O jornal Brasília Espírita promove nova edição do concurso "A Doutrina Explica"

O Concurso, cujo principal objetivo é descobrir novos escritores e articulistas espíritas, é uma promoção do jornal Brasília Espírita, do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, sediado em Brasília-DF, e conta com as seguintes parcerias: O Consolador, revista semanal de divulgação; “O Imortal”, mensário de divulgação espírita; e a WebRádio Estação da Luz, emissora virtual de divulgação espírita.

Tendo em vista o objetivo central do Concurso, ele é aberto aos trabalhadores das Casas Espíritas de todo o Brasil que possuam conhecimento doutrinário e se disponham a escrever para diversas revistas e jornais espíritas.

O desafio proposto ao Concurso é ampliar o número de escritores e articulistas a fim de contribuir na divulgação do movimento espírita. Importante destacar que não se pretende formar escritores ou articulistas, mas sim descobri-los.

Tendo o participante seu artigo selecionado pelo Concurso, as equipes do jornal Brasília Espírita e dos periódicos parceiros começarão a convidá-lo a escrever outros artigos para publicação, incentivando-o desse modo a manter frequência nessa forma de colaboração.

As inscrições dos interessados e a entrega dos trabalhos deverão ser feitas até o dia 10 de outubro de 2023. O resultado do Concurso será anunciado no dia 20 de dezembro de 2023.

O trabalho a ser apresentado pelo candidato inscrito consistirá na produção de um texto dissertativo sobre temas ou fatos atuais, analisados sob o prisma da Doutrina Espírita, com apoio nas obras básicas e na literatura espírita complementar.

Nesse contexto, algumas das tarefas serão: escolha de um artigo de jornal ou revista de circulação regional ou nacional, que deverá servir de mote para discussão e pesquisa sob a ótica espírita; definição do enfoque a ser dado ao tema, sugerindo possíveis temas correlatos, assim como autores e livros espíritas que possam subsidiar a pesquisa; e, por fim, levantamento bibliográfico e leitura, por meio da seleção de livros ou obras básicas e subsidiárias da Doutrina.

O texto dissertativo deverá ter no máximo 3 laudas ou 7.200 caracteres, utilizando-se na digitação a fonte Arial, tamanho 12” e espaçamento interlinear de 1,5. Não serão aceitos trabalhos manuscritos.

O texto deverá conter referência clara ao artigo de jornal ou revista utilizado como ponto de partida para o trabalho, com identificação da fonte, do autor, da data da publicação ou edição e, se for o caso, a página respectiva.

Todas as citações e referências bibliográficas às obras básicas e subsidiárias deverão identificar o autor, o título da obra, a cidade em que foi publicada, a editora, o ano da publicação e a página da qual foi extraída.

A participação no Concurso implica plena aceitação da cessão de direitos sobre o texto produzido para o Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima (GEABL), de Brasília-DF, com vistas à sua publicação no jornal Brasília Espírita, na página oficial do GEABL na internet, nas mídias espíritas parceiras e em publicações e divulgações sobre o Concurso.

O arquivo eletrônico deve ser enviado para o e-mail brasiliaespirita@atualpa.org.br, ao Editor do Jornal, com a identificação do autor (nome, e-mail e telefone/WhatsApp) e do título do trabalho.

Os artigos selecionados pela banca examinadora do Concurso serão publicados pelo jornal Brasília Espírita e pela revista O Consolador, a partir de 2024, e seus autores serão convidados para uma entrevista na WebRádio Estação da Luz.

Para mais informações, clique aqui: http://atualpa.org.br/dcse/doutrinaexplica.


André Ribeiro Ferreira é um dos editores do jornal Brasília Espírita.



Comentário

0 Comentários