Friedrich Jürgenson

Friedrich Jürgenson nasceu em Odessa em 8 de fevereiro de 1903. Sua mãe era sueca e seu pai de origem dinamarquesa. Depois de viver durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa como uma criança, Jürgenson foi treinado como pintor na Academia de Arte e como um cantor e músico do Conservatório de Odessa, onde foi contemporâneo do pianista Svjatoslav Richter.

Em 1925 a família foi autorizada a voltar para a Estônia, onde Friedrich continuou sua formação como cantor e pintor, mas logo depois se mudou para Berlim a fim de se aprofundar nos seus estudos. Durante esse período, enquanto ainda estudava, ele ganhava a vida como cantor e pintor. Em 1938 Jürgenson foi para Milão para mais estudos e performances.

Em 1943, quando foi visitar seus pais, o clima mais frio causou-lhe sérios problemas de saúde e sua voz foi parcialmente danificada. Então ele decidiu abandonar sua carreira profissional na música, concentrando-se inteiramente à pintura. Ele era um pintor realista, principalmente fazendo retratos, paisagens e natureza morta.

Expulsos pela guerra, ele foi para a Suécia. Situado em Estocolmo, casou-se e se tornou um cidadão sueco. Durante os anos seguintes, ele pintava retratos de suecos ricos e locais turísticos de Estocolmo. Em 1949 visitou Pompeia, na Itália. Para obter mais liberdade de acesso à cidade soterrada, ele mostrou alguns de seus trabalhos para o Vaticano e alguns dias depois recebeu uma proposta: o Vaticano reconheceu seus talentos e pediu-lhe para catalogar suas obras arqueológicas enterradas a Cidade Santa. Ele retornou no ano seguinte e durante quatro meses sentados de estada naquele submundo úmido, acabou contraindo pneumonia.

Os médicos do Vaticano o curaram e quando o Papa Pio XII viu os resultados do seu trabalho, perguntou se Jürgenson poderia pintar um retrato dele. Ao todo, Jürgenson produziu quatro retratos do Papa. A partir de então ele teve pleno acesso a Pompeia e voltou lá várias vezes para pintar. 

Em 1957 Jürgenson comprou um gravador para gravar seu próprio canto e começou a notar alguns fenômenos muito estranhos nas fitas então gravadas por ele.

Jürgenson entendeu que esses eventos foram produzidos por seus sentidos altamente desenvolvidos auditivos e visuais causados por sua aptidão artística. No ano seguinte Jürgenson teve sua primeira grande exposição em meio às ruínas de Pompeia. Em Estocolmo seus contatos telepáticos continuaram: "Eu me sentei na mesa, claramente acordado e relaxado. Senti que alguma coisa logo, ia acontecer. Após uma calma interior agradável, frases longas em inglês apareceram na minha consciência. Não percebi essas frases acusticamente, mas elas formaram-se como longas frases fonéticas e, depois de um estudo mais profundo, entendi que não poderia conceber as palavras como o inglês correto, mas em uma forma quase desfigurada, completamente deformada... Não ouvi uma voz, um som nem um sussurro, foi tudo silencioso". Em 12 de junho de 1959, Jürgenson e sua esposa Monica foram visitar sua casa de campo para aproveitar o verão quente. Jürgenson trouxe seu gravador para gravar o canto dos pássaros selvagens, especialmente o tentilhão. Ouvindo a fita, ouviu um barulho vibrando como uma tempestade, onde só poderia remotamente ouvir o chilrear dos pássaros. Seu primeiro pensamento foi que talvez alguns dos tubos tinham sido danificados. Apesar disso ligou a máquina novamente e deixou a fita rolar. Mais uma vez ouviu o barulho peculiar e em meio a um distante chilrear. Então ouviu um solo de trompete, uma espécie de um sinal de atenção. Atordoado, continuou a ouvir quando de repente uma voz de homem começou a falar em norueguês. Embora voz fosse muito baixa, ele podia ouvir claramente e compreender as palavras. O homem falou sobre 'vozes de aves noturnas' e percebeu uma linha de tubulação, espirrando e com sons barulhentos. De repente, o coro dos pássaros e o barulho de vibração parou. No momento seguinte, o chilrear de um tentilhão foi ouvido e só se podia ouvir os peitos cantando à distância – a máquina funcionou perfeitamente!

A partir desse ponto continuou Jürgenson investigando esses fenômenos e, a princípio ele pensou que era seu "amigo do espaço", mas logo começou a acreditar que essas vozes estavam "do outro lado" ou eram "Vozes do Morto".

Ele estava perto de resolver um dos mistérios fundamentais da morte?

Neste momento Jürgenson experimentou um notável evento que mudaria sua vida: "Eu estava lá fora com um gravador, gravando canções de pássaros Quando eu escuto através da fita, a voz me disse: - Friedel, você pode me ouvir. É mamãe... Era sua mãe quem lhe falava. “Friedel” era seu apelido de infância que ela usava.

Nesse ponto Jürgenson abandonou a pintura e em 1964 publicou “As vozes do espaço” (Rosterna fran Rymden , Saxon & Lindström Forlag, Estocolmo): "Meu amor para as artes ainda estava vivo mais do que nunca, e me perguntei se era a coisa certa para mim abandonar a arte da pintura - uma ocupação criativa que eu tinha apresentado em minha vida inteira”.

O fato é que a partir daí e até os dias atuais seus estudos deram impulso a uma área de conhecimento voltada ao mundo extrafísico, na tentativa de definir até onde seria possível avançar, cientificamente, em relação ao que acontece conosco depois que morremos. Nascia a chamada Transcomunicação Instrumental, que investiga a possibilidade do contato entre nós e o mundo espiritual por meio de aparelhos como gravadores, televisores, rádios e computadores, bem como por fotos e vídeos.

Atualmente, alguns médicos já buscam respostas para eventos de “quase morte”, como os que são vivenciados por pacientes que sofrem ataques cardíacos, mas uma pesquisa mais abrangente, sobre o que acontece depois que morremos, é praticamente um tabu na ciência, pois, fisiologicamente falando, a morte cerebral representaria um ponto final.



Comentário

0 Comentários