O coronavírus despertou-nos para uma verdade - José R. Chaves

Em 30-12-2019 publicamos em O TEMPO esta frase: “Nós não podemos viver sem o nosso semelhante”. E, no momento em que estamos vivendo, constatamos essa grande verdade bíblico-filosófica causada pela pandemia do pavoroso coronavírus, a qual nos demonstra que, para vivermos, precisamos mesmo uns dos outros.

O notável sábio grego Aristóteles, com sua filosofia influenciada por Platão e Sócrates, já nos ensinava que o homem é um animal social, não podendo viver sozinho ou isoladamente. E o que acontece, atualmente, com grande parte das pessoas do mundo? É o isolamento ou o distanciamento de umas das outras, impedindo-as de serem ‘animais sociais’ que, como vimos, vai de encontro à grande verdade já dita imaginada por Aristóteles.

A Bíblia, com outras palavras, nos orienta também no sentido de que devemos viver socialmente, pois, segundo ela, depois do amor a Deus, devemos praticá-lo de modo incondicional para com todos os nossos semelhantes e até para com os que possam ser nossos inimigos.

E, agora, como se diz, estamos sentindo na carne as consequências da pandemia do coronavírus, destacando-se o afastamento e o isolamento entre as pessoas, indo, pois, na contramão dos interessantes ensinos milenares da Bíblia e do sábio Aristóteles, aos quais nos referimos. Antes, por desleixos nossos e nosso livre-arbítrio, deixávamos de pôr em prática esses interessantes e convincentes ensinos para a nossa boa convivência social, deixando-nos ir na contramão do que nos faz bem, pois, que nos torna mais felizes. E agora, com essa pandemia,  somos obrigados e não pela nossa vontade,  a desprezar as verdades bíblicas e aristotélicas, sofrendo as suas danosas consequências, consequências essas materiais e psicológicas gravíssimas e coletivas para toda a sociedade do nosso Brasil e do mundo, tais como falências de empresas particulares e públicas, desemprego em massa e queda de arrecadação para os governos, federal, estaduais e municipais, o que pode provocar um caos geral e total para o Brasil e todo o mundo, inclusive na área da saúde, pondo em colapso todo o sistema médico-hospitalar de todo o nosso planeta, deixando todos nós perplexos e mesmo traumatizados com o que está acontecendo. Até parece que estamos vivendo uma das misteriosas e amedrontadoras profecias do Apocalipse!

Mas esse caos mundial causado pelo coronavírus parece que nos lembra duma grande verdade: É preciso que nós não só sejamos sociais, mas que vivamos, realmente, unidos uns com os outros pelos nossos afazeres profissionais, servindo-nos, mutuamente, conforme os preceitos bíblicos e aristotélicos, para vender, para comprar, para falar, para amar.

Só assim seremos felizes! 



Comentário

0 Comentários