Eventos aos quatro ventos, nos quatro cantos do mundo

Que momentos maravilhosos no movimento espírita estamos todos passando a nível mundial! Quando olhamos com olhar de positividade e carinho os esforços de tantos companheiros, tantos países, compenetrados em sua tarefa primeira, que é a caridade na sua divulgação, vimos a somatória do dever cumprido. Mais e mais eventos se somam, e são divulgados nas redes sociais, com extrema velocidade. Quantos temos em inglês? Quase nada...

Por curiosidade, fui buscar saber todos os eventos na área da Medicina e Espiritualidade, organizados pela AME-Internacional em parceria com as federativas e/ou grupos espíritas de países – Portugal, Suíça, Alemanha, Holanda, UK, Bélgica, França. Nos meses de outubro e novembro os céus europeus estarão interligando a Medicina e o Espiritismo, para tantos que se afeiçoam mais à ciência.

Outros, ligados a diversas modalidades de estudos espíritas oferecidos em diversos idiomas, a maioria on-line, cobrindo assim as distâncias e unindo nestas salas virtuais, em um idioma comum, que traga o esclarecimento espírita na sequência das semanas, até completar o curso virtual. Exemplo disso é o estudo feito em Leeds, na Inglaterra, em inglês, que tem frequência assídua de espírita na Lituânia e em outras partes do mundo. A língua inglesa desempenha um importante papel nos cursos e eventos que acontecem fora do Brasil nesta linda colcha de retalhos chamada Europa, por aproximar pessoas de todas as terras, como escreveu nosso amado Chico Xavier no livro Entre irmãos de outras terras.

O respeito, o esforço dos brasileiros que estão residindo nesses países amáveis que os acolhem, que me acolhe, e onde devemos florescer no idioma do país.

Um exemplo lindo dessa caridade na divulgação espírita, são os Encontros de Estudos da Filosofia Espírita na Europa, que acontecem há mais de 5 anos. Nasceu da vontade de um espírita finlandês e um espírita polonês. O primeiro encontro aconteceu em abril de 2014 em Cracóvia, organizado pela Associação Polonesa de Espiritismo. Reuniram-se ali, sob o idioma inglês, espíritas de diversos países da Europa que não falam português.  Desde então, vimos fortalecendo o apoio do encontro, no idioma inglês, entre espíritas de Finlândia, România, Polônia, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Estônia, Bielorrússia, França e Suécia, e esperamos que este ano de 2019, dias 6, 7 e 8 de setembro, possamos ter irmãos espíritas da Lituânia e Bulgária. Esse evento tem o apoio da União Espírita Belga. Desses países, alguns já estiveram no Brasil e precisaram de intérpretes, pois não falam o português. Alguns são médiuns, receberam por psicografia seus livros e têm seus protetores nos seus estudos, grupos, reuniões mediúnicas, que os orientam, como nós também somos orientados.

Algumas traduções das obras de Kardec em Lituano, Búlgaro e Romeno estão precisando de uma revisão, pois segundo nossos amigos desses países o livro é comercializado nas livrarias, mas não são traduções completas. Esse sempre foi um trabalho maravilhoso do Conselho Espírita Internacional, capitaneado por nosso estimado Nestor João Masotti, que por inspiração colocou como prioridade o livro de Kardec em todos os idiomas.

O ESPÍRITO SOPRA ONDE QUER... Pois é! Constatamos isso na oportuna convivência com nossos irmãos e irmãs que hoje estão reencarnados em países de que às vezes nem temos conhecimento. Esses encontros da Filosofia Espírita têm por finalidade aproximar a todos, pois alguns estão realmente isolados e muitas vezes não podem mencionar de público que são espíritas. Participando desses Encontros, notamos a alegria que invade a todos, por terem ressonância no que acreditam, nas suas tarefas espíritas e, quando descobrem a literatura traduzida ao inglês de nosso Chico, querem também tê-la em seus idiomas. Sabemos, porém, que devemos dar os passos certos, na hora certa, como bem norteou nosso Emmanuel a Chico Xavier em mensagem-carta inédita a Canuto de Abreu, cuja leitura ouvimos há pouco feita pela Guiomar, no evento do Centro Espírita Nosso Lar, Casas André Luiz em São Paulo – eis o link: https://youtu.be/gMeSxomCjOU

A história não dá saltos, não antecipa o calendário, nem fez amadurecer a fruta antes da hora certa. Então, com o acolhimento de nossos corações aos irmãos e irmãs de todos os países, com sua mediunidade, sua vontades de ouvir, trocar ideias, participar é para todos nós o coroamento de esforços no acolhimento, na organização, na expansão dessa Doutrina que já existe em todos os corações, mas que são somados uns aos outros, quando descobertos. E na medida do possível vamos descobrindo mais cores nesta linda colcha de retalho de idiomas que é a Europa, onde o idioma inglês é a ponte amorosa.

É muito fácil organizar um evento dentro do nosso país num só idioma, é fácil fazer tudo em Português ou Espanhol, que atende à maioria espírita, mas a caridade maior é a inclusão de todos. O Espiritismo veio para todos, não importa o idioma. Mesmo tendo nascido em solo francês, língua do iluminismo, hoje e sempre o Espiritismo será um traço de ligação em todas as terras de além-mar.

______________________________________________________________________________

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI) e coordenadora da BUSS-British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários