A Casa espírita fechou, e agora?

“Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios desejos é que te configuram a vida. Não podes modificar o mundo, na medida dos próprios anseios, mas podes mudar a ti próprio. Aprende a ganhar simpatias, sabendo perder. Sempre aconselhável melhorar as nossas maneiras, antes que as circunstâncias da vida nos obriguem a melhorá-las.” Emmanuel.

É sabido por todos que a pandemia mudou o planeta fazendo valer o período mais conhecido como Mundo de Regeneração. Hábitos foram alterados, forçando-nos à escolher outros caminhos para que pudéssemos sobreviver, e não mais apenas “viver à vida”. A revolução digital tomou tamanha proporção que empresas, ONGs, Instituições filantrópicas, Instituições de ensino e até mesmo Instituições religiosas adequaram-se e renderam-se às famosas redes sociais.

Durante o pico da crise mundial, Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram crescimento de 40% no período, apontam dados de março divulgado pela Kantar. Além do aumento dos aplicativos, uma se destaca: as Lives do Instagram cresceram 70% no mesmo mês, ou seja, mesmo que a quarentena acabe no mundo inteiro – o que não acontecerá de uma única vez em todos os países – a maneira que as pessoas se relacionam com as redes sociais, as estratégias das marcas e a integração social nunca mais serão os mesmos.

Se tratando de Espiritismo, as redes sociais tornaram-se uma verdadeira tribuna para que nossos irmãos e irmãs da seara espírita, no mundo inteiro, pudessem transmitir a palavra de Cristo e difundir ainda mais, reflexões de qualquer tema sob à luz do Espiritismo.

Segundo José Lázaro Boderg em o livro “Prontidão para Mudanças”, diz que a tendência do homem, em relação ao novo, é se acomodar a manter-se nos velhos hábitos, já que o Espírito, tendo sedimentado através do tempo, nas múltiplas encarnações, seus conhecimentos e experiências, sente-se mais seguro em manter o seu lado conservador. Esse arcabouço mental reflete a personalidade permanente de cada um, constituindo, assim, a estrutura psicológica do ser em evolução. Enfrentar as mudanças, transformando-se, sem desestruturar-se, é algo angustiante de ser encarado, o que leva as pessoas a se acomodarem naquilo a que já se acostumaram a fazer sem muita dificuldade.

O Espiritismo é acima de tudo mais do que uma Filosofia, Religião e Ciência. É o Consolador prometido e tem em si uma concepção de consolidação dos valores da vida e lucidez de conceitos, permitindo-nos desmistificar e esclarecer todo e qualquer fenômeno, retirando-lhe o acaso de circunstância, o sobrenatural e o milagre, justificando-o pela razão e o bom senso.

Por mais de seis décadas, este jornal circulou em seu formato impresso. Em novembro de 2018, de forma ousada, deixamos a produção física de nosso material e passamos a operar apenas na forma online, aumentando sobremaneira nosso trabalho em prol da doutrina consoladora. Em 2020, mesmo tendo nossas redes sociais ativas, decidimos novamente alçar novos vôos, lançando-se como geradores de conteúdos no mundo das Lives.

Mas afinal, o que é uma Live?

Segundo o site TechTudo, Live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais. O Instagram, por exemplo, possui uma ferramenta que permite ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em tempo real para os seguidores, o que também é possível por aplicativos como YouTube, Twitter, Facebook e TikTok. Usuários podem fazer comentários e deixar curtidas, além de acompanhar as atividades dos demais espectadores. Com isso, usuários se conectam por meio de celulares e computadores para consumir conteúdo uns dos outros ou, até mesmo, colaborar entre si — algumas plataformas permitem fazer lives em conjunto. O engajamento gerado entre quem transmite e quem assiste contribui para o aumento do alcance da conta, a captação de novos seguidores e a fidelização dos existentes, a divulgação de produtos, serviços e ideias, além de aproximar as pessoas, criando uma conexão maior entre elas.

Com o intuito de aproximar pessoas, criar conexões, difundir ainda mais os ensinamentos de Cristo e possibilitar discussões sadias e reflexivas, que este jornal realizou nos meses de julho e agosto Lives todos os sábados com convidados do Brasil e do Mundo, enriquecendo ainda mais o mundo digital com maravilhosas reflexões de nossos convidados, que ao primeiro chamado nos atenderam prontamente.

Estiveram conosco:

  • Rosana Voigt Silveira (Londrina/PR) – Tema “Kardec para Mulheres”
  • Elsa Rossi (Londres/UK) – Tema “Espiritismo no Mundo – Reino Unido”
  • Nayara Peixoto (Goiânia/GO) – Tema “Jesus: Educador da humanidade”
  • Jean Paul (Rio de Janeiro/RJ) – Tema “Qual é a tua obra?”
  • Thaís Saad (Guaxupé/MG) – Tema “Pais: Agricultores de almas”
  • Marília Altíssimo (São Paulo/SP) – Tema “Evangelho e seus desafios”
  • Lucas Gabriel (Manaus/AM) – Tema “Parábola do Semeador”

Durantes todos estes encontros, que foram de 01h de duração através do instagram d’O Imortal (@jornaloimortal_oficial), pudemos beber de várias fontes inesgotáveis de amor, compaixão, alegria, descontração, respeito e admiração pelos ensinamentos de nosso Jesus Cristo e de nosso trabalho, que há quase 67 anos de existência, jamais alcançou tantos corações pelo Brasil e no Mundo.

Andam dizendo por ai que o trabalho só aparece quando estamos pronto e é verdade. Em agosto, fomos convidados à participar do quadro “Joca Convida”, uma Live da Mocidade Jovens Caminheiros do Amor de São Paulo, grupo este que contribui também com o Espaço Jovem deste periódico.

Para os próximos meses, fique atento às nossas redes sociais para a próxima programação agendada até o fechamento desta edição.

Eis os eventos:

  • Dia 12/09 às 15h – Participação como convidado na Live de Rosana Voigt Silveira sob o tema Suicídio pelas obras de Allan Kardec.
  • Dia 19/09 às 15h – Live com Crislaine de Oliveira (Amsterdam/NL) – Coord. do DIJ do Conselho Espírita Holandês e trataremos sobre a evangelização na Holanda e seus desafios.

“Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os Espíritos que operam em favor da grande transição.”

Portanto, caros irmãos e irmãs, não deixemos de trabalhar incessamente mesmo quando tudo parece não ter uma solução, um desfecho lógico. Vibremos amor à cada pensamento, à cada ação e em cada emprego de nossos esforços.

Façamos de nós instrumentos de paz e amor!



Comentário

0 Comentários