Quando a própria religião se torna um mal - José Chaves

O papa Francisco, numa das suas recentes e interessantes mensagens, falou que não há ninguém perfeito, com o que devem concordar todas as religiões, principalmente o Espiritismo. Porém, a maioria das pessoas não sabe o porquê disso. Essa fala papal nos lembra que temos que cultivar sempre a virtude da tolerância, sem a qual não seremos seguidores verdadeiros do excelso Mestre.

Como o Espiritismo não é só religião, mas também filosofia e ciência, é ele que deu e continua dando a alavancada na crença universal da reencarnação (75% da população mundial hoje creem nela). No Oriente, de um modo geral, as exceções são raras, todos creem nela. E como o Espiritismo, eles sabem também o porquê dela, ou seja, nossa evolução espiritual e moral e o carma (nosso acerto de contas. É relevante o dito da Língua Latina: “Lux ex oriente” (“A luz vem do oriente”), dito este que já era muito conhecido dos povos latinos, em cuja literatura brilharam Virgílio, Ovídio, Horácio e César. E é mais relevante, ainda, o que disse o Mestre dos mestres: “Ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo (Mateus 5: 26). Mas, ao pagarmos o último centavo, nada mais pagaremos, o que derruba totalmente por terra as penas sem fim...

A doutrina espírita é a que mais esclarece a necessidade da reencarnação, pois, além do aval da Ciência espiritualista, acrescenta-lhe também o da Bíblia. Após a Transfiguração, uma verdadeira sessão espírita presidida por Jesus, Ele falava aos apóstolos sobre a volta de Elias profetizada por Malaquias (tradução de João Almeida): “Eis que vos enviarei o profeta Elias...” (Malaquias 4: 5; e 3: 1): “E os discípulos entenderam que Jesus lhes havia falado de João Batista” (Mateus 17: 13). Como se vê, o espírito de João Batista, o Precursor, segundo Jesus e Malaquias, é o mesmo de Elias. Isto é uma prova inquestionável de que João Batista é reencarnação de Elias. Em outra oportunidade, Jesus nos dá mais uma prova cabal da reencarnação, ao dizer, referindo-se a João Batista: “E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias que estava para vir.  Quem tem ouvidos [para ouvir] ouça.” (Mateus 11: 14 e 15).

Mas ainda há cristãos contrários à reencarnação. É um direito deles. Assim, façamos uma autocensura, respeitando essa sua atitude, para que não sejamos também acusados de religioso fanático da reencarnação, quando esta matéria está justamente criticando o fanatismo religioso, fanatismo este que é realmente um mal e que, por isso, é também um pecado!

É preferível, pois, não termos religião a termos uma fanática que se torna um mal e, pois, mais um de nossos já tão numerosos pecados...



Comentário

0 Comentários