É tempo de primavera, é tempo de agir com Jesus

Dias 5 e 6 de novembro de 2023, Apucarana, cidade localizada ao norte do Estado do Paraná, sediou o 20º Encontro da Primavera, evento organizado e realizado pelo DIJ (Departamento da Infância e Juventude) da 6ª URE – União Regional Espírita da Federação Espírita do Paraná (FEP), com sede em Apucarana.

Quem vive no Brasil e em outros países do Hemisfério Sul começa a sentir os efeitos da estação mais bonita do ano. Na primavera, a temperatura fica mais agradável, o ar fica mais úmido que no inverno, brotam novas folhas nas árvores e abrem-se as flores, deixando um clima romântico no ar e uma bela paisagem em jardins, campos e parques. É também o momento de aproveitar a grande quantidade de frutas, legumes e verduras desta época do ano, como abacaxi, mamão, acerola, abóbora, berinjela, brócolis e couve-flor. Até os animais apresentam comportamentos característicos nessa estação. Muitos tendem a acordar do período de hibernação.

A estação começa logo após o inverno e termina com a chegada do verão, quando as chuvas vão ficando mais intensas. É neste período que brotam os belos girassóis, orquídeas, hortênsias, rosas, violetas e hibiscos, entre outras. Apesar de ser conhecida como a estação das flores, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta.


COMO FOI A PROGRAMAÇÃO

E foi em um pedacinho de terra, que em um encontro recheado de boas vibrações e ladeado de bela paisagem natural, 28 jovens espíritas de 12 a 21 anos e cerca de 30 trabalhadores, reuniram-se pela última vez em 2023, evento preparatório para a participação do EJEN 2024, que ocorrerá como de costume, no período do carnaval.

Após uma calorosa recepção dos trabalhadores do encontro, na Estação Ecológica Mina D’Água, às 14h30 em plenária, Rogério Forner, Diretor do DIJ da 6ª URE, deu as boas-vindas aos participantes e aos trabalhadores que se encontravam na ocasião, além de apresentar também ao grupo os representantes que estão à frente, atualmente, do movimento espírita junto à FEP, Neide A. Pereira (Presidente da 6ª URE); Edwirges C. Cândido (Vice-presidente da 6ª URE); Ilda Carlesse (Secretária da Inter-Regional Norte); Elisângela Dias de Toledo (Coordenadora da Juventude no departamento do DIJ da FEP); Fúlvia Gonçalves Perassolli (Diretora do DIJ da 16ª URE), além de presidentes e representantes de algumas instituições e de veículo de comunicação espírita da região, agradecendo inclusive o empenho de todos para que momentos como aquele possam ocorrer em nossa região. Andressa Turra, trabalhadora do evento e ex-participante de encontros da juventude, apresentou aos convidados o palestrante Jorge Elarrat – atuante em atividades de juventude, trabalhador das áreas de Estudo, Doutrinário e Unificação do movimento espírita junto à Federação Espírita de Rondônia (FERO), convidado especial, e que trouxe em sua exposição, à reflexão de todos os presentes, ensinamentos valiosos acerca do tema principal: “Juventude com Jesus: Agir com o Cristo”.


A PALESTRA DE JORGE ELARRAT

Para a ocasião, Elarrat apresentou de forma bem clara os cinco princípios que o homem necessita observar e atender, para alcançar a vida eterna, ensinamentos judaicos contidos na obra da Cabala judaica produzida no período da idade média, chamada Sha'ar ha Gilgulim (Portal das Reencarnações).

É um trabalho cabalístico sobre Gilgul, o conceito de reencarnação reunido pelo Rabi Hayyim Vital, que registrou os ensinos de seu mestre no século XVI, despertando-nos um questionamento: o que devo fazer para alcançar a vida eterna?

Segundo a Cabala, cada das cinco dimensões a serem trabalhadas representa um espírito, porém nenhum igual ao outro. Como explanado por Jorge Elarrat, a primeira dimensão para alcançar a libertação é o Nefesh, que simboliza a alma orgânica ou o corpo físico; a segunda é o Neshamá que representa a alma moral do ser; a terceira, Ruach, que significa a intelectualidade da alma, ou seja, a inteligência do espírito; a quarta, Yechidá, que é o espírito desencarnado que vive no plano espiritual e por fim, a quinta, Vehaiá, que é o ato de reconhecer-se verdadeiramente como filho de Deus, sentir-se totalmente conectado com o Divino, reforçando ainda que, se os homens não trabalharem todas essas dimensões, segundo o judaísmo, não se é possível ter a vida eterna, entretanto, sabemos que somos espíritos eternos, mas para que possamos seguir com nossa evolução, se faz necessário o desenvolvimento dessas áreas, que estão totalmente interligadas, sendo impossível vivenciar algumas e outras ficarem esquecidas.

Na sequência da programação, os participantes receberam novas recomendações, as boas práticas para que o encontro pudesse ocorrer em sua mais perfeita ordem. Rogério ainda direcionou os jovens a se organizarem em 4 grupos para que pudessem produzir suas vestes, com materiais da organização e com um pouco de criatividade, característicos do tempo de Jesus, pois no início da noite o jantar temático preparado para o momento, tinha como principal objetivo a vivência dos participantes naquele tempo, ressaltando o significado das mãos lavadas trazido por Jesus.

Após o jantar, houve mais uma atividade que integrava a gincana em grupo preparada para o encontro, que foi a Imagem e Ação, além de cada grupo dar nota ao outro pelas vestes produzidas para o jantar temático. Em seguida, o grupo se reuniu em volta de uma bela fogueira, momentos de reflexão, leitura do evangelho, encerrando as atividades do primeiro dia.

O DERRADEIRO DIA DO ENCONTRO

Para o domingo, dia 6 de novembro, como de praxe, os jovens foram acordados com músicas espíritas, nivelando o ambiente em boas vibrações, preparando para o que estava por vir. No período da manhã, o grupo realizou novas atividades, como “Caça ao Tesouro”, baseada em questões contidas no livro O Evangelho segundo o Espiritismo, possibilitando discussões e reflexões entre participantes e trabalhadores. Essa atividade utilizou o espaço natural, lagos e mata, deixando a gincana ainda mais divertida.

No período da tarde, após almoço em grupo, Jorge Elarrat voltou a explanar em plenária, provocando novas reflexões sobre a vida, sobre nosso comportamento, sobre Deus e os ensinamentos deixados pelo Mestre Jesus.

Em seguida, juntamente com o encerramento da gincana, Luiz Carlos rodou fotos e vídeos produzidas pelos próprios participantes, fechando as atividades doutrinárias do 20º Encontro.

Na sequência, após o encerramento, os jovens puderam aproveitar de forma divertida o espaço com o tobolona, trilha e cachoeira, contato imprescindível do homem com a natureza, essa beleza que contribui tanto no equilíbrio das nossas vidas.

Portanto, caros leitores, haja o que houver, não percamos de vista a estrada já percorrida pelo Mestre, a fim de que não caiamos no lodaçal que nós mesmos criamos, ou iremos criar.



Comentário

0 Comentários