Nympho De Paula Corrêa

Nympho Corrêa nasceu aos dezenove dias do mês de julho de 1918, na pequena e calma cidade de Poconé, estado de Mato Grosso.

Aos dezesseis anos conquistou seu primeiro emprego. Depois, dirige-se à Cuiabá, onde se incorpora ao Ministério da Guerra (atual Exército), onde ficou por quase dois anos no quartel. Após esse período, segue para Campo Grande. Passados alguns anos, se desvencilha do Exército, passando a ser funcionário civil do mesmo quartel. Nesta nova fase de sua vida, conhece o Sr.Tito José Inácio, que era espírita e frequentemente dialogava sobre temas ligados ao Espiritismo. Este mesmo senhor lhe apresentou, em sua residência, a jovem Maria do Carmo, com quem o Sr.Nympho se casaria em 5 de junho de 1943, após breve período de conhecimento, namoro e noivado, de cinco meses.

Dona Maria do Carmo Gomes era paulista de Santos e seguiu para Campo Grande ainda menina, em virtude da profissão do pai. Em 1944, o casal tornou-se espírita participando ativamente do Centro Espírita Discípulos de Jesus, ocasião em que o Sr. Nympho integra-se à Mocidade dessa Instituição. Nesse mesmo ano, obtém aprovação num curso interno do quartel para auxiliar de escritório, passando a ter estabilidade profissional, ocasião em que assumiu a direção do Centro Espírita Castro Alves. Participava conjuntamente das duas casas espíritas e, com o Sr. Oli de Castro, da Campanha do Quilo.

Dessa época traz muitas recordações, pois sempre teve uma tendência muito grande para os trabalhos de Assistência Social, haja vista as atividades que desenvolvia, tais como a visita aos presídios e atendimento às famílias necessitadas, fornecendo ainda muitos subsídios para o desenvolvimento de outras tarefas.

Por motivos familiares, transfere-se para São Paulo, capital, em 29 de abril de 1952, e passou a trabalhar como escrevente e datilógrafo e a frequentar a Federação Espírita do Estado de São Paulo, a Feesp, tendo inclusive assumido o cargo de conselheiro, respondendo por essa atribuição por 8 anos. Ainda na Feesp, fundou em 1953 a Campanha de Fraternidade que, após orientações vinda do médium Francisco Cândido Xavier, informando que o Espírito de Auta de Souza dirigia no Plano Maior essa atividade, passa a denominar-se Campanha de Fraternidade Auta de Souza, que possui dois grandes objetivos: a divulgação da Doutrina Espírita de lar em lar por meio de visitas e entrega de mensagens impressas e arrecadar donativos para serem posteriormente encaminhados às famílias carentes, assistidas pelos Centros Espíritas.

Em entrevista ao Jornal Auta de Souza, o Sr. Nympho explica como surgiu a Campanha:

“Ao chegar à Federação observamos o Diretor do Departamento de Assistência Social, José Gonçalves Pereira, dar dinheiro aos necessitados. Entretanto, sentimos que algo mais poderia ser feito. Propus mudanças e conseguimos apoio dos outros companheiros. Nunca imaginamos que o trabalho da Campanha cresceria tanto! Com o fortalecimento e o crescimento da Campanha na Federação, chegamos a formar 10 grupos com uma média de 22 caravaneiros e secretários para dar suporte ao trabalho e auxiliar na prestação de contas”.

A Campanha expandiu-se para outros Centros Espíritas e o Sr. Nympho passou a coordenar as reuniões voltadas para outros estados. Surge a Concafras (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza) em 1957 com o objetivo de reunir e unificar os propósitos da Campanha. Foi diretor da Campanha por 17 anos e um dos fundadores da Casa Transitória em São Paulo (SP).

Por diversas vezes, das mãos de Chico Xavier, o plano superior externou seu incentivo à Campanha e à Concafras, por meio de diversos espíritos, tais como Bezerra de Menezes, Emmanuel e Auta de Souza, dentre outros. Como o número de Campanhas Auta de Souza estava aumentando em todas as partes do país, sendo impossível atender todos os pedidos para que ele se fizesse presente, o Sr. Nympho, juntamente com outros confrades, fundou em março de 1957 a primeira Concentração das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, posteriormente denominada de Concafras-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita), evento espírita de nível nacional que congrega nos dias do carnaval trabalhadores de casas espíritas de todas as partes do país para estudar, trocar experiências e colocar em prática os temas estudados em cada evento.

Da Capital paulista, Nympho deslocou-se no final de 1969 para o interior do Estado, para morar na cidade de Ribeirão Preto, planejando descansar do trabalho espírita. Sem revelar seu passado, começou a frequentar o Centro Espírita Isabel Soares de Moraes, mas não adiantou seu silêncio inicial, pois tornou-se presidente dessa instituição em menos de um ano de participação. Por problema de saúde em sua família, mudou-se para Brasília e, chegando à Capital Federal, fundou em 1985 na cidade de Taguatinga-DF a Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza, que ele presidiu o ano de 1995.

Nympho desencarnou em Brasília, DF, no dia 22 de junho de 2007.

Fonte:  https://jornalespiritaautadesouza.com.br/2010/06/13/conhecaumpoucodavidadestetrabalhadordocristo/



Comentário

0 Comentários