CECA: uma comunidade baseada no amor.

“É uma casa pequena, porém busca sua integração nas atividades religiosas e sociais, além de cursos de aprendizado profissional, visando o desenvolvimento de autonomia material dos associados, colaboradores, trabalhadores e simpatizantes.”

Instituída como associação civil sem fins lucrativos em 1991, a CECA como é também conhecida, tem como objetivo o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita. Seguindo os preceitos e princípios da Doutrina Espírita trabalha para a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, desenvolvendo atividades de caráter beneficente, filantrópico e assistencial, propiciando e realizando obras de amparo a infância, juventude e velhice, bem como às pessoas de forma geral, prestando a todos assistência material e espiritual na medida das possibilidades da casa, sem preconceito de raça, cor, nacionalidade, classe social ou religiosa, a ninguém discriminando e trabalhando incansavelmente pelo enriquecimento moral e cristão das pessoas no fortalecimento da fraternidade humana.

Há 08 meses de completar 30 anos, a Comunidade Espírita Caminheiros do Amor, localizada na Capital Paulista, sito a rua Arnaldo Magnicaro nº 1370, possui atividades que englobam ainda, através dos programas de evangelização, o ensino e cultura da infância, juventude e mocidade que, à luz da Doutrina Espírita busca o aperfeiçoamento moral. Na CECA não existe qualquer ônus financeiro ou despesa para os que frequentam suas atividades, pois todos os trabalhadores são voluntários. Apesar de ser uma instituição pequena, é legalmente constituída, inscrita no CNPJ 66.513.771/0001-90, e neste sentido tem a condição de apresentar toda a documentação necessária, tanto quanto a sua constituição, normas estatutárias, quanto ao cumprimento de todas suas as obrigações legais e assim como em muitas organizações espalhadas pelo Brasil, a CECA depende dos recursos provenientes de doações que os mantém vivos e trabalhando pela causa maior, a caridade espiritual e material.

“A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; – não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.”

 

Na CECA, o acolhimento é amoroso e fraterno àqueles que chegam em busca de esclarecimento ou alívio para suas dores. Fio condutor de todas as atividades na CECA, está consolidado na ação individual ou em grupo, embasados pelos princípios da caridade e fraternidade cristã.

A comunidade realiza, conforme mencionamos abaixo, diversas atividades.

- Atendimento Fraterno: encaminha aqueles que procuram ajuda e baseia-se nos ensinamentos dos Espíritos Superiores contidos nas obras codificadas por Allan Kardec. É um diálogo franco e amigo, com a supervisão e inspiração do Plano Espiritual, com a finalidade de avaliar o problema individual de crianças, adolescentes e adultos, para então encaminhá-los aos trabalhos de Assistência adequada. 

- Passe: antecede às Palestras de reflexão do Evangelho e do Livro dos Espíritos para que todos recebam o remédio e assistência amparados na esfera da prece e do amor fortalecidos para as mudanças necessárias em si mesmo.

- Enfermidades físicas: auxilia no tratamento da consciência humana, lhe apresentando novos valores, educando o espírito a modificar os hábitos potencialmente insalubres que possam estar contribuindo para o problema da saúde.

- Trabalho com a família: prestam assistência para famílias carentes residentes na Favela da Paz (ao lado do Autódromo Interlagos), região de Parelheiros, região de Pedreira e Vila Missionária. Atualmente distribuí cestas básicas, roupas e calçados do Bazar gratuitamente, tudo às famílias cadastradas. São distribuídos também alimentos todos os sábados entre as crianças entre 0 e 17 anos inscritas na Evangelização Infantil e Mocidade. Também são oferecidos, sempre que possível, cursos de capacitação em diferentes áreas e atividades eventuais com psicólogos, pedagogos, médicos, advogados, enfermeiros.

Além dos trabalhos já citados, a CECA mantém outros serviços para comunidade como palestras educativas; programa para gestantes; oficinas e cursos de capacitação; grupos de estudos doutrinários; evangelização infanto-juvenil; estudos de apoio e o grupo de jovens JOCA, na qual estes queridos amigos através das jovens Marília Altíssimo e Marissol Santana, dividem um lindo trabalho na seção Espaço Jovem deste Jornal desde 2019.

Na CECA todos os que chegam e desejam servir ao trabalho mediúnico ou de apoio são sempre muito bem vindos. É fundamental porém passar pelo Atendimento Fraterno da casa de forma a verificar qual a melhor forma de harmonizar-se com nossa forma de trabalho e nossos princípios.

Incentivar a união do grupo e esforço de cada trabalhador na concentração e comunhão de pensamentos e sentimentos são condições imprescindíveis para o desenvolvimento de todas as atividades em harmonia com os desígnios do Plano Espiritual Superior.

“O primeiro cuidado de todo espírita sincero deve ser o de procurar saber se, nos conselhos que os Espíritos dão, alguma coisa não há que lhe diga respeito. O Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados. Pela fé que faculta, multiplicará também o número dos escolhidos.”

 

Nota do autor: para quem desejar conhecer mais da instituição, ser voluntário ou realizar suas doações, entre em contato pela web http://www.caminheirosdoamor.org.br/



Comentário

0 Comentários