A tábua da salvação - Altamirando Carneiro

O saudoso escritor e conferencista Pedro de Camargo - Vinícius - (Piracicaba - SP, 7/5/1878 - São Paulo, 11/10/1966), no texto intitulado O sonho de Lutero, diz que certa vez Lutero sonhava que estava nos umbrais dos tabernáculos eternos, quando interrogou ao anjo que estava ali de guarda:

- Estão aí os protestantes?

- Não, aqui não se encontra um protestante sequer.

- Que me dizes? Os protestantes não alcançaram a salvação mediante o sangue de Cristo?

- Já lhe disse e repito: não há aqui protestantes.

- Então, será que aqui estejam os católicos romanos, membros daquela igreja que abjurei?

- Tão pouco conhecemos aqui os filhos dessa igreja; não existem aqui romanos.

- Estarão, quem sabe, os partidários de Maomé ou de Buda?

- Não estão, nem uns, nem outros.

- Dar-se-á, por acaso, que o céu esteja desabitado?          

- Tal não acontece. Incontáveis são os habitantes da casa do Pai, ocupando todas as suas múltiplas moradas.

- Dize-me, então, depressa: quem são os que se salvam e a que igreja pertencem na Terra?

- A todas e a nenhuma. Aqui não se cogita de denominações, nem de dogmas. Os que se salvam são os que visitam as viúvas e os órfãos em suas aflições, guardando-se isentos da corrupção do século. Os que se salvam são os que procuram aperfeiçoar-se, corrigindo-se dos seus defeitos, renascendo todos os dias para uma vida melhor. Os que se salvam são os que amam o próximo e renunciam ao mundo com suas fascinações. Os que se salvam são os que porfiam, transitando pelo caminho estreito, juncado de espinhos: o caminho do dever. Os que se salvam são os que obedecem à voz da consciência e não aos reclamos do interesse. Os que se salvam são os que trabalham pela causa da justiça e da verdade, que é a causa universal, e não pelo engrandecimento de causas regionais, de determinadas agremiações com títulos e rótulos religiosos. Os que se salvam são os que aspiram à glória de Deus, o bem comum, a felicidade coletiva. Os que se salvam...

- Basta! atalhou Lutero, já compreendendo tudo: preciso voltar à Terra e introduzir certa reforma na Reforma.

Não sabemos se de fato é verdadeiro este sonho atribuído a Lutero. Contudo, é o caso de dizermos: se ele não sonhou assim, deveria ter sonhado.

Que se edifiquem as palavras do anjo os espíritas e também os teosofistas com sua terminologia agreste. Pois, se Lutero não indagou sobre os tais, é porque na época do sonho não existiam aquelas denominações. Se existissem, certamente o anjo teria dito delas o mesmo que disse dos demais.

Outro texto interessante de Vinícius intitula-se O pesadelo de Loiola. Inácio de Loiola fundou o Jesuitismo em 1534, determinado a reprimir a liberdade de consciências. A Companhia de Jesus não conhecia os meios, para cogitar somente dos fins imorais a que se supunha.  Neste texto, Vinícius diz que um dia, quando Loiola se achava naquela ideia fixa, que tanto o obcecava, de conquistar o mundo, caiu numa sonolência profunda e teve um pesadelo. Viu-se, sem saber como, às portas do inferno. Guardava a estrada do Hades luzidio demônio de cabelos retorcidos e cauda eriçada, terminando em penacho. O Geral interpela-o:

- Estão aí os hereges e os ímpios padecendo a justa punição que merecem?

- Enganai-vos. Os ímpios e os hereges se converteram e alcançaram a salvação.

- Ah! já sei, estão aí os homicidas, os ladrões, os incendiários, os bandidos?

- Não estão. Purificaram-se no caminho da dor, onde expiaram seus crimes: estão salvos.

- Compreendo agora. Acham-se sob os domínios de Satã os perjuros, os tiranos que oprimiram os povos, os ricos avarentos que menosprezaram a pobreza, os sátiros e os políticos profissionais?

- Ainda não acertastes. Todos esses pecadores encontraram na sentença - quem com ferro fere com ferro será ferido - o meio de reabilitação. Foram redimidos, passando pelo que fizeram passar os outros.

- Neste caso, o inferno não passa de um mito. Uma vez que ninguém é condenado, o Hades não é mais que uma ficção cujo prestígio, fundado em mera fantasia, acabará desaparecendo, pondo assim em perigo o valor da Companhia?

- Errastes mais uma vez. O inferno, cujos portais com ufania guardo e defendo, é uma realidade. Há muita gente cá dentro. Quereis saber quem são os condenados?  São os hipócritas, os falsos mentores do povo, que mercadejavam com a religião, abusando da credulidade dos pequenos e corrompendo a consciência dos grandes. São os mercadores do templo, os traficantes da fé, os que devoravam as casas das viúvas e dos órfãos a pretexto de orações. São os embrutecedores da razão, os piratas do pensamento, os inimigos da verdade. São, finalmente, aqueles que outrora, num brado colérico e rouquenho, clamavam a Pilatos: Solta Barrabás! Crucifica Jesus Cristo!

- Arre! Que horrível pesadelo! Esta só lembra ao Diabo - disse Loyola, erguendo espavorido: pois escutava ainda o eco longínquo daquele vozerio que exigia a crucificação do Filho de Deus.

Os dois textos têm muito em comum. E por eles vemos que não basta o rótulo religioso, para a regeneração e o progresso das almas, pois o homem, na sua trajetória evolutiva, é o próprio construtor da sua felicidade ou desdita, ou seja, benfeitor ou algoz de si mesmo. Deus não tem necessidade alguma de castigá-lo desta ou daquela maneira, uma vez que lhe concedeu o livre-arbítrio, a fim de que ele possa, através do esforço próprio, aprimorar-se cada vez mais e avançar na senda do progresso e da perfeição espiritual, outorgando-lhe amorosamente todos os recursos necessários e indispensáveis para que ele consiga este desejo.

A reencarnação é um deles.

No entanto, é bom que se saiba que a Lei de Causa e Efeito está sempre de sobreaviso, vigiando todos os seus atos no palco da vida, "dando a cada um segundo as suas obras", como prescreve o Evangelho. E como não poderia ser de outro modo, essa lei se aplica a todos, indistintamente, de sorte que nenhuma pessoa, por mais rica e poderosa que seja, venha burlar com suas artimanhas seus dispositivos santificantes.

Assim sendo, quando o homem passa pelo processo expiatório e sofre muito aqui na Terra, tudo indica que ele fez mau uso de seu livre-arbítrio em outra existência, ou mesmo nesta, donde se segue que ele deve culpar a si mesmo e não acusar os outros pelos seus infortúnios, que são oriundos de suas próprias transgressões dos preceitos divinos.

Passando, portanto, pelas sucessivas encarnações, ele tem a liberdade de agir desta ou daquela forma, cometendo na maior parte das vezes os menores desatinos e arbitrariedades e, como diz o ditado popular, "quem semeia vento, colhe tempestade", o que vem confirmar o ensinamento espírita de que "a semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória".

Todavia, o homem, ao invés de agradecer humildemente à Providência Divina por essa dádiva preciosa e inestimável, que lhe propicia resgatar todos os seus débitos por intermédio das provas remissoras a que se submete no educandário terráqueo, prefere sair pela tangente, julgando-se sempre um injustiçado, atribuindo, via de regra, a causa de seus padecimentos físicos e morais ao destino e à má sorte.

Trazemos tudo dentro de nós e tudo depende da nossa vontade para iniciarmos qualquer coisa. Céu, inferno, alegria, tristeza, desespero, esperança, tudo está de acordo conosco. Somos nós que damos o valor a determinado problema, o enfoque que julgamos conveniente, o qual, às vezes, não faz por merecer aquela preocupação. Tudo está de acordo com nossa conveniência. 

Léon Denis (Foug, distrito de Toul, França, 1/1/1846 - Tours, França, 12/4/1927) disse que a vontade é a maior de todas as potências. Temos o livre-arbítrio, a decisão a tomar, a liberdade de pensamento. E esse pensamento tem muita força, seja ele bom ou mau, positivo ou negativo. Quando pensamos, nos ligamos mentalmente com um objetivo e mobilizamos a energia que está à nossa volta. Ela pode agir tanto no sono profundo como na vigília, porque a alma valorosa que para si mesma estabeleceu um objetivo procura-o com tenacidade em todas as fases da sua vida, determinando, assim, uma corrente poderosa, que mina, devagar e silenciosamente, todos os obstáculos. Cada alma é um foco de vibrações que a vontade põe em movimento. Se o homem conhecesse a extensão de recursos que nele germinam, talvez ficasse deslumbrado e, em vez de se julgar fraco e temer o futuro, compreenderia sua força e sentiria que ele próprio pode criar esse futuro. Querer é poder e o poder da vontade é ilimitado.

Conhecendo a fortaleza que há dentro de nós, poderemos enveredar seguramente para os caminhos que nos auxiliarão a materializar nossos objetivos edificantes, visto trazerem conforto à alma. Se trazemos conosco a perspectiva da felicidade, significa que o gérmen da certeza está latente, à espera de aflorar-se para prosperar.

Infelizmente o homem perdeu-se a si mesmo no afã de ter, e do ter sempre mais. Isso o tem tornado uma ilha, alheio a tudo que não esteja inserido em seu próprio egoísmo. O progresso tecnológico veio atestar sua inteligência, aproximar distâncias, porém distanciou as proximidades. O homem ocidental do século XXI tem extrema dificuldade de conviver consigo e deixou-se vivenciar pela necessidade do que está fora de si mesmo. Tornou-se incapaz de estar só, de ouvir a voz do silêncio ou se encantar com a melodia dos ventos. Quando não está imerso nos complicados jogos de computador, está imantado à televisão, ao telefone, ao celular, desesperadamente agarrado ao exterior e dependente de coisas e pessoas como condição de sobrevivência.

É preciso perdermos o medo de convivermos conosco, de introspectar-nos, conhecer-nos e bastar-nos, porque a felicidade e o equilíbrio não estão em outro lugar que não dentro de nós. Não devemos reduzir nossos desejos e aspirações a uma realização material. Há ideias muito mais importantes, como a nossa realização como filhos de Deus, pelo esforço constante e consciente de aprendizado e aprimoramento moral.

Vivemos o tempo todo apegando-nos a coisas, pessoas, lugares, como se tudo e todos estivessem à nossa disposição, durante toda a existência. Os medos que nos angustiam, os fantasmas que nos afligem, quase sempre, são o medo das perdas: perda da mocidade, da beleza, do dinheiro, da saúde, do prestígio, do poder, do emprego etc.  Esse apego, que nos escraviza, nos torna capazes das maiores atrocidades contra nós mesmos e contra outrem, por manter o estado de coisas que satisfaz nosso egoísmo. O sentimento de posse, que nada mais é do que a institucionalização do apego material, é o que nos torna infelizes e angustiados perante a vida. Ninguém é dono de coisa ou pessoa alguma, a não ser de sua própria consciência, e "a consciência de si mesmo é o nível mais nobre da consciência humana” (Divaldo Franco).

Somos tão somente associados na obra divina. O que é do mundo fica no mundo; então por que nos apegarmos ao que teremos que deixar? Somos eternos como Espíritos, não como encarnados, e só nos é legado como fortuna aquilo que somos; o que temos é perecível. A matéria e as paixões são perecíveis. Todo excesso é pernicioso, todo exagero é doentio, e o homem só se torna dono do seu destino quando adquire o hábito de controlar suas paixões.

Na virada do milênio, no advento da nova era, é preciso aprender a crescer, e crescer é conquistar gradativamente todas as nossas potencialidades. Conquistar potencialidades é cultivar a autoestima, é reconhecer-se e amar-se para ser capaz de irradiar amor, é desprender-se de apegos e idolatrias, é deixar de estar feliz para ser feliz, é ser feliz pela vida que pulsa dentro e fora de nós, é ser capaz de "viver no mundo sem ser do mundo", é cativar pelo amor sem tornar-se cativo pelo egoísmo.

Por fim, apreciemos, do livro Vinha de Luz, a mensagem de Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, intitulada Em nossa luta:

“Em nossa luta diária, tenhamos suficiente cuidado no uso dos poderes que nos foram emprestados pelo Senhor.

A ideia de destruição assalta-nos a mente em ocasiões incontáveis.

Associações de forças menos esclarecidas no bem e na verdade? Somos tentados a movimentar processos de aniquilamento.

Companheiros menos desejáveis nos trabalhos de cada dia? Intentamos abandoná-los de vez.

Cooperadores endurecidos? Deixá-los ao desamparo.

Manifestações apaixonadas, em desacordo com os imperativos da prudência evangélica? Nossos ímpetos iniciais resumem-se a propósitos de sufocação violenta.

Algo que nos contrarie as ideias e os programas pessoais? Nossa intolerância cristalizada reclama destruição.

Entretanto, qual a finalidade dos poderes que repousam em nossas mãos, em nome do Divino Doador?

Responde-nos Paulo de Tarso, com muita propriedade, esclarecendo-nos que recebeu faculdades do Senhor para edificar e não para destruir. Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado.

Renovemos para o bem, transformemos para a luz. O Supremo Pai não nos concede poderes para disseminarmos a morte. Nossa missão é de amor infatigável para a Vida Abundante.”



Comentário

0 Comentários