Educação e amor

Cada vez mais observamos que a necessidade da educação com amor é essencial. O Brasil necessita muito. O mundo necessita muito.

Há um certo saudosismo com relação ao passado. As pessoas mais velhas comparam a atual educação com a antiga e ficam descrentes, achando que esta juventude não tem jeito. Ora, criança prematuramente educada, desde o berço, levado desde cedo para a religião de origem dos pais, torna-se jovem adolescente muito bem educado.

Criou-se um conceito negativo do adolescente, uma espécie de desculpismo para o adulto que deveria tê-lo educado e não o fez. Em muitos anos de trabalho lidando com crianças e adolescentes, podemos tranquilamente, pela experiência que temos, asseverar que o adolescente mal educado foi uma criança desleixada pelos pais, negligenciada desses fatores, a menos que seja um espírito que tenha dificuldades profundas e, mesmo com pais exemplares, não assimilou o que eles lhe ofereceram de bom.

Allan Kardec, de modo magistral, em O Livro dos Espíritos, comenta, na questão 266, que a doutrina da liberdade de escolha das nossas existências, e das provas que devemos sofrer, deixa de parecer estranha, quando considerarmos que os espíritos, libertos da matéria, apreciam as coisas de maneira diferente da nossa. Eles anteveem o fim, e esse fim lhes parece muito mais importante que os prazeres fugidios do mundo. Depois de cada existência, veem o progresso que fizeram e compreendem quanto ainda lhes falta de pureza para o atingirem. Eis porque se submetem voluntariamente a todas as vicissitudes da vida corpórea, pedindo eles mesmos aquelas que podem fazê-los chegar mais depressa. Não há, pois, motivo para nos admiramos de ver o espírito não dar preferência à existência mais suave.

A educação que receber, desde o berço, fundamental é para o seu progresso. Poderá aproveitá-la ou não, dependendo do estado de consciência já alcançado. Os pais precisam compreender quão importante é o seu papel para auxiliar o espírito de seu filho e ajudar no progresso da humanidade. Educação e amor são o método de eficácia comprovada, não importa quais sejam as condições socioeconômicas dos espíritos em questão.

O espírito pode reencarnar em condições difíceis e vencer, se tiver religião, educação, bons exemplos, amor, ou, mesmo sem religião, se os bons exemplos imperarem, do mesmo modo que se estiver em condições de facilidades também, embora se considere que as facilidades são mais perigosas para o espírito sair vitorioso.

Atestando essas palavras, lembramos uma conversa que tivemos com uma senhora de meia idade. Muitas dificuldades em sua vida, mas a família, movida pelo amor da mãe, de quem ela hoje cuida com muito amor, venceu.

Essa senhora nos contou que ela tem cinco irmãos. O pai os abandonou quando eram crianças e a mãe conseguiu com esforço tremendo mantê-los. Moravam numa área perigosa. Uma casinha muito pequena, de poucos cômodos, num quintal onde ao redor todos eram traficantes de drogas e o perigo era muito grande. A mãe saía para trabalhar cedo e recomendava boas ações, boas atitudes, que fossem cristãos e ficassem longe dos criminosos, não se envolvessem. Voltava tarde da noite, cansada, mas pegava um por um nos braços, colocava-os no colo, beijava, abraçava, conversava. De vez em quando a polícia fazia batidas na área, intimava-a a abrir a porta da casa. A mãe abria, muitas vezes eles já estavam dormindo. A mãe dizia aos guardas que podiam entrar e verificar, que ali todos estavam dormindo e bem. A polícia não conseguia acreditar que eles estavam no meio do crime e não se contaminavam, não faziam parte do processo.

Essa senhora terminou sua conversa dizendo que o amor é tudo. Graças ao amor e à educação que receberam da mãe, todos eles são pessoas de bem. Não se contaminaram no meio criminoso.

Na questão 260 de O Livro dos Espíritos Allan Kardec pergunta como o espírito pode querer reencarnar entre gente de má vida, e os instrutores da espiritualidade respondem que para lutar contra o instinto do banditismo é necessário que se encontre entre gente dessa espécie.

Essa família inteira foi vitoriosa, graças ao amor e à educação da mãe.  A senhora nos relatou que eles comiam lixo. Que, quando iam à feira, pegavam pastel no chão e comiam. Venceram a extrema pobreza.

O amor é sempre vitorioso.

Os ricos precisam aprender. Educar na disciplina, no amor e no bem. Educação é fundamental, para melhorar o país e alcançarmos o almejado mundo de regeneração.

Que Deus nos ampare, para sermos bons exemplos para os nossos e para os demais.



Comentário

0 Comentários