16 anos de existência, nasce no município carioca, São Gonçalo/RJ, após 442 anos de sua fundação pelo então colonizador na época, Gonçalo Gonçalves, em 1579.

São Gonçalo, fundado em 6 de abril de 1579, teve seu desmembramento, iniciado no final do século XVI, foi efetuado pelos jesuítas, que instalaram uma fazenda na zona conhecida como Colubandê no começo do século XVII, às margens da atual rodovia RJ-104. Considerado ainda uma sesmaria e visando à facilidade de comunicação, a sede da sesmaria foi posteriormente transferida para as margens do rio Imboaçu, onde foi construída uma capela, monumento atualmente restaurado. O conjunto de marcos históricos remanescentes do século XVII inclui a fazenda Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiíba, a propriedade do capitão Miguel Frias de Vasconcelos, no Engenho Pequeno, a capela de São João, o porto do Gradim e a Fazenda da Luz, em Itaóca; todos lembranças do passado colonial de São Gonçalo. No século XVIII, o progresso econômico atingiria proporções maiores e, ao lado das fazendas, não eram poucos os engenhos de açúcar e aguardente, da mesma forma que prosperavam as lavouras de mandioca, feijão, milho e arroz. O comércio desenvolvia-se na mesma proporção das atividades agrícolas, e as dezenas de barcos de transporte de gêneros e passageiros davam maior movimento ao litoral, em constante intercâmbio com outros portos das diversas freguesias e com os do Rio de Janeiro. Após diversas publicações e revogações, finalmente em 1929, a Lei nº2335, de 27 de dezembro, concede a categoria de cidade a todos as sedes do município.

De lá para cá, o progresso foi inevitável, tanto o material, quanto o espiritual. Segundo o Historiador Gonçalense, Prof. Salvador Mata e Silva, há histórias sobre o “Santo Gonçalo”, que seria o santo português que, sobretudo no Norte de Portugal, goza da maior devoção, logo depois de Santo Antônio de Lisboa. Na sua História Eclesiástica de Portugal, o Padre Miguel de Oliveira diz apenas o seguinte: S. Gonçalo de Amarante que se supõe falecido a 10 de Janeiro de 1259; o seu culto foi permitido pelo Papa Júlio III (24 de Abril de 1551) e confirmado por Pio IV (1561); Clemente X estendeu o ofício e a Missa a toda a Ordem dominicana (1671). Terá sido São Gonçalo uma invenção posta ao serviço de uma qualquer ideia ou propósito, ou podemos perceber o percurso da sua devoção ou do seu culto? O mais antigo documento que se refere a São Gonçalo, é um testamento de 18 de Maio de 1279 em que uma tal Maria Johannis lega os seus bens à Igreja de São Gonçalo de Amarante. Quer dizer, uns 20 anos depois da morte de São Gonçalo existia uma igreja dita de São Gonçalo de Amarante. Mas este assunto será tema, quem sabe, em uma outra edição.

O fato é que, no dia 29 de abril de 2005, foi fundado no bairro Gonçalense chamado Engenho Pequeno, rico em fontes naturais e recursos minerais, a SEAC – Sociedade Espírita Amor e Caridade, Na ocasião, fora fundado por um grupo de 20 confrades espíritas que trabalharam juntos por mais de 10 anos no Centro Espírita A Caminho da Luz – CEACAL, no mesmo município. Em julho de 2005, a entidade adquire sua sede própria, que passa por reformas, e é aberta ao público oficialmente no dia 16 de novembro do mesmo ano, tendo como objetivos:

- Dedicação ao estudo e à prática do Espiritismo no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso, consoante os princípios codificados por Allan Kardec;

- Difundir a Doutrina Espírita por todos os meios lícitos e compatíveis ao seu alcance;

- Exercer atividades de natureza assistencial e de promoção humana à luz da Doutrina Espírita;

- Evangelizar o jovem e a criança.

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo através de Paulo, relembra que “a máxima: Fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão. Agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos.”
 

Dentre os trabalhos da casa, a Sociedade Espírita Amor e Caridade possui:

- Reuniões públicas, que por conta da pandemia, ocorrem semanalmente em formato virtual através das plataformas da entidade;

- Evangelização da família, Criança e Jovem com sala exclusiva denominada “Anexo da Evangelização”, e que no momento de Pandemia, suas atividades presenciais estão suspensas.

Quanto às atividades virtuais, a SEAC continua funcionando virtualmente conforme planejamento abaixo para o ano de 2021:

SEGUNDA

19h - Reunião Privativa - Estudo do Evangelho e Irradiação no grupo de WhatsApp "Diretoria SEAC"

TERÇA e QUINTA

19h – Recanto de Paz - prece e comentários sobre a obra “Pão Nosso” – Emmanuel/Chico Xavier através da ferramenta ZOOM e transmissão ao vivo no canal da SEAC no YouTube

QUARTA
20h – Palestra Pública transmitida pelo canal da SEAC no YouTube

QUINTA-FEIRA

20h – Estudo da obra "Conduta Espírita" no grupo de WhatsApp "Amigos da SEAC"

SEXTA-FEIRA

19h – Estudo da Obra “No Mundo Maior” – André Luiz/Chico Xavier  através da ferramenta ZOOM e transmissão ao vivo no canal da SEAC no YouTube

Portanto, caros leitores e leitoras, esforcemo-nos, pois, para que os nossos irmãos, observando-nos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam, destaca Paulo.

 

Nota: A SEAC mantém suspensas suas atividades presenciais por tempo indeterminado até que haja a imunização com as duas doses da vacina contra a COVID-19 de pelo menos 90% da população do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: www.seacnet.org.br e www.saogoncalo.rj.gov.br



Comentário

0 Comentários