Reencarnar e melhorar
“Que dizer das crianças que morrem em tenra idade e não conheceram da vida senão o sofrimento? ...Em virtude do axioma de que todo efeito tem uma causa, desde que se admita um Deus justo, essa causa deve ser justa...” (Causas anteriores das aflições - O Evangelho Segundo o Espiritismo.)
Allan Kardec, na questão 166 de “O Livro dos Espíritos” pergunta como a alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea acaba de se depurar e os espíritos respondem que suportando a prova de uma nova existência. Kardec insiste e pergunta como a alma realiza essa nova existência, se é por sua transformação como espírito. Eles respondem que depurando-se a alma sofre sem dúvida uma transformação, mas para isso lhe é necessária a prova da vida material, ou seja, reencarnar, com o objetivo de aprimoramento progressivo da humanidade.
Na questão 402, sobre a liberdade do espírito durante o sono, Kardec comenta que o sonho liberta em parte a alma do corpo. No sono, diz ele, os espíritos encarnados estão sempre em relacionamento com o mundo dos espíritos.
Há cerca de um mês, conversamos com uma senhora idosa, muito lúcida e muito religiosa. Comentávamos com ela sobre as situações dolorosas que ela já passou, vendo seu marido partir para o mundo espiritual e depois seu filho, e, que graças a Deus ela tem muita fé e plena certeza da imortalidade da alma e do amor de Deus.
Uma senhora evangélica, capaz de fazer citações inteiras da Bíblia. É maravilhoso ver o conhecimento deles e que a humanidade vai caminhar um dia para a religião do Cristo, quando todos falaremos a mesma coisa e as leis de Jesus e seus ensinos vão imperar na Terra.
Falando sobre a imortalidade e o sofrimento que cada um de nós deve passar nesse mundo, com resignação e coragem, pois sendo Deus justo, o sofrimento de cada um não deve ser injusto. A dor é um remédio para sanar um mal de muitos séculos atrás, que não mais nos lembramos. A saudade é uma dor, mas conforta-nos saber que o reencontro se dará, que vamos nos reunir um dia com aqueles a quem amamos...
Filosofávamos com aquela senhora, considerando a grande dor que ela sente da morte de seu filho mais velho. Todas as mães com quem conversamos nos fazem relato semelhante, de que a morte de um filho provocou um “vazio” no peito...Todas nos dizem isso.
Ela, muito lúcida e com muita convicção, disse que tem toda a certeza do amor de Deus e do reencontro futuro com aqueles que ama.
Contou-nos então um fato.
Ela tinha uma netinha de dez anos de idade, que ela cuidou com todo o amor, pois a mãe dela trabalhava fora e ela ficava com a neta enquanto a mãe trabalhava.
Essa menina era um doce, disse-nos ela e só conhecia sofrimento desde que nasceu. Passou por quatro cirurgias cardíacas. Quando estava com dez anos, ela começou a relatar uma semana antes de sua morte, uns sonhos interessantes.
Ela disse à avó que sonhou que tinha morrido e que tentava entrar no céu, mas uma voz forte a interrompeu e disse-lhe que ela não poderia por enquanto. Ela havia cometido muitos erros e era necessário que voltasse para corrigi-los.
Então, ela se viu voltando, como se caísse de volta no mundo.
Passou assim, sonhando com sua morte e em uma semana, a avó que nos fez o relato, disse que sentiu uma aflição no peito e ligou para a mãe da menina, perguntando dela, se já havia voltado da escola. A mãe disse que estava na casa de uma amiguinha da escola, brincando.
Naquela hora em que a avó lhe ligou sua netinha amada desencarnava na casa da amiguinha. A mãe dessa amiga relatou que ela estava sentada brincando com uma boneca e foi indo para trás lentamente e morreu. Teve um infarto fulminante, segundo a avó. Foi tranquilamente.
Essa criança passou a encarnação fazendo cirurgias cardíacas várias. O sonho que ela teve foi muito interessante e sua avó concordou quando o interpretamos com ela. Era óbvio que uma criança de apenas dez anos, não seria impedida de entrar num céu por erros cometidos. A criança está aprendendo. É maleável a ensinamentos dos adultos. Seus erros ainda são infantis. Por certo ela se referia a uma outra encarnação anterior, quando sonhou que subia para o céu e não lhe foi permitida a entrada porque tinha errado muito e precisava corrigir. Ela teve uma lembrança em sonho do que lhe havia ocorrido antes da encarnação atual. Foram débitos de um passado e os problemas cardíacos desde o berço, nos fizeram pensar que foi na área dos mais profundos sentimentos, que tinha cometido algum deslize contra alguém, mas que teve mérito suficiente de quitar seus débitos até seus dez anos de idade e então retornar para o mundo espiritual, a verdadeira morada.
Voltou para a Terra para corrigir seus erros do passado. Conseguiu. Foi uma menina doce e meiga, passando problemas cardíacos desde o berço. Terminou a prova e voltou para casa.
A avó, evangélica, compreendeu perfeitamente que ela havia reencarnado após aquela situação e que passou por sofrimentos justos, pois Deus é justo.
A reencarnação já está sendo aceita por muitos.
A avó é médium, teve a percepção da morte da netinha e já teve visões em sonhos dos seus queridos que já partiram, inclusive da menina, que lhe apareceu linda, toda de branco e muito feliz.
Melhorar, para alcançar a paz, o amor, as virtudes, tal a necessidade de nossa encarnação na Terra e em mundos superiores, à medida que progredimos, até alcançarmos a perfeição, que um dia atingiremos. Vai ser uma grande felicidade quando o conseguirmos.
Esse relato da avó é apenas um de milhares, que aqueles que conhecem a reencarnação podem perceber nas conversas mais simples da vida.
Comentário