Refúgio - Luiz Gomes de Sá
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46).
Refúgio - do latim refugium – tem como sinônimo abrigo, asilo, cobertura, escaninho, esconderijo, retiro. Essa palavra é encontrada em diversos versículos da Bíblia. O refúgio pode ser de ordem física, emocional ou espiritual. Podemos considerar, ainda como um local ou situação que nos leve à tranquilidade e segurança.
No âmbito espiritual, equivale a um sentimento que nos resguarda pelo amparo da fé, que nos motiva a crer que estamos protegidos. Nós padecemos da insegurança e do medo, quer seja no presente ou no futuro que nos aguarda. As incertezas levam-nos a buscar um equilíbrio emocional que nos dê condições para superarmos as nossas aflições.
No tempo efêmero de nossas existências e com o turbilhão de fatos e ocorrências do dia a dia, somos acometidos de uma ansiedade incontida. Os percalços da vida impõem solução e isso nos desestabiliza emocionalmente. No livro Apostilas da Vida, pg. 4, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espirito André Luiz, consta “(...) A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átimos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação”.
Nesse período, devemos estar sempre vinculados à fé e levarmos em conta, ainda o que temos no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.25, Item 2: (...) “Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará”. Não basta tão somente, buscarmos o refúgio e, sim, adotarmos uma iniciativa que nos propicie a serenidade que almejamos. A inércia em nada nos ajudará!
Nunca é demais valer-nos do bom senso. É nele que repousa o nosso equilíbrio emocional. Lembremos sempre, de que a vida é feita de ciclos e assim sendo, essas oscilações de tranquilidade e angustias fazem parte da nossa caminhada no Orbe terrestre. Sabendo disso é necessário que a inteligência emocional integre a nossa forma de viver a cada dia.
A propósito, vale ressaltar o contido no livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, pg.167: “(...) O otimismo, como a esperança, significa uma forte expectativa de que, em geral, tudo vai dar certo na vida, apesar dos reveses e frustrações!”. De fato, a vida se apresenta conforme nossa observação. Não raro, deparamo-nos com ocorrências que a princípio parece-nos algo “tenebroso”.
Mas se atentarmos para outros ângulos que fugiram à nossa ótica, inicialmente, iremos verificar que existem formas diversas de apreciação daquilo que ocorreu, ou seja, a moeda tem dois lados... No livro Vivendo com Jesus, pg.71. psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Amélia Rodrigues, temos: “(...) A pessoa saudável é aquela que sustenta os sentimentos nobres em quaisquer conjunturas, e não somente quando tudo lhe transcorre bem e agradavelmente”.
Isto posto, procuremos estar sempre receptivos à presença de Jesus, que nos dará o seu amparo regado pelo amor incondicional, trazendo-nos a resignação necessária para as tribulações por que passamos. (A prece é um antídoto para nossas ansiedades.)
Comentário