30ª CONJEB Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia

Há 152 quilômetros da capital baiana, Santa Bárbara, sediou o maior evento da juventude espírita do Estado, a 30ª CONJEB – Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 19.064 habitantes. Sendo que na zona urbana, há cerca de 8.669 e na zona rural 10.395 habitantes. Santa Bárbara, também chamada de Terra Santa, é conhecida em todo o Estado da Bahia pela produção e comercialização do famoso Requeijão. Há também, em larga escala, a produção de doces em compotas, beiju e carne de sol.

Como uma opção de estudo e espiritualização para aqueles que não se afeiçoam com a festa do Carnaval, quase 400 jovens estiveram reunidos entre os dias 22 a 26 de fevereiro na cidade de Santa Bárbara, cidade sede do evento em 2020. O evento que ocorre a cada dois anos, foi realizado nas dependências do Colégio Estadual São José, instituição administrado pela igreja católica, que inclusive Freiras habitam o recinto.

A Confraternização que não se eximiu da diversão, alegria e energia, chegou a sua 30ª edição sob o tema "Amor, força que transforma os destinos". E foi nesta batida que nossos jovens do JEAL – Juventude Espírita André Luiz de Salvador, grupo parceiro deste jornal, nos manteve informado quase que simultaneamente durante os dias de trabalho, que foram intensos, com muitas atividades, troca e fraternidade entre os participantes. A CONJEB é organizada pelo Setor de Juventude da FEEB – Federação Espirita do Estado da Bahia, além do apoio dos Conselhos Regionais 03 e 06 (Feira de Santana e Serrinha, respectivamente). Nesta edição, dos quase 400 Conjebistas, como carinhosamente são chamados, 71 pessoas estiveram trabalhando em prol do evento, proporcionando o melhor que podiam oferecer aos jovens que ali estavam, que segundo os registros, contou com caravanas de mais de 12 cidades do Estado.

O encontro de jovens, ou mais conhecido como Mocidade, na época do Carnaval é uma prática que acontece por todo País, tendo inclusive muitos eventos que são anuais. Seu objetivo sempre é mostrar a juventude que existem meios e momentos que a nossa energia, nossas vibrações e nosso potencial podem ser aplicados de forma muito mais sadia do que entrarmos na faixa vibratória pesada que muitos lugares abrigam neste período carnavalesco. Divaldo Franco, ao ser questionado sobre o tema diz: “não é o carnaval, em si mesmo, um fator de degeneração moral, social e espiritual, mas a oportunidade que faculta aos atormentados para exporem as suas feridas morais”. Não existe na doutrina espírita, segundo Astolfo Olegário, nenhuma recomendação no sentido de que devamos ou não evitar as folias de Momo. Nesse, como em qualquer outro caso, a decisão é puramente pessoal e disso, evidentemente, prestaremos contas, certos de que, como alertou Paulo de Tarso, tudo na vida nos é lícito, mas nem tudo nos convém.

Portanto, as confraternizações juvenis que ocorrem pelo país nesta época do ano tem esta missão, de oportunizar os jovens a sintonizarem seus pensamentos, sua energia e elevar toda sua vibração através do debate de assuntos corriqueiros, enfrentados por todos, e que podem ser norteados pelo caminho do amor, da compaixão, do perdão, da amizade, do companheirismo, da fraternidade, da caridade, enfim, dos ensinamentos do Cristo. Cinco jovens da Juventude Espírita André Luiz toparam falar sobre o que sentiram durante estes 05 dias de evento. De forma unânime, Jeane Beatriz, Davi G. de Matos, Danilo, Ryan e Isabella Araújo, enfatizaram que foi uma experiência incrível, pois sentiram-se acolhidos em um ambiente de paz e de amor, tema central do evento. Descobriram novos amigos e fortaleceram os antigos, exploraram seu potencial durante as oficinas, descobriram que na Doutrina Espírita encontram os caminhos para seus problemas ou questionamentos sobre a vida e seus percalços.

Segundo Danilo, “o evento foi maravilhoso. Senti muito amor e fiquei muito feliz por participar das oficinas, da exposição dos ensinamentos da Doutrina espírita, além de conhecer pessoas novas e congregar com meus amigos, sentindo-me acolhido”.

Jeane Beatriz que participou do grupo dos 15 a 17 anos, diz que foi sua primeira vez no evento da CONJEB e achou excelente o tema abordado na confraternização, pois as grandes mazelas são tratadas com amor. “O que mais me surpreendeu foi a energia do local. A quantidade de paz, luz e amor que senti foram imensuráveis”.

Davi G. de Matos ficou impressionado com o evento e com os trabalhadores. “Foi uma das melhores experiência que tive em eventos espíritas. A equipe de evangelizadores sempre dispostos a nos ouvir. Oficinas interessantes como a junção de poesia e rap, onde jovens puderam “colocar pra fora” todo seu potencial”.

Isabella Araújo, outra jovem do JEAL, relembra que “tivemos atividades muito interativas, que junto dos demais jovens, percebíamos que os mesmos problemas que eu enfrento o outro também o tinha. Isso fez com que víssemos que ninguém está sozinho. Estarmos unidos ajuda a entendermos melhor o que estamos passando”. Trabalhadores muito atenciosos. Atividades de situações recorrentes em nossa vida, como a Depressão era discutidos nas dinâmicas, fazendo com que os jovens pensassem em como a Doutrina Espírita poderia contribuir na solução do problema. “O convívio entre os jovens foi muito bom, transformou minha vida”.

E é com esta energia transbordando amor e paz que a 30ª CONJEB encerrou mais um ciclo, deixando um gostinho de saudade e ansiedade pela próxima edição que será em 2022.

E lembrem-se, jovem é todo aquele que não se permite deixar de crescer a cada dia. A sua meta é aprender sempre mais. Jovem é todo aquele que se alimenta da fé e não teme falar de Deus, das suas convicções, da alegria que lhe sobeja na alma. Jovem é aquele que se esquece de contar os anos e se surpreende a cada vez que o bolo de aniversário apresenta mais uma velinha.

Muita Paz!



Comentário

3 Comentários

  1. Maravilha celebrar esse período com esses jovens. Que Deus abençoe

    A convivência entre os jovens, evangelizadores, e trabalhadores na Conjeb é uma experiência de grande aprendizado, porque busca reviver os tempos dos primeiros cristãos, oportunizando o exercício da verdadeira fraternidade na sociedade contemporânea. Parabéns!!!!

    É maravilhoso demais participar desse evento! A energia, alegria e o amor de todos os envolvidos. Produz uma atimosfera tao boa que já saimos do evento cheios de saudades e promessas de retorno para o próximo!! Que Jesus e a espiritualidade superior abençoem os nossos dirigentes desse evento que tanto amo.