Reflexo das conquistas

São tantas novidades e acontecimentos nestes dois últimos meses, que me dá uma vontade de colocar tudo para todos.  Ofereço um pouco do que temos de bom, como uma bandeja que se oferta aos amigos, repleta dos melhores frutos de amor e paz, que alimentam as almas, mesmo as já saciadas...

Assim, com muito carinho por todos os leitores de nosso tão importante jornal O IMORTAL, para o qual estamos colaborando ininterruptamente todos os meses desde o ano de 2007, então já se vão mais de 12 anos, ofereço essa bandeja... O cuidado e carinho com cada crônica nos engrandece a alma, pois sinto que não escrevo sozinha... sempre um anjo inspirador traz o sopro suave das ideias e sugestões que então desenvolvemos.

Em setembro, na Bélgica, no Castelo de Wegimont, bastante rústico, simples e muito em conta financeiramente falando, tivemos um manancial de luz sobre a divulgação e estudos espíritas com irmãos de vários países europeus que não falam português. São espíritas e alguns conhecem o Espiritismo desde a época de Kardec, movimento que se apagou com a perseguição no período da guerra, como ocorreu com nosso querido amigo esperantista de Bratislava, Josef Grman, cuja esposa morreu na prisão, por serem espíritas. Esse exemplo procuramos não citar, mas muitos irmãos e irmãs de países europeus padeceram o sacrifício por serem espíritas e fazerem suas reuniões, então proibidas.

Josef Grman e eu nos correspondemos por alguns anos, desde que fui aprender o Esperanto, para que o diálogo com irmãos de todas as terras fosse possível... e foi... Tenho guardadas suas cartinhas e cartões postais, cheios de carinho, falando do Espiritismo, dos livros que estava traduzindo ao seu idioma, desde o Esperanto. Ele me contava histórias dos grupos de estudos espíritas e os acontecimentos, alguns trágicos, outros felizes.

Desencarnou nosso amigo faz poucos anos... Mas com a Hungria continuo ainda nossa comunicação, agora com Szabadi Tibor, tradutor de obras espíritas do Esperanto ao húngaro.  Recentemente mais dois livros foram lançados no idioma magiar a partir do Esperanto:  “Paulo e Estêvão” e “Sinal Verde”.  Clovis Portes, esperantista brasileiro, tem sido em todos esses anos, um intermediador entre o Brasil e os países onde o Esperanto é o único meio de comunicação, para que também lá possam existir livros complementares do Espiritismo no idioma do país.

Seguindo as boas notícias, o 9º Congresso Espírita Mundial, cuja reportagem por mim escrita é publicada nesta edição d´O IMORTAL, foi um sucesso de público... 1.800 pessoas num imenso salão, vibrando em luzes que certamente iluminaram a Cidade do México, todo o país, todo o continente americano, e certamente todo o nosso planeta, haja vista a presença de representantes de mais de 30 países. Um rastro de luz e encorajamento foi deixado para o crescimento ainda mais do pujante movimento espírita mexicano.

Os eventos, congressos e simpósios médico-espíritas na Europa vêm trazer um avanço na união de Ciência e Espiritismo, muito bem colocada em conferências por médicos espíritas brasileiros ligados à Associação Médico-Espírita Internacional, e em ressonância com médicos nativos de vários países, que, com a mesma ideia, combinam a ciência e a espiritualidade, as curas etc. em suas falas, que se unem ao ideal de divulgar a continuidade da vida após a morte, a reencarnação, a mediunidade, enfim...Outra bandeja de luz e esclarecimentos que são deixados em todos os países que acolhem esses eventos em consonância com a AME Internacional. 

Como já escrevemos antes, não estamos aqui para transformar pessoas, pois cada qual é responsável pelo seu próprio caminho evolutivo, mas jamais deixaremos de oferecer o esclarecimento à altura do que nossa Doutrina Espírita nos ensina. (Um parêntese: aqui no Reino Unido não falamos Doutrina Espírita em inglês, mas, sim, Ensinos Espíritas, Estudos Espíritas ou Filosofia Espírita, para melhor aceitação e para não ser refutada de imediato.)

Por hora, estamos muito felizes, porque o Psychic World, um dos mais antigos jornais espiritualistas ainda publicado em papel, nos deu a página de frente e duas internas, com um grande artigo publicado no mês de junho sobre Divaldo Franco, o Embaixador da Paz, e, para nossa alegria, mais uma publicação de página de frente em outubro, com um artigo sobre Chico Xavier.  Aos poucos vamos apresentando o Espiritismo para os nossos primos mais próximos, os espiritualistas. Sempre considero oportuno divulgar o Espiritismo fora da Casa Espírita, pois nós espíritas já temos tudo nas mãos e centenas de boas obras, mas fora do Brasil há um longo caminho a percorrer.

Como já informei a todos, não mais estou na Comissão Executiva do CEI, em que atuei por 12 anos. Agora, com mais tempo livre para dar continuidade aos livros infantojuvenis, que estão quase prontos. Além dos 27 livros “Espiritualidade para crianças e jovens”, disponíveis gratuitamente na internet [www.elsarossi.com], temos 5 livros de uma série juvenil espírita em andamento.  Também daremos continuidade à serie de Manuais de Preparação do Trabalhador Espírita em diversas áreas, que vimos colocando gratuitamente na internet e vamos procurar finalizar o do “Atendimento Fraterno”, de acordo com leis e culturas dos países em que serão aplicados.

Feliz ainda por informar a todos, o lançamento do livro com o qual temos a alegria de contribuir a convite da autora, escrevendo o prefácio e um capítulo. De autoria de Clara Lila Gonzalez de Araújo, “Comportamento Suicida na Infância e Adolescência - Conhecer para Prevenir”, pela Allan Kardec Editora (editora@allankardec.org.br), tem sido de superaceitação desde o lançamento no mês de  outubro, por ser praticamente o único no gênero de apoio aos familiares e professores, aos educadores, parentes próximos e para bibliotecas escolares...Enfim, um livro de esclarecedor conteúdo, muito rico e bem preparado pela autora, ex-diretora da FEB.

Meus amigos leitores. Gratidão pela paciência em ler esta longa crônica. Como falei no início, há muito por informar, pois a agenda divina espírita não cessa de nos inspirar. E assim, uma vez mais, aqui distante em terras de além-mar, estou abraçando a todos os leitores, com alma e coração.

_______________________________________________________________________________

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários