Mama Mia... Essa Pandemia!!!

Meus amigos.  Quase inacreditável! Nem deu para acompanhar a rapidez da corrida do tempo, que passou célere dentro de nossas casas, mais rápido que conseguimos organizar nossas agendas de 2020. Foram dias onde tivemos 4 ou 5 eventos on-line no mesmo dia, mudando de link da sala Zoom, ou de link do Streamyard studio, de um país a outro, de um tema a outro.  Podemos até afirmar seriamente que foram 5 anos de atividades que anteriormente fazíamos espaçadamente, condensadas em um ano só.  Como você vê, querido leitor do nosso jornal O Imortal, observa isso?

Por conta disso tudo, começamos a fazer reunião de administração dentro do nosso país, já iniciando às 8 horas da manhã de sábado, para poder dar conta da agenda do dia, os grupos membros da BUSS cumprirem as suas agendas lotadas, e cada dirigente com mais compromissos. O que se ouve falar é a mesma frase: “Não sei o que acontece, mas nunca estive tão ocupado como neste ano de pandemia, nunca trabalhei tanto, mesmo fazendo home office”.

Dentro do movimento espírita mundial, podemos dizer que as distâncias encurtaram, e não há mais barreiras. A vitrine de ofertas de palestras espíritas em diversos idiomas, durante todos os dias de semana, foi deveras superencantadora.

Como alguém que gosta de doce, vê uma vitrine com bolos, tortas e precisa escolher o que vai comer, pois não dá para comer tudo ao mesmo tempo.  Como os que gostam de salgados e a vitrine cheirosa e quentinha convida a escolher o que se quer saborear primeiro.

A nossa vantagem é que pudemos salvar os links que queríamos, para no momento livre (se é que tivemos momentos livres) poder assistir. Como eu digo, meu tempo livre é da meia-noite às seis horas da manhã, único tempo que sobrava.

Um link especial eu salvei no dia 5 de Dezembro, Dia da Missão Espirita e Dia do Voluntariado no Mundo. Nando Cordel e José Henrique Figueiredo numa graciosa dança de informações, pois a música seria espírita, que muito me atrai.  Sempre me encanto com Nando Cordel. Nesse Dia da Missão Espírita, organizado pela TV Mundo Maior, com a facilidade de Facebook e YouTube, também pudemos participar ao vivo de um diálogo superinteressante com Charles Kempf e o Roberto Watanabe, falando do movimento espírita europeu. Explanamos sobre a caminhada excelente que já fazemos com nativos de diversos países desde 2014, em reunião de estudo, no último sábado de cada mês, que se chama, onde temos um WhatsApp com nomes de participantes de Lituânia, Finlândia, Bulgária, Romênia, Alemanha, França, Reino Unido, Turquia, Estônia, Bélgica, etc., onde o idioma inglês é a ponte que nos aproxima no ideal comum.  Esses nossos irmãos desses países têm menos opções em termos de estudos espíritas em língua inglesa, mas alguns participam de estudos on-line realizados no Reino Unido, como o Grupo de Leeds que iniciou por Skype desde 2017 e acolhe pessoas de outros países.  Outros estudos em inglês on-line foram iniciados em 2020 aqui na Inglaterra, liderados pelo Kardec Group (www.kardecgroup.org.uk) e oferecidos para incluir irmãos de Uganda, Quênia, Estônia e outros países.

Contamos também com a Kardec Radio (www.kardecradio.com), que mantém 24 horas de programação espírita on-line em inglês, extremamente útil, e nos possibilita enviar a amigos britânicos que solicitam ajuda espiritual e precisam preencher a mente em mensagens espirituais, para ajudá-los em suas dores íntimas. Uma solicitação de um terapeuta britânico me chegou exatamente neste momento em que escrevo esta crônica, e já aproveito e a encaixo neste nosso artigo deste mês. Os links das mensagens em áudio do livro Child Of God, Filhos de Deus, de Divaldo Franco e Joanna de Angelis, na voz doce da querida Danusa Rangel.

E assim, buscando ser pontes e não muros, vamos ampliando o leque de apoio e divulgação da nossa amada Filosofia Espírita, em terras de além-mar.

___________________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários