Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os trabalhadores faz toda a diferença

O pensamento acima é de Cássia Marília Alves da Silva Antoszczyszyn (foto), gaúcha natural de Alegrete, ora residente em União da Vitória (PR). Pedagoga e pós-graduada em Educação Especial, ela é a atual presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de sua cidade, e vice-presidente da União Regional Espírita 15ª Região, em que exerce também o cargo de diretora do Setor de Comunicação Social Espírita. Na presente entrevista ela nos fala sobre sua iniciação no Espiritismo e o trabalho que vem realizando há muitos anos no movimento espírita de sua cidade.

Quando e como você teve contato com o Espiritismo?

Há 17 anos atrás, aqui em União da Vitória. Foi a mediunidade que me levou ao Espiritismo, que me foi apresentado por uma amiga. No início tive um pouco de receio. Hoje, me sinto totalmente envolvida por esta Doutrina maravilhosa, que esclarece, consola, orienta.

Dos três aspectos do Espiritismo – científico, filosófico e religioso – qual o que mais a atrai?

Sabemos da importância dos três aspectos. O filosófico, que analisa a Criação Divina, o científico que fornece comprovações a respeito da natureza e imortalidade do Espírito. Mas, o aspecto religioso, o qual mais me atrai, constitui a restauração do Evangelho do Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem e nos orientando sobre as consequências morais do comportamento que escolhemos. Um roteiro divino para todos.

Que autores espíritas mais lhe agradam?

Yvonne Pereira, Divaldo Pereira Franco, Chico Xavier, Hermínio de Miranda, entre outros.

O que você pode falar-nos sobre a participação da mulher no movimento espírita?

Desde o surgimento do Espiritismo, a mulher tem tido uma importante participação, demonstrando coragem e espírito inovador, numa época em que o preconceito contra as mulheres era extremamente forte. E, hoje, o Movimento Espírita tem na sua maioria de adeptos as mulheres, exercendo funções importantes nas Casa Espíritas, nas UREs, na Federativa, fortalecendo e divulgando o Espiritismo com coragem e dinamismo.

Fale-nos sobre a importância do estudo da doutrina para quem está iniciando no Espiritismo e para aqueles que já são espíritas.

O estudo sério, como nos propõe Kardec no item VIII da Introdução de “O Livro dos Espíritos”, é de grande valia para que o indivíduo saiba discernir, aprender a pensar e tirar suas próprias conclusões.

Ele nos oferece o aprendizado intelectual, decorrente da leitura e dos comentários do livro estudado no grupo, bem como o desafio da convivência entre aqueles que se propõem a estudar, despertando o exercício das virtudes e o estreitamento dos laços de amizade.

Não é por outra razão que as Sociedades Espíritas oferecem oportunidades para os que queiram conhecer e aprofundar o conhecimento da Doutrina Espírita, por meio de seus Grupos de Estudo.

Como vai o Movimento Espírita em sua cidade?

O Movimento Espírita em nossa cidade é muito atuante e respeitado pelo trabalho sério que realiza em todas as atividades oferecidas. Ressaltamos aqui o trabalho realizado pelo Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita, por intermédio do Grupo Servidoras de Jesus, que atua há mais de 50 anos em nossa cidade, oferecendo às famílias cadastradas palestras, orientação a gestantes, evangelização infantojuvenil, atividades manuais, bazar, alimentos e lanche todas as quartas-feiras.

Como também o trabalho na Vila Esperança, onde atualmente 18 famílias moram em sistema de comodato, recebendo as orientações da equipe de trabalhadores de nossa Casa Espírita, que coordena a divisão dos trabalhos de manutenção dos jardins e das ruas, pelos moradores, com escala de voluntários. As casas são cedidas em sistema de comodato. Os moradores não podem ter animais; devem cuidar do imóvel e não podem acomodar pessoas que não sejam da família. Devem pagar a conta de energia elétrica e de água, se tiverem possibilidade; caso contrário, o Centro Espírita arca com essa despesa. São acolhidas preferencialmente famílias com crianças, pois a recondução moral e valores educacionais visam à construção de futuras famílias estruturadas moralmente, retirando-as da marginalidade, do uso de drogas e da prostituição. Realização do Natal da Vila Esperança, com doação de cesta básica de Natal e distribuição de brinquedos para crianças, de acordo com a faixa etária. Nesse dia são apresentadas atividades pelas crianças, monitoradas pelas evangelizadoras. Também é oferecida  assistência médica e odontológica realizada por voluntários, espíritas ou não, em consultório dentro da Casa Transitória Bezerra de Menezes.

Quantas instituições espíritas há na cidade e quem foi o pioneiro? 

Temos uma instituição espírita em União da Vitória, o Centro Espírita Amor e Caridade. Em 1919, Octávio Araújo iniciou o Movimento Espírita, sendo um dos pioneiros, juntamente com Irineu Araújo, Antonio Cordeiro, João Riesenberg, Moisés Araújo e Lídia Matoso.

Qual é, em sua instituição, o principal fator de união e integração da equipe de trabalho?

O trabalho em equipe, esse o fator que tem sido essencial para a obtenção de bons resultados em nossa Casa, como aliás costuma ocorrer em muitas organizações. Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os trabalhadores faz toda a diferença. A união e a integração é conquistada através do amor, da dedicação e determinação em alcançar as nossas metas.

De suas lembranças, cite um fato marcante na história do movimento espírita da cidade.

Através da Federação Espírita do Paraná e da União Regional Espírita 15ª Região, tivemos a oportunidade da presença de renomados oradores: Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, entre outros, que estiveram nos oferecendo momentos especiais, cheio de luz e aprendizado sob os lumes da Doutrina Espírita.

Algo mais que queira acrescentar?

Ressaltamos aqui a Feira do Livro Espírita, que está na sua 34ª edição, consecutivamente, sendo realizada no mês de novembro, em praça pública, na área central de nossa cidade, oferecendo e divulgando a Doutrina Espírita a todos, através do livro espírita.

Suas palavras finais.

Deixo aqui a minha gratidão pela preciosa oportunidade. Que possamos continuar firmes e determinados em acolher, orientar e conduzir os corações angustiados que nos chegam, oferecendo Jesus e a Doutrina Espírita conforme nos foi apresentada.



Comentário

0 Comentários