Geraldo de Aquino

Geraldo de Aquino, grande seareiro das lides espíritas, foi quem conduziu os processos de aquisição da Rádio Rio de Janeiro e sua transformação em uma emissora espírita de rádio. Nasceu no município de Santos Dumont, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1912. Ainda católico praticante, Geraldo participou do programa “Hora Espiritualista” dirigido por João Pinto de Souza, na antiga PRA-3, Rádio Clube do Rio de Janeiro, em 1937.

Dois anos depois, em 1939, Geraldo de Aquino ingressou nas lides espíritas, por causa de fenômenos mediúnicos ocorridos em sua família. Nesse mesmo ano passou a frequentar a então Liga Espírita do Brasil, atual Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. Logo foi eleito como primeiro Secretário da Instituição.

Com a desencarnação de João Pinto de Souza, em 1943, Geraldo assumiu a direção daquele programa, que passou a se chamar “Hora Espiritualista João Pinto de Souza”. Foi na mesma emissora que em 1º de novembro de 1948 ele inaugurou o programa “Meditação e Evocação da Ave Maria”, na Rádio Rio de Janeiro. Esse programa de caráter religioso-assistencial deu origem à Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, por ele fundada em 6 de janeiro de 1950.

Foi grande a luta empreendida por Geraldo de Aquino para a aquisição de uma emissora para os espíritas do Brasil, ideal que já era de João Pinto de Souza. Até que em 19 de dezembro de 1970 Geraldo reuniu a família espírita na Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, que funcionava na Rua César Zama, 19, em Lins de Vasconcelos, superlotando assim o auditório Simão Pedro, para que, juntos, os espíritas estudassem a proposta do Dr. Luiz George de Oliveira Bello, até então proprietário da Rádio Rio de Janeiro, para aquisição da emissora. Com a aprovação unânime de mais de 1.500 pessoas, teve início assim a campanha para a aquisição da emissora dos espíritas, por meio da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso (FUNTARSO), instituída em 5 de fevereiro de 1971.

Em 2 de agosto daquele mesmo ano, a FUNTARSO adquiriu a outorga da concessão para exploração do serviço de radiodifusão, através do qual a Emissora da Fraternidade tornou-se o meio de aplicação da seguinte missão estabelecida por sua mantenedora:

“Divulgar os postulados cristãos-espíritas e propugnar pela educação, cultura e formação moral e ética do ser humano, através dos meios de comunicação disponíveis.”

Quando foi comemorado o aniversário de 45 anos da Rádio Rio de Janeiro, fizeram a Geraldo de Aquino uma singela homenagem: “É preciso mergulhar um pouco na história e observar os primeiros passos que levaram o saudoso idealizador Geraldo de Aquino a cumprir a missão de construir o trabalho de divulgar os postulados Cristãos-Espíritas e propugnar pela Educação, pela Cultura e pela Formação Moral e Ética do Ser humano. Para tanto, recorremos à História da Rádio, elaborada pela equipe de comunicação da Emissora da Fraternidade e refletir sobre os caminhos percorridos por Geraldo de Aquino”.

A título de comemoração foi oferecida ao grande público espírita e demais simpatizantes, durante o período de 22 a 28 de setembro de 2016, a 1ª Mostra de Filmes Espíritas, no Espaço Cultural Severiano Ribeiro, Cine Odeon, Praça Floriano, 7 - Centro/Cinelândia. Na ocasião foram exibidos filmes de longa-metragem e documentários com temática espírita, seguidos de debate com espíritas convidados, assim como com produtores e diretores. O público teve, então, oportunidade de interagir com os programadores e apresentadores espíritas da Rádio Rio de Janeiro, bem como os envolvidos diretamente na execução dos filmes. A curadoria da Mostra coube ao cineasta e divulgador espírita Oceano Vieira de Melo. Entre os documentários programados, podemos destacar: Eurípedes Barsanulfo, Educador e Médium; Chico Xavier, o Grande Médium Espírita; Luz da Escola; Allan Kardec, o Educador; Peixotinho, Materializações de Espíritos, bem como os filmes de longa-metragem Nosso Lar; Chico Xavier, o Filme; As Mães de Chico Xavier, e O Filme dos Espíritos.

Além de ter conduzido o processo de aquisição da Rádio Rio de Janeiro e sua transformação em uma emissora espírita de rádio, Geraldo de Aquino foi, também, o primeiro presidente da emissora, cargo que exerceu até a data de sua desencarnação, ocorrida no dia 22 de março de 1984. Sua história de vida se confunde, portanto, com a da Emissora da Fraternidade, bem como com a da própria radiodifusão espírita em nosso País.

Fonte: www.radioriodejaneiro.am.br



Comentário

0 Comentários