Pílulas gramaticais (Abril de 2021)

Aqui estão nove textos extraídos de obras literárias diversas, para que o leitor, interessado no uso correto do idioma, teste seus conhecimentos e indique os erros gramaticais que neles existem:

1. Amigo, é bom que você se precavenha a tempo.

2. Da minha falta de cuidado é que proveio todos esses problemas que me arrependi tanto.

3. Como lamento não haver obedecido os conselhos dos meus pais!

4. Maria e eu vimos convidar-lhe para assistir a festa de formatura de nossa filha, que realizar-se-á no próximo sábado.

5. Na festa comparecerão os alunos e as alunas, devidamente uniformizadas, e haverão muitos números de canto e poesia que serão certamente apreciados pelo público.

6. Onde vais, João? Já não lhe falei para não sair com esta humidade?!

7. Saiba que fiquei propositalmente em casa para cuidar de ti.

8. Foi ótima a viagem a Petrópolis, mas, ao voltarmos, deu-se vários incidentes na estrada; num deles, por sinal, toda a família morreu.

9. Quando o socorro chegou no local, nada mais poude fazer.

Eis os nove textos devidamente corrigidos:

1. Amigo, é bom que você se acautele a tempo. (Observação: não existe “precavenha” nem forma verbal alguma do presente do subjuntivo do verbo precaver.)

2. Da minha falta de cuidado é que provieram todos esses problemas de que me arrependi tanto.

3. Como lamento não haver obedecido aos conselhos dos meus pais!

4. Maria e eu vimos convidá-lo para assistir à festa de formatura de nossa filha, a qual se realizará no próximo sábado.

5. A essa festa comparecerão os alunos e as alunas, devidamente uniformizados, e haverá muitos números de canto e poesia que serão certamente apreciados pelo público.

6. Aonde vai, João? Já não lhe falei que não saísse com esta umidade?! (Observação: em Portugal o vocábulo umidade é escrito com h inicial: humidade.)

7. Saiba que fiquei propositadamente em casa para cuidar de você.

8. Foi ótima a viagem a Petrópolis, mas, ao voltarmos, deram-se vários acidentes na estrada; num deles, por sinal, toda a família morreu.

9. Quando o socorro chegou ao local, nada mais pôde fazer.



Comentário

0 Comentários