Home Office Espírita

Para todos nós é um prazer estar novamente colaborando com os queridos companheiros e companheiras do jornal O Imortal, cuja nossa própria participação remonta desde a parceria com o Jornal Mocidade, projeto querido da juventude Amazonense. A todos os leitores e leitoras, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo possa sempre estar conosco.

O Home Office Espírita é um programa que ocorre ao vivo, de segunda a sexta-feira, nas mídias da Rede Amigo Espírita. Para poder pincelar a ideia de como é, basta imaginar um TED Talk, mas on-line e espírita. Nós buscamos reunir vários rostos diferentes, de vários cantos do Brasil, para construir essa grande pintura que se tornou o programa, realização e alcance que estava distante da nossa própria realização. Mas antes de nos atermos nisso, deveríamos explicar de onde surgiu a ideia, porque, como assevera o Apóstolo Paulo, aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Só se colhe o que planta. E o Home Office surgiu disso: de uma ideia. Mas talvez, antes mesmo disso, veio de uma demanda. E antes da demanda, o problema.

Coletivamente, seguimos em isolamento social, pela pandemia da Covid-19, e pelas proporções mundiais, caiu, como que do céu, um misto entre desânimo, ansiedade e pânico. Consequentemente, muitos irmãos e irmãs nossos, utilizando-se do ferramental divino que é a Doutrina Espírita, buscaram consolar inúmeros corações. No entanto, em meio a muitas pretensões valorosas, dignas de nosso reconhecimento, notamos algo muito simples: as bocas falavam do que os corações estavam cheios. Diariamente eram vídeos sobre a visão espírita da pandemia, “Espiritismo e Coronavírus”, “Transição Planetária” etc. Nós jamais, poderemos desmerecer cada esforço em prol da divulgação da paz e do bem, no entanto urge reconhecer duas problemáticos: os excessos e a falta de um material que falasse para os jovens, e talvez não somente isso, mas falando por jovens.

Nosso movimento, culturalmente, é tomado por uma maioria de jovens há mais tempo, o que é muito natural, por se tratar de um movimento de cunho religioso. Então surgiu a ideia: uma série de palestras com jovens espíritas, sobre vários temas, e não somente sobre a pandemia. Palestras com assuntos variados, que continuassem o trabalho de propagação da Doutrina Espírita em seu aspecto multifacetado.

Com essa sementinha plasmada, Carol (Meninas Espíritas) e eu decidimos plantar. Conversamos e conversamos, por muito tempo, animados, como duas crianças que planejavam a ida ao parque de diversões. “Coincidentemente”, Carol avisa que o querido Zé – a quem devemos muito e foi o responsável por plasmar esse projeto nas mídias sociais, fornecendo o espaço virtual da Rede Amigo Espírita (RAETV) – havia falado com ela, alguns dias atrás, sobre a possibilidade de ter um programa jovem na programação da RAETV. Não esperamos muito e no dia seguinte estava confirmado: teríamos um programa jovem na RAETV. E a periodicidade? E o nome? Participantes? Horário? Logo? Fomos resolvendo tudo aos poucos, mas ligeiros, como se já estivesse planejado há meses. Rapidamente inúmeros corações se juntaram aos nossos, nesse movimento orgânico e sincero. Seria exatamente o que queríamos: um projeto liderado por jovens, para jovens, e quiçá para todo aquele que assistisse ao programa. Reunimos várias pessoas, baixas e altas, brancas e negras, morenas e loiras, com o único propósito de sermos úteis durante a quarentena. Do interior do Amapá até a pequena Aracaju, de Manaus até São Paulo, reunimos e seguimos reunindo corações benditos. Mistura de sotaques é o que não falta. Em 4 semanas (até 20 de Abril de 2020), já falamos de diversos assuntos também: desde os porquês para se estudar a Bíblia até os novos panoramas sociais depois da Covid-19.

Com o Home Office cumprimos um papel importante: mostramos, na prática, que os jovens não são trabalhadores do amanhã, mas do hoje, do agora. Além disso, seguimos felizes por oferecer uma plataforma de desenvolvimento para a juventude, porque muitos dos jovens que participam do Home Office têm ali, naqueles seus 15 minutos de fala, a primeira oportunidade para falar em público. Rimos? Com certeza. Brincamos? Não tenham dúvida. Lembramo-nos de Jesus, no Boa Nova, capítulo 8: A nossa doutrina, entretanto, é a do Evangelho ou da Boa Nova e já viste, Bartolomeu, uma boa notícia não produzir alegria? O Evangelho nos une e nos anima.

Seguimos isolados, mas jamais separados. Estamos espalhados, para que o amor possa chegar a vários lugares.

Que a paz do Senhor nos abençoe hoje e sempre.



Comentário

0 Comentários