Árvore de Natal com Jesus - Juan Orozco
Mais um fim de ano chegando.
Como de costume, é tempo de fazer a árvore de Natal.
Que tal preparar uma árvore de Natal diferente, com Jesus!
Como assim?
Vamos lá.
Primeiro, preparemos a base, que é a raiz da árvore. Ela dará todo o sustento. A base será a Palavra do divino Mestre Jesus.
Dessa raiz, ergue-se o tronco, difundindo a Palavra e alimentando toda árvore.
Para galhos e folhagens, irradiam humildade, esclarecimento, consolo, renovação, transformação e regeneração, fazendo-a crescer.
É hora de iluminar a árvore, começando pelo interior e, depois, indo para o exterior. A sua iluminação irradia alegria, preenchendo o ambiente com vibrações edificantes que penetram como bálsamo sagrado.
Com a árvore iluminada, vamos colocar as bolas de Natal, representando os frutos.
A primeira bola é do verdadeiro amor, que tudo transforma, revigora, renova, regenera e cura. Coloquemo-la no centro, onde se encontra o coração da árvore.
Peguemos as bolas de fé, coragem, confiança e esperança, distribuindo-as entorno da bola do amor.
Vamos espalhar as bolas de perseverança, vigilância e oração nas extremidades, protegendo a árvore, para afastar o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a soberba, o ódio, o rancor, o ressentimento, a violência e as tentações.
Adornando, uma faixa circular com os dizeres: trabalha, serve e auxilia. Ela envolverá a árvore na diagonal.
No mais alto, a ponteira da caridade para derramar toda a sua salvação que liberta.
Momento de espalhar os flocos de neve da mansidão, do perdão, da misericórdia, do respeito, da paciência, da empatia, do equilíbrio e da harmonia, que dão toque especial na árvore, distribuindo o branco da paz de Cristo em toda direção.
A árvore de Natal com Jesus está pronta, com os seus tesouros celestiais acessíveis a todos, indistintamente. Vendo-a iluminada, com suas virtudes e seus frutos, somos envolvidos pelo desejo de jogar suas sementes em outros solos, em especial nos pedregosos, espinhosos e que se encontram à beira do caminho.
Esses diferentes tipos de solos deverão ser preparados para se tornarem férteis, possibilitando-os receber a semente do Natal com Jesus, despertando-os para perceber a presença de Deus em todas as coisas e os seus propósitos em suas vidas.
Com o acolhimento da semente na alma, oportunidades surgirão a todos que estiverem dispostos a conhecer e praticar a Palavra.
Essas oportunidades são convites para proceder mudança de vida pela renovação espiritual, em que cada um é dono do seu destino e, pelo livre-arbítrio, responsável por escolher o caminho do aperfeiçoamento moral e espiritual.
Quando se tornarem solos férteis, alcançarão as condições propícias à germinação da semente, ao surgimento e amadurecimento da árvore, e a produção de bons frutos em processo contínuo de melhoramento, crescimento e progresso.
Por tudo isso, remova as pedras, os espinhos, as dificuldades e os obstáculos da vida para prosseguir firme, estendendo as mãos ao serviço do amor, tendo como terreno o próximo que propicia a colheita, e, tanto quanto possível, semear sempre.
Que a árvore de Natal com Jesus floresça no coração de cada um de nós e espalhe as suas sementes de amor e luz.
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
EMMANUEL (Espírito); (psicografado por) Francisco Cândido Xavier. O Evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Mateus. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Da 3ª Edição francesa. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.
Comentário