Deus não vai realizar o seu sonho - Arnaldo D. R. de Camargo

Final de Ano e Ano Novo temos muitas comemorações, e a alegria e a esperança vibram em uma atmosfera diferente. Que bom! Tudo graças a esse tempo de iluminação que lembra o nascimento do Governador espiritual do nosso planeta Terra, e a perspectiva de um novo tempo, tempo no qual muitos ficaram para trás e não poderão comemorar, nesta dimensão – comemoram do Lado de Lá.

E muita gente diz numa manifestação de euforia e sentimento que: “Deus vai realizar o seu sonho”, e mais ainda “Jesus vai lhe proteger e fazer prosperar muito em sua vida, e vai lhe dar saúde e bem-estar”.

Balela! Conversa furada. Eles, o Criador e seu filho, nosso irmão, o Mestre Nazareno, podem nos dar as condições, as forças, as sugestões de bons pensamentos, mas as conquistas dependerão de nossa vontade, ação, estudo, esforço, sacrifício para alcançar as metas, que não são deles, e sim nossas.

Vejamos aqui alguns passos para melhoria das nossas vidas, porque o que fica parado é museu:

“Comece desafiando suas próprias suposições. Suas suposições são suas janelas no mundo. Esfregue-as de vez em quando, ou a luz não entrará” (Alan Alda – ator norte-americano).

“Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo” (Dom Hélder Câmara).

“Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim” (Mahatma Gandhi – pacifista e ativista indiano que promoveu a independência desse país).

“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças” (Charles Darwin – criador da teoria da evolução das espécies).

“A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro” (John F. Kennedy – 35º presidente dos Estados Unidos).

“Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade” (Clarice Lispector – romancista brasileira).

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas” (Confúcio – filósofo chinês).

“Nada existe de permanente a não ser a mudança” (Heráclito de Éfeso – filósofo grego).

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada” (George Bernard Shaw – dramaturgo e romancista irlandês que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1925).

Mudanças são necessárias, mas duas coisas são fundamentais de se continuar cultivando de hora em hora: humildade e caridade (que é o amor em ação), preservando essas virtudes essenciais por toda vida.

Hoje se defende muito a reciclagem, mas também pensemos na reciclagem no ambiente do nosso ser, não ficar lutando com o passado, mas pensando em construir o futuro, onde nos transformemos em alguém melhor em nossa vida e na sociedade.

Hoje se fala muito em crise, corrupção, sequestro, que são coisas que nos acompanham há muito, muito tempo; podemos ouvir falar delas, mas não desejemos fazer parte delas; pensamentos de fé e confiança no Poder Superior podem ser nosso leme.

O fator primordial de mudança é a determinação, não se pode ficar esperando a vontade chegar, por exemplo: “no ano que vem vou à academia”, “no ano novo vou fazer uma poupança”, “no primeiro semestre vou me matricular num curso ou vou procurar um novo emprego”. Nada disso! Tem que ser agora.

Comece hoje, o amanhã é só na imaginação e na crença. Mudança necessita de coragem e de vontade e elas só dependem de nós.


Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é editor da Editora EME.



Comentário

2 Comentários

  1. O autor ilustra com simplicidade e objetividade a necessidade de reflexão sobre o propósito da mudança. Em tempos de fragilidades, um bom convite à reflexão sobre o profundo e o eterno em nossa exixtência: nosso caminho para a tão sonhada felicidade.

    Muito bom o texto"Deus não vai realizar o seu sonho",onde o autor,de maneira clara e simples,faz uma reflexão,em torno do comportamento de uma grande maioria de pessoas,que se entregam,vamos assim dizer,a uma grande expectativa em relação a Deus e Jesus,na crença de que Eles,irão realizar os seus sonhos de melhoria e na busca da prosperidade. Nessa reflexão,o autor mostra no texto, que este não é o caminho para se realizar sonhos.Que Deus e Jesus ajudam sim,mas fortalecendo a quem busca sua melhoria íntima através do próprio esforço. E cita,muitos pensamentos de autores famosos,referente ao tecto,como exemplo de vida para todos nós.