Como surgiu e funciona no YouTube o canal Meninas Espíritas, com excelente penetração junto aos jovens

Espírita de infância e natural da capital paulista, onde reside, Caroline Oliveira Souza Silva, mais conhecida por Carol, tem formação e trabalha em publicidade e propaganda. Vinculada ao grupo de voluntários do Centro Espírita Mansão da Esperança, exerce na Casa o cargo de Auxiliar de Diretoria e Mocidade. Na entrevista a seguir, ela nos fala sobre o conhecido canal “Meninas Espíritas”, que tem feito sucesso no YouTube.

Explique o que é e como surgiu o "Meninas Espíritas"?

Eu e uns amigos da mocidade espírita criamos uma página de humor espírita no Facebook: "Espiritismo da Depressão". Essa página cresceu e fomos convidados para participar de um encontro de divulgadores da doutrina e o tema era discutir novas formas de divulgar o Espiritismo para o jovem. Lá eu conheci a Ana Talavera, o Julio Sena e a Fernanda Tarrasco, e juntos com mais outros jovens tivemos várias ideias. Uma delas foi a criação de um canal estilo vlog com uma linguagem jovem! E aí surgiu o “Meninas Espíritas” e posteriormente os canais “Espiritalks” com a Ana e o “Coaching Espírita” com o Julio.

Como é feita a produção do programa?

Ficamos de olho nas maiores dúvidas da galera espírita, e então decidimos os temas, criando o roteiro sempre baseando em obras espíritas e adequando a linguagem para acessar o coração do jovem. Eu crio o conteúdo do vídeo, Julio grava e edita os vídeos, Ana cuida da parte de comunicação e mídia e a Fernanda das peças de arte do canal! Um time incrível, não faço nada sozinha.

Quais os principais critérios para seleção dos temas?

Quem manda nos conteúdos são os jovens e todo o nosso público que acompanha o trabalho do canal. Então questionamos sempre quais temas gostariam de ver, quais são as maiores dúvidas, e tentamos trazer e divulgar trabalhos novos e legais que conhecemos nos lugares aonde vamos. Mas sempre levamos o Espiritismo e as ideias morais numa linguagem fácil, acessível e divertida.

Qual foi a repercussão entre os jovens e adolescentes?

Foi muito boa! Recebemos mensagens de vários estados e países, não só de jovens e adolescentes, mas também muitos adultos e evangelizadores que adoram o canal.

Com relação à sua presença em eventos, há boa interação? Pode-se dizer que hoje é um atrativo para essa faixa etária?

Sim, no último ano tivemos a honra de conhecer diversos estados e cidades, e cada lugar foi muito especial. Sempre tentamos levar o nosso melhor em cada evento e fazemos grandes amigos também por onde passamos. Foi uma alegria também no último ano em alguns eventos falar não apenas para os jovens, mas levar o nosso jeitinho de mocidade para os adultos também.

Como é a interação nas mídias?

Estamos nas principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e claro o canal no Youtube, e nas redes rola muito humor, interação com a galera e divulgação de projetos, filmes, bandas espíritas e muito mais! Lançamos no mês de agosto também um Podcast com o estudo do livro O que é o Espiritismo, de Allan Kardec, que está disponível por enquanto no Spotify e Google Podcasts.

Nos contatos estabelecidos, quais os principais desafios, desabafos e dramas apresentados pelas pessoas?

Recebemos diversas dúvidas e desafios, mas principalmente jovens que se interessam por Espiritismo mas com pais de outras religiões que não o aceitam, pessoas que estão começando agora o contato com a doutrina, dúvidas/ desafios a respeito de mediunidade, onde buscar casas espíritas e mocidades etc.

Diante do avanço dos quadros de suicídio entre jovens, há algo que poderia alcançar maior eficiência nessa prevenção, considerando sua experiência de intercâmbios com essa faixa etária?

O Espiritismo tem muito com o que contribuir a esse respeito. Muitos veem o suicídio como uma solução para eliminar a dor. O Espiritismo tem o potencial de despertar reflexões de que não morremos de verdade, que não deixamos de sentir o que sentimos quando passamos para o outro lado, e principalmente ele dá um sentido à vida, de que existe um propósito para estarmos aqui, de que a dor que sentimos vai fazer-nos mais fortes, e de que todo mundo que está aqui é importante e tem um papel a desempenhar; se faltar uma peça, todos são afetados, porque a vida é esse grande quebra-cabeça e precisamos todos jogar juntos! É essa mensagem que tentamos transmitir aos jovens.

De suas lembranças nessa tarefa, o que realmente sobressai?

Em todos os lugares e mocidades que conhecemos existem jovens incríveis com trabalhos incríveis espalhados por aí. A nossa juventude espírita é forte, sim, e presente. Claro que temos muitos desafios, mas esses superjovens existem e vamos trabalhar para que cada vez mais espaço e voz sejam dados à juventude.

Suas palavras finais.

Minha gratidão pelo convite para fornecer esta breve entrevista e um pedido especial para que a gente olhe, cuide com carinho e dê espaço aos jovens! Que a gente lute para que cada vez mais centros espíritas tenham mocidades, cursos para jovens e espaço para que eles atuem, tragam novas ideias e tecnologias que venham somar.


Nota da Redação:

Para acessar no YouTube o canal “Meninas Espíritas”, clique aqui



Comentário

0 Comentários