8º Congresso Britânico sobre Medicina & Espiritualidade

Com o tema: “Saúde para o 3º Milênio” aconteceu no dia 22 de Maio de 2021 o 8º Congresso Britânico sobre Medicina & Espiritualidade, evento realizado em conjunto pela BUSS, a federativa espírita britânica, e a recém-fundada BSMA - Associação Médico-Espírita Britânica, com apoio da AME Internacional, da Kardec Radio Broadcast e do Spiritist Academy videos. A data escolhida foi especial, por lembrar o dia de nascimento do grande escritor espírita britânico Sir Arthur Conan Doyle.

Elsa Rossi e Dr. Peter Fenwick abriram a cerimônia do dia. Coordenando todo o evento e apresentando os conferencistas, participaram Drª  Natalia Tobert, Dr. Peter Fenwick e Elsa Rossi. No suporte técnico, nos bastidores, o evento contou com o apoio do Secretário da BUSS, Adriano Sugimoto.

Ao final das considerações finais por Dr. Peter e Drª Sonia Doi, Silvia Gibbons guiou a mente de todos para o momento de harmonização, com a oração de encerramento intitulada “Cura para o Mundo”.

Estiveram conectados durante o Congresso 890 pessoas de várias partes do mundo: Chipre, Suécia, Suíça, África do Sul, Bélgica, Alemanha, País de Gales, Irlanda, Brasil, EUA, Reino Unido, Uruguai, Canadá, Holanda, Lituânia, Romênia, El Salvador, Guatemala, fora outros que não foi possível detectar.

O Congresso ora realizado ocorre a cada dois anos, mas neste ano, por causa da pandemia, foi pela primeira vez realizado de forma virtual, ao vivo, sem custo de inscrição e aberto para todos.

O último Congresso ocorreu de forma presencial, com participação de 220 pessoas inscritas, nos dias 9 e 10 de novembro de 2019 e contou com seis palestrantes na Casa Rudolf Steiner-Londres, tendo por tema “Abordagens espirituais na prática clínica”.

Participantes do 8º Congresso

O evento deste ano contou virtualmente com a participação de cinco musicistas de Alemanha, Canadá e Brasil: Anatasha Meckenna, cantora?, compositora e? solista; Lucas da Paz?,? violoncelista; Mauricio Virgens, barítono; Moacyr Camargo e Poliana Alves, duo-cantor e compositor; e Publio Lenthos, cantor e compositor.             

Toda a programação do Congresso realizou-se impecavelmente no horário previsto, ao vivo, das 10h da manhã até as 5h15 da tarde (horário de Londres, Reino Unido).

Participaram do Congresso seis conferencistas, sobre os quais apresentamos as informações abaixo:

1) Dr. Peter Fenwick - MB Bchir (Cantab), DPM Lond. FrCPsych. Fenwick é médico e consultor responsável pela unidade neuropsiquiátrica e epilepsia do Hospital Maudsley, com mais de 250 artigos científicos publicados.

É co??diretor emérito de pesquisa do Departamento de Neurofisiologia, Hospital Broadmoor e neuropsiquiatria consultor emérito do Centro de Sono de Londres, onde dirigiu uma clínica forense.

Estudou tomografia de campo magnético do cérebro no Riken Neuroscience Institute, Japão. No Reino Unido, está pesquisando experiências de quase morte em unidades de cuidados coronários e em asilos no sul da Inglaterra. Fenwick é o presidente da Associação Médico-Espírita Britânica.

No Congresso deste ano, ele abordou o tema “A necessidade de espiritualidade na Medicina Científica Reducionista”.

2) Drª Natalie Tobert. Natalie é antropóloga médica especializada em educação em inclusão social para escolas médicas, hospitais e universidades. Ela oferece treinamento pessoal sobre perspectivas espirituais e culturais para a compreensão da saúde.

É autora de quatro livros, incluindo seu mais recente manual de ensino: Perspectivas Culturais sobre Bem-Estar Mental: Interpretação Espiritual dos Sintomas na Prática Médica, disponível no website www.aethos.org.uk 

No Congresso ela abordou o tema “Reflexões espíritas sobre vírus em diferentes culturas”.

3) Alexander Moreira-Almeida (MD, PhD) é Professor Associado de Psiquiatria, fundador e diretor do Centro de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil(www.ufjf.br/nupes-eng). Presidente da Seção de Espiritualidade da Associação Psiquiátrica Latino-Americana (APAL). Ex-presidente das Seções de Religião, Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA 2014-20) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP 2014-21)

Obteve graduação em Medicina na UFJF e foi formado em psiquiatria e terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, Brasil, onde também obteve seu Doutorado em Ciências da Saúde. Anteriormente, obteve pós-doutorado em religião e saúde na Universidade Duke.

Neste Congresso ele apresentou o tema: “Abordagem Bio-Psico-Sócio-Espiritual à Saúde na Prática Clínica”.

4)  Drª Sonia Doi, MD, PhD, está atualmente ocupando os cargos de Presidente da Sociedade Espírita Allan Kardec de Maryland, da Associação Médico-Espírita dos EUA e da Associação Médico-Espírita Internacional.

Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo, Brasil, possui especialização em Endocrinologia e mais de 25 anos de experiência em pesquisa nos EUA.

O tema por ela apresentado no Congresso foi “Introdução à Organização Médica Espírita Internacional”.

5) Drª Tania Stevanin, PhD, é doutora em Microbiologia, com pós-graduação em Psicologia. Tania é cofundadora do Sheffield Spiritist Group, no Reino Unido. Ela tem falado em vários eventos no Reino Unido e no exterior.

O tema por ela apresentado no evento foi “Como lidar com a mediunidade dentro de um contexto clínico no Reino Unido”.

6) Vanessa Anseloni, PhD em psicologia e  neurocientista, é fundadora da Escola de Emoções nos Estados Unidos. Trabalhou por 18 anos na Universidade de Maryland. Espírita de quinta geração, Vanessa Anseloni é fundadora e ex-presidente da Sociedade Espírita de Baltimore.

Ela também fundou e é presidente da Sociedade Espírita da Virgínia (14 anos) e do Grupo Espírita de Washington (5 anos). É médium espírita e vem traduzindo e coordenando uma equipe de tradutores de dezenas de livros espíritas, entre eles Entre Irmãos de Outras Terras e Boa Nova. É também coautora do livro A Nova Geração, com Divaldo Franco, e editora-chefe da Revue Spirite ?em inglês, ?"?The Spiritist Magazine?"?. Anseloni e seu marido, Carlos, fundaram a Rádio Kardec em 4 de julho de 2011. 

No Congresso ela abordou o tema “Neurofisiologia da Mediunidade”.

Mais informações sobre o 8º Congresso Britânico sobre Medicina e Espiritualidade, bem como a reprodução integral das conferências realizadas, o leitor verá nos links abaixo:

Youtube:  https://youtu.be/0LIGrlOpmmE

Facebook: www.fb.com/2571133812928975/videos/855771175015230



Comentário

0 Comentários