Mais antigo que a cidade de Londrina, o “Nosso Lar” completa 85 anos

No dia 1º de  janeiro de 2019 o Centro Espírita Nosso Lar completa 85 anos de existência. O centro espírita, que é o maior de Londrina e que acolhe cerca de 2.000 pessoas toda semana, é mais velho que a própria cidade.

Nos anos 1932 e 1933, Londrina era apenas um povoado. Alguns pioneiros se reuniam em suas casas a fim de estudar as obras básicas da Doutrina Espírita. Foi então que foram organizados os primeiros programas assistenciais e o trabalho de evangelização. Muitas pessoas vinham até a cidade para esses estudos, e não tinham onde se hospedar, sendo então recebidas por algumas famílias espíritas. Esse fato, aliado ao grande aporte de pessoas que vinham para Londrina sem recurso e que acabavam não tendo lugar para ficar, motivou, anos depois, a fundação do Albergue Noturno Raul Faria Carneiro.

Em 1934, com o desenvolvimento do povoado, já em via de ser elevado a município, aqueles pioneiros e participantes dos grupos de estudos sentiram a necessidade da fundação de um Centro Espírita, fundado em 1º de janeiro de 1934 com o nome de Centro Espírita “Jesus é o Mestre”, que passou a ter sua sede própria no ano de 1936 na Rua Amazonas nº 804.

Importante lembrar que a sede do “Nosso Lar”, na Rua Santa Catarina, nº 429, somente ocorreu a partir do ano de 1950, sendo a casa chamada de “Nosso Lar” somente a partir do ano de 1966, depois de atuar, por muitos anos, com o nome de União Espírita de Londrina.

Hoje o Centro Espírita Nosso Lar é o maior centro espírita da região, e certamente um dos maiores do Paraná. Tem grande papel no desenvolvimento do movimento espírita e no trabalho de assistência social de todos os níveis em nossa cidade, visto que é dele que saem muitos trabalhadores para as demais casas espíritas de Londrina e especialmente para a fundação de novos serviços de assistência social, sendo um importante polo de qualificação de espíritas para o trabalho na doutrina, o que demonstra sua importância perante o movimento espírita de Londrina e região.

Nestes 85 anos são inúmeros os exemplos de pessoas maravilhosas que frequentavam o Nosso Lar, como a senhora Sylvia Cursino, que morou nos fundos do centro espírita por mais de 20 anos, como conta em seu depoimento que está postado no website do Nosso Lar, no qual relata fatos emocionantes e outros engraçados.

Já há três anos são realizados eventos no carnaval dando uma opção para as famílias que procuram algo mais puro, e este ano será uma homenagem ao Nosso Lar, cujo tema será “85 anos do Centro Espírita Nosso Lar”.

Deve-se mencionar que a casa espírita, além de escola, é basicamente um hospital para acolhimento das pessoas e espíritos que estão precisando de auxílio, espiritual, físico e/ou mental. Por esta razão, sua existência é de fundamental importância para a sociedade, para as pessoas de modo geral, e, em especial para os espíritos, haja vista que serve de escola e hospital para todos nós espíritos encarnados e também para os desencarnados.

Sendo assim, vê-se quão significativo é comemorar-se o aniversário do Centro Espírita Nosso Lar, pois há 85 anos vem garantindo a harmonia, o discernimento e o apoio para milhares de pessoas que a ele comparecem como voluntários e/ou necessitados que chegam conduzidos, quando não carregados por seus familiares.

Pensando nisso e na necessidade de oportunizar-se ao jovem estudar a doutrina espírita, assim como de se envolver em trabalhos caritativos, foi criado em março de 2016 a Ala Jovem Nosso Lar, que é composta de jovens a partir dos 18 anos que se reúnem a fim de estudar o Espiritismo e de praticar a caridade. A Ala Jovem possui o Grupo de Estudos Maria de Nazaré, em que toda terça-feira, das 20h às 21h30, os participantes se reúnem para estudar as obras básicas e discutirem sobre diversos assuntos do cotidiano na visão espírita.

Além disso, a Ala Jovem atua em várias atividades caritativas quase todos os dias, cabendo a cada participante definir com qual delas mais se identifica para participar.

O presidente da casa espírita, Geraldo Saviani da Silva, frequentador e trabalhador da referida casa há mais de 28 anos, informa sua alegria em participar do crescimento do “Nosso Lar” e fazer parte da melhoria deste durante esses anos, muito especialmente desde 2016, quando assumiu a presidência.

Indo para seu quarto ano de gestão como presidente, comemora o crescimento da casa, seja no aumento de frequentadores e voluntários, seja na reforma da infraestrutura da casa – troca das portas, aumentando o vão de acesso para 2,10 metros, inclusive com porta de segurança para casos de incêndio, troca de central de telefone – e a colocação de um elevador, permitindo aos cadeirantes que se locomovam sem auxílio de terceiros, tudo isso nos anos de 2016 a 2018.

Em dezembro de 2018, dando continuidade a essa reforma, iniciou-se a troca do telhado e de sua estrutura de madeira para uma estrutura de metal com telhas de alumínio com miolo de isopor, aumentando a segurança, pois o madeiramento estava apenas sobre os tijolos sem amarração e as telhas de Eternit deixavam passar o calor, tornando difícil a permanência dentro do andar superior do Nosso Lar.

Atualmente, a casa possui um total de 36 grupos, sendo 17 mediúnicos, 15 públicos e 4 de estudo, sem contar as turmas do ESDE (Estudo Sistemático da Doutrina Espírita), que chegam a quase 200 matriculados todos os anos.

Com todas essas pessoas, imprescindível se faz a elaboração de vários cursos, a fim de ofertar aos espíritas muitas possibilidades de trabalho na seara do Mestre, como pode ser exemplificado pelos cursos feitos no ano passado: Curso de Dirigente de Grupo Público e Grupo Mediúnico, Curso de Passe Espírita, Curso de Recepção na Casa Espírita, Curso de Atendimento Fraterno, Curso de Evangelizadores e Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita da Mediunidade (realizado pela FEP).

Concluímos, assim, que o Centro Espírita Nosso Lar chega aos 85 anos de existência em ótima forma, possuindo diversos trabalhos e grupos para os espíritas e simpatizantes da doutrina, opções de cursos para o aprimoramento de todos frequentadores, além da excelente infraestrutura oferecida a todos que ali passam todas as semanas em procura de consolo, conhecimento e amizade.



Comentário

0 Comentários