CEGAL – Centro Espírita Grupo André Luiz

Tudo começou no lote da Rua 240, setor Coimbra, Goiânia/GO, em 20 de outubro de 1959, quando o CEGAL – Centro Espírita Grupo André Luiz, abria as portas para o mundo.

Durante todo esse tempo muitas pessoas passaram pela instituição, realizando vários trabalhos, estudos e diversas atividades. Sua história começou no ano de 1959 através da iniciativa da Sra. Cândida Salvador Martins – a Dona Cândida – e do Sr. Maceió de Goiaz Leite, que se conheceram em outros centros espíritas existentes na época, mas por vontade de exercerem um trabalho diferente, fundaram o CEGAL.

No início eram realizados estudo do evangelho, tratamento espiritual, almoços e a campanha do quilo, que fornecia doações para cerca de oitenta famílias cadastradas. Em entrevista realizada em 1996 pelos companheiros Gebaldo e Revorêdo, Dona Cândida, hoje desencarnada, explicou: “Eu catava tudo isso, na mão, assim ó: roupa, comida. Dava o almoço uma vez por mês pra mais de oitenta pessoas! […] Vinha o povo de Goiânia, vinha o prefeito, prá tudo comer. Isso aqui é comida. Isso é comida pra pobre? Nem rico come assim! […] Eu saía na rua pedindo, de porta em porta”.

Em meados de 1970 o lote da Rua Campinas – onde funciona hoje as Obras Sociais do CEGAL – foi doado pelo Sr. Teófilo após o desencarne de sua esposa, a Sra. Amazília Neto. Segundo D. Cândida ele doou a pedido dela antes de desencarnar. Como sua esposa desencarnou no momento do parto, o Sr. Teófilo pediu para que ali fosse construída uma maternidade. Mas o projeto de construir uma maternidade, era inviável, pois demandava uma estrutura financeira que o centro não possuía naquele momento. Com isso, os projetos mudaram para a construção de uma creche, a “Creche Espírita Amazília Neto”.

Segundo Sr. José Faleiro, esta foi uma época de grandes mutirões e grandes dificuldades, principalmente dificuldades financeiras em manter o terreno. “A construção do prédio das obras demorou ao todo dez anos. […] Começamos em agosto de 1983 e só concluímos em 1993, não me recordo exatamente o mês”, explica. Mas com a persistência e a garra de todos, os problemas foram sendo sanados pouco a pouco.

Por volta de 1980 o CEGAL começou a receber doações em dinheiro da Fundação Alemã Lateinamericana Zentrum E.V, primeiro para os maquinários da Escola Profissionalizante Amazília Neto, que era uma escola que ensinava adolescentes carentes a fabricar botinas, sandálias e sapatos. Estes adolescentes eram atendidos pelo projeto “Pequeno Trabalhador” que era coordenado pela companheira Rosana, filha da Dona Maria Rosa e do Sr. Camilo, hoje coordenadora de outra casa espírita. Mais a frente, esta fundação doou uma parte considerável do dinheiro responsável pela construção do Posto de Assistência do Jardim das Oliveiras. Quanto ao projeto da creche “como o prédio demorou dez anos para ser concluído, o bairro mudou o seu perfil de moradores, daí propuseram a criação de uma escola, pois atenderia melhor o local”, explica Sr. José Faleiro.

O CEGAL nos seus quase 62 anos de existência, desenvolveu e mantém diversas obras espalhadas pelo município de Goiânia. Estão divididas em nove departamentos como Esclarecimento e Família; Patrimônio; Juventude; Infância; Mediunidade; Eventos; Divulgação; Assistência e Apoio e Solidariedade. Para o leitor, destacamos quatro departamentos. São eles:


OBRAS SOCIAIS DO CEGAL

Já citada na presente matéria, foi fundada em 28/11/1988, para executar a prestação de serviços de assistência social, obedecendo aos preceitos constitucionais e demais legislações aplicáveis à espécie, bem como atentar às leis morais oriundas da conduta doutrinária.

Assim como o CEGAL, seus objetivos são:

- Praticar a caridade moral e material por todos os meios ao seu alcance, sem visar retribuição alguma;

- Difundir a instrução e combater os vícios humanos;

- Dar apoio e acompanhamento as famílias, para que floresça nelas o conceito de lar, harmonizando a convivência familiar e o respeito às lições do Evangelho.


APOIO E SOLIDARIEDADE

O Departamento de Apoio e Solidariedade (DAS) foi criado em 2011. No início, era focado apenas aos trabalhadores mas, em 2014, seu atendimento se estendeu aos alunos do Curso Espiritualização do Ser. Atualmente já se estende à toda a comunidade, não apenas ao CEGAL II.

Objetivo: Integrar trabalhadores buscando humanização, assistência e solidariedade sob o manto de companheirismo sincero, amizade e irmandade cristãs.

Atividades: Psicologia; Nutricionista; Jurídica; Visitações; Palestras no Jardim das Oliveiras (1º sábado de cada mês) e Estudo das Obras de Joanna de Ângelis (conforme calendário).


ESCLARECIMENTO E FAMÍLIA

O Departamento de Esclarecimento e Família tem o objetivo de propiciar a iluminação da criatura humana por intermédio da Doutrina Espírita. Esclarece, ampara e consola com a Evangelização do adulto e da família na Casa Espírita.

Desenvolve programas relativos a estudos, cursos, palestras e preparação de trabalhadores da Casa Espírita, em conformidade com a Doutrina Espírita. A preparação de trabalhadores fornece ferramentas aos voluntários para atuarem no esclarecimento ao público por meio da palavra falada, na orientação cristã no lar, nos cursos sistematizados, na evangelização do adulto e da família, no apoio à reforma íntima e no incentivo ao conhecimento edificante contido em livros espíritas.


JUVENTUDE

O Depto da Juventude coordena duas Mocidades Espíritas: MEOM – Mocidade Espírita Os Mensageiros e a MELS – Mocidade Espírita Luís Sérgio.

A primeira mocidade do CEGAL, a Mocidade Espírita “Os Mensageiros” (MEOM) começou na década de 70 através da iniciativa da Vera, filha da Dona Cândida, fundadora do CEGAL, e do Mário, filho do Seu Maceió, também fundador do centro. O nome “Os Mensageiros” surgiu porque no início todas as atividades da casa seriam nomeadas com alguma obra de André Luiz. De início, a mocidade estudava as Obras Básicas do Espiritismo e realizava passeios, reuniões e a Campanha Auta de Souza. Na época, a Campanha era novidade em Goiânia, e o CEGAL foi uma das primeiras mocidades a realizá-la. Dentre os primeiros trabalhadores da mocidade alguns ainda se encontram no centro até hoje, como a Tia Luzia, o Dick, o Dálvio e o Periquito. Outros já foram para outros centros, como a Rosana, filha da Tia Rosa e do Seu Camilo.

Houve então uma época de paralização das atividades da MEOM, que durou até 2001. Nesse ano, alguns jovens frequentadores do centro resolveram retomar as atividades em formato de RPJ (Reunião Pública Juvenil), em que ocorriam estudos em grupo e depois práticas assistenciais. A alegria cristã sempre animada atraiu muitos jovens, chegando a RPJ manter 150 jovens no domingo de manhã. Em 2003 a mocidade trouxe uma novidade dentre as mocidades de Goiânia: o envolvimento com a Arte. Vieram grupos como: Mensageiros, Aquarela, GOARTE (Grupo Operários da Arte Espírita – Teatro), e a busca incessante da espiritualização do ser através do estudo, da prática assistencial, e da arte. Com o crescimento da RPJ, ela logo virou mocidade e se consolidou como MEOM. A expansão do CEGAL para o bairro do Jardim das Oliveiras também foi importante para o crescimento do trabalho com a juventude no bairro. Assim nasceu a “Mocidade Espírita Luís Sérgio”, a MELS, que acontece no CEGAL II desde 2005.

 Além de todos estes departamentos, o CEGAL mantém diversas outras atividades e que convido o leitor a navegar o site da instituição e conhecer as maravilhas que este grupo tem realizado.

 

NOTA DO AUTOR: Caso o leitor queira saber mais sobre os trabalhos realizados pelo CEGAL e ou como ajuda-los, basta acessar sua página na web pelo endereço acima.

FONTE: https://cegal.org.br/



Comentário

0 Comentários