Divaldo Franco chega, com todo o vigor e em plena atividade, aos 92 anos

Divaldo Franco, professor, médium, filantropo e orador espírita, é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus quase noventa e dois anos – a serem completados no dia 5 de maio – setenta e dois foram devotados à causa espírita e às crianças excluídas da periferia de Salvador, Bahia.

Aos 16 anos, em 1943, recebeu da Escola Normal Rural de Feira de Santana o diploma de professor primário. Mais tarde ingressou no serviço público no antigo IPASE, como escriturário, função em que se aposentou em 1980.

Orador espírita de escol, é considerado, com inteira justiça, o maior divulgador na atualidade da Doutrina Espírita, tanto no Brasil como no exterior, em que vem esparzindo bênçãos, congregando corações e unindo-os a Deus. Além de admirado por sua oratória, é também reconhecido como um dos maiores médiuns da história do Espiritismo.

Os números referentes ao trabalho que realiza são impressionantes: mais de 23.000 conferências e seminários, proferidos em mais de 3.200 cidades de 72 países dos cinco continentes. Suas viagens, que se sucedem praticamente sem intervalo, fazem-nos lembrar a tarefa hercúlea realizada, nos primórdios do Cristianismo, pelo Apóstolo dos Gentios, o notável Paulo de Tarso, a ponto de vários confrades, referindo-se a Divaldo, atribuir-lhe o cognome “Paulo de Tarso do Espiritismo”.

Desde a infância Divaldo se comunica com os Espíritos e sua produção medianímica é realmente notável. Como médium psicógrafo já publicou, até o momento, cerca de 285 livros que psicografou em diferentes estilos literários, sendo que 103 dessas obras já foram traduzidas para 19 idiomas. Esses livros atingem atualmente a expressiva marca de mais de 13 milhões de exemplares vendidos, sem usufruir um centavo das vendas realizadas, cujo produto é empregado exclusivamente na manutenção das Obras Assistenciais da Mansão do Caminho.

Em 1947 fundou com Nilson de Souza Pereira na capital da Bahia o Centro Espírita Caminho da Redenção, e cinco anos depois, em 1952, a Mansão do Caminho, um complexo educacional com 78.000 m² e 58 edificações que oferece diversas atividades socioeducacionais, atendendo pessoas carentes de qualquer origem ou crença, tais como: creche, escolas de ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes em diversas áreas, centro médico, laboratório de análises clínicas, enxovais, pré-natal, atividades de acolhimento social e espiritual, bibliotecas e centro de parto normal.

Em decorrência de tantas atividades, circulam diariamente pela Mansão do Caminho mais de 5.000 pessoas, às quais são fornecidas gratuitamente 4.000 refeições/dia. E por ali já passaram, ao longo dos anos, mais de 40.000 crianças e jovens, abrigadas sob o lema Entre para aprender... Saia para servir!

O trabalho desenvolvido por Divaldo é internacionalmente reconhecido por diversas instituições. Agraciado com mais de 800 homenagens, entre placas, medalhas, diplomas, títulos de doutor honoris causa e de cidadão honorário etc., ele as tem transferido, humildemente, para a Doutrina Espírita e os trabalhadores do Movimento Espírita.

Dentre essas inúmeras homenagens, destaca-se o título de Embaixador da Paz no Mundo, concedido em Genebra/Suíça, em dezembro de 2005, pela Ambassade Universalle Pour La Paix (Embaixada Universal pela Paz), e a Comenda da Paz Chico Xavier, do Estado de Minas Gerais, homenageando aqueles que se destacam na promoção da paz e em prol do bem-estar da humanidade.

Exteriorizando o homem pacífico que é, Divaldo Franco inaugurou no dia 19 de dezembro de 1998 o Movimento “Você e a Paz”, uma campanha sistemática em prol da “não violência” que é realizada todos os anos em inúmeras localidades, tanto no Brasil quanto no exterior.

Perto de completar 92 anos de idade, símbolo do Movimento Espírita em todo o mundo e pessoa admirada e respeitada pela opinião pública nacional e internacional, Divaldo é considerado por milhões de pessoas, entre as quais nos incluímos, como um autêntico Benfeitor da Humanidade.

A ele, estimado amigo, o nosso abraço e os nossos cumprimentos por seu excepcional trabalho e pelo aniversário de 92 anos que em maio se festejará.



Comentário

0 Comentários