Pílulas gramaticais (Julho de 2021)

Veja o leitor a seguinte construção:

“João lutou muito na vida e alfim conseguiu vencer”.

Algumas pessoas, lendo o texto acima, por certo dirão que existe nele um erro absurdo: não é “alfim”, mas “ao fim”.

Então o texto correto seria: “João lutou muito na vida e ao fim conseguiu vencer”.

De fato, modernamente, a segunda construção é mais frequente, mas a primeira está igualmente correta e é abonada por ninguém menos que Camilo Castelo Branco. O escritor Fernando do Ó também a utilizou várias vezes no seu excelente romance Alguém chorou por mim, publicado pela editora da FEB.

A palavra alfim tem duplo significado. Como advérbio, significa: ao fim, afinal, finalmente, ao cabo.

Exemplo:

“Sobreviveram com instâncias muito afetuosas, e alfim conseguiram removê-lo.” (Camilo Castelo Branco, A Enjeitada, p. 15.)

Alfim pode exercer também a função de substantivo e como tal significa, no jogo de xadrez, a peça que representa o elefante, equivalente ao bispo na forma ocidental moderna do jogo. [Variantes: alfil, alfir, arfil, arfir.]

                                                                            *

As pessoas, sobretudo o pessoal da imprensa, utilizam de modo equivocado as palavras portenho e carioca.

Carioca, como substantivo, indica o natural ou habitante da cidade do Rio de Janeiro. Como adjetivo, diz respeito à cidade do Rio de Janeiro, mas não ao estado do Rio de Janeiro. O campeonato de futebol disputado pelo Flamengo é, portanto, campeonato fluminense e não campeonato carioca, porque envolve clubes de outras cidades do estado do Rio.

Portenho, como substantivo, indica o natural de Buenos Aires, capital da Argentina. Como adjetivo, diz respeito a Buenos Aires, mas não à República Argentina. Quando nossa seleção joga com a seleção dos hermanos, joga com a seleção argentina e não com a seleção portenha.

Está errado, portanto, dizer campeonato carioca, como a imprensa em geral com frequência diz, bem como é um equívoco dizer seleção portenha quando nos referimos à seleção da Argentina.



Comentário

0 Comentários