Renovação - Inês Rivera Sernaglia

O homem traz dentro de si o germe de seu melhoramento. Em O Livro dos Espíritos, na questão 789, Kardec afirma: “A humanidade progride por intermédio dos indivíduos que se melhoram pouco a pouco e se esclarecem, quando estes se tornam numerosos, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem homens gênios, que lhe dão impulso; e depois homens investidos de autoridade, instrumentos de Deus, que em alguns anos a fazem avançar muitos séculos”.

Temos aí a responsabilidade de avançar moral e intelectualmente. A Lei de Progresso vale para todos, mas o avanço depende sempre do ritmo de cada um. Não se passa da infância à maturidade, pois, para isso, é preciso que a educação seja a base dos passos em direção ao conhecimento. É por meio da razão que Jesus nos convida ao desenvolvimento material, moral e espiritual. O estudo deve ser perseverante e sério, de forma a nos comportarmos como eternos aprendizes.

Muitos séculos já se passaram sobre o planeta renovando conceitos humanos. A alma humana, nestes mais de vinte séculos de Cristianismo, é uma consciência esclarecida pela razão, em plena batalha por iluminar os próprios valores. Todavia, o campo de luta continua situado em nossa vida íntima, nos milênios de sombra cristalizada. Por essa razão, entre renascimentos no corpo e retornos à pátria espiritual, vamos somando e plasmando qualidades fundamentais ao progresso que aspiramos ou trazendo à consciência as mais prejudiciais experiências.

Encontramo-nos, ainda, com débitos enormes, mas já estamos instruídos quanto a necessidade da aquisição de conhecimentos superiores, e o dever de coloca-los em prática. Devemos educar o espírito para a construção da nossa ordem moral, pois é o espírito que renova a nossa visão da vida, modifica os nossos pensamentos, refletindo-se nas nossas atitudes em todas as áreas em que atuamos.

Jesus nos ajuda sempre ensinando-nos a descobrir o que está dentro de nós, o poder interior que possuímos e oferece-nos consolo, o consolo pedagógico carregado de esclarecimentos.  Pontua seus ensinamentos na transformação de cada um e por ser a forma de crescimento um processo de iluminação interior, passa a ser individual, intransferível e solitário. Essa é a luz que vai se expandir e contagiar o entorno.

Os bons espíritos estão aguardando a nossa luz, e um pouco dela será suficiente para iluminar e transformar o mundo. Exemplos disso temos nas obras de Francisco Cândido Xavier, Yvonne do Amaral Pereira, Divaldo Pereira Franco e tantos outros. São como pequenos grãos de mostarda que com paciência e trabalho, estudo e responsabilidade, se tornaram frondosas árvores auxiliando e cooperando com o Cristo.

Na Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 12, versículo 2, encontramos o seguinte esclarecimento: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” O apóstolo divinamente inspirado adverte-nos quanto à nossa transformação. Não nos cabe, a pretexto de seguir o Mestre, sair golpeando ou discutindo, e sim, adotar a conduta dele próprio, inclusive porque conhecendo nossos vícios e fraquezas, suportou-nos, orientando-nos para o bem, com o esforço paciente da caridade e do amor.



Comentário

0 Comentários