Gladys Osborne Leonard
Gladys Osborne Leonard nasceu em Lytham St. Annes, Lancashire, Inglaterra, no dia 28 de maio de 1882 e desencarnou em Broadstairs, Thanet, Inglaterra no dia 19 de março de 1968. Cantora popular, aprendeu canto quando criança, tornando-se famosa em sua época. Porém, por causa de uma doença surgida ainda na infância, sua carreira foi interrompida em 1906, quando uma enfermeira espiritualista lhe apresentou as sessões de mesas girantes.
Considerando-se o período em que viveu, dentro da Belle Époque, o mesmerismo era abundante, com as mesas girantes e outras sessões espiritualistas em moda. Mais ainda no período já depois da Codificação Kardequiana, quando, além de se reconhecer o paranormal, também a natureza senciente das manifestações em muito estimulavam as pessoas praticarem tais atividades, principalmente para buscar contato com seus entes queridos desencarnados.
Relatava que desde a infância tinha visões de lugares lindos, que chamava de "Vale Feliz", que os espíritos lhe apresentavam. Motivada por isso, participou com amigos de umas 26 sessões sem resultados positivos, até que um dia, nos idos de 1913, durante mais uma sessão que parecia ser infrutífera, começou a receber mensagens do além, em um súbito transe, manifestando o espírito de uma mulher chamada Feda, que teria sido esposa do tetravô da cantora. Além de Feda, também passou a manifestar-se o espírito North Star, para tratamento espiritual por passes, tornando-se ela, além de clarividente, passista terapêutica.
Foi considerada paciente psiquiátrica, com distúrbios dissociativos. Mas Feda deu-lhe informações que foram comprovadas como reais, as quais a cantora não teria como saber. Seus principais estudiosos foram Sir Oliver Joseph Lodge e o Reverendo Charles Drayton Thomas. Foi graças à mediunidade dela que se comunicou o jovem Raymond, filho de Lodge que faleceu em 1914 durante a 1ª Guerra Mundial.
Ela se tornou presença frequente na SPR em 1918, quando a Sra. W. H. Salter a estudou em mais sessões, além das 500 feitas pelo reverendo e mais umas 75 realizadas por Sir Oliver Lodge. Segundo Sir Arthur Conan Doyle, ela foi uma das maiores médiuns de transe que conheceu, conforme consta em seu famoso livro traduzido para nosso idioma como História do Espiritismo.
Desenvolvendo-se, também fazia desdobramentos, com relatos maravilhosos de lugares deste e de outros mundos, espirituais, conforme consta em seu famoso livro "Minha Vida em Dois Mundos".
Sua fama fez com que lhe imputassem a alcunha de "A Senhora Piper Britânica", alusão à famosa médium Leonora Piper (1857-1950).
A Sra. Leonard foi testada pelos mais notáveis investigadores psíquicos da época, como o Rev. C. Drayton Thomas, Rev. Vale Owen, James Hewat McKenzie, Sra. WH Salter, e Whately Carington, para citar apenas alguns.
Depois de quase 50 anos de mediunidade, faleceu em 1968, aos 85 anos de idade, e tal qual Leslie Flint, Eusapia Paladino e tantos outros médiuns famosos, Gladys Osborne Leonard nunca foi flagrada em fraude.
Fonte:
http://www.autoresespiritasclassicos.com
Comentário