CARI uma luta permanente em prol da vida

De acordo com O Evangelho segundo o Espiritismo, “os Espíritos só chegam à perfeição depois de haverem passado pelas provas da vida corporal. Os que ainda se encontram na erraticidade esperam que Deus lhes permita voltar a uma existência, o que lhes irá proporcionar os meios de adiantamento, seja pela expiação de suas faltas passadas mediante as vicissitudes a que estiverem sujeitos, seja pelo cumprimento de uma missão útil à Humanidade. Seu progresso e sua felicidade futura serão proporcionais ao emprego que derem ao tempo de sua nova passagem pela Terra”.

O CARI - Centro de Apoio à Recuperação Infantil Dr. Hugo Dehé(fotos)) há dezenove anos trabalha por uma das maiores provas de amor que Deus já proporcionou ao homem: o renascimento.

Foi em dezembro de 1999 que o Centro de Apoio à Recuperação Infantil – CARI – iniciou seu trabalho, a partir de um grupo de pessoas frequentadoras da Fraternidade Espírita Allan Kardec (Casa do Menor). Com muita dificuldade, elas vinham realizando um trabalho de recuperação e profissionalização de jovens e também de gestantes, com cursos de orientação e ajuda às mães. Mas, desde cedo, notando a precariedade com que as crianças retornavam dos hospitais após seu nascimento, resolveram criar o CARI, para que os bebês pudessem ser atendidos de forma mais cuidadosa no período de sua convalescença.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mortalidade infantil no Brasil obteve uma redução de 69,12 para 22,47 óbitos a cada mil nascimentos, entre 1980 e 2009. Para que esta grande diminuição acontecesse, inúmeras campanhas de vacinação e vários programas de saúde e assistência social colocaram em prática a fraternidade e a abnegação. Embora a projeção do IBGE em 2015 era de alcançar o nível de 18 mortes em cada mil nascidos vivos, o país ainda tenta cumprir a “Meta do Milênio” da Organização das Nações Unidas (ONU) para a mortalidade infantil, que é a de 15 óbitos em cada mil.

 

O CARI desenvolve seu trabalho com os recém-nascidos de 0 a 1 ano de idade. 

O CARI é considerado de Utilidade Pública Municipal e Federal; possui cadastro na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Conselho Municipal de Assistência Social no campo da saúde. Possui também o certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CNAS) com registro no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e tudo isso para que os recém-nascidos possam ser atendidos diariamente em período de 24 horas, recebendo todos os cuidados necessários de 16 funcionários registrados, que operam em quatro turnos com: enfermeiras, auxiliares de enfermagem, lactaristas (pessoas especialistas em cuidados com bebês), serviços gerais, auxiliares administrativos e médico pediatra, além dos que ali trabalham como voluntários.

Em meio a inúmeras casas assistenciais, o CARI desenvolve seu trabalho com os recém-nascidos de 0 a 1 ano. Os serviços diários são prestados ininterruptamente, oferecendo cuidados básicos, roupas, medicação, alimentação, atendimento fisioterápico, consulta médica, exames clínicos, encaminhamento a consultas especializadas no Hospital Universitário – HC, sempre oferecendo orientação às mães, pois esse é o principal objetivo da entidade.

Suas instalações compreendem 18 berços, podendo atender, assim, 18 bebês por dia, mas com uma pequena variação para mais nos meses em que, com autorização médica, as crianças devem receber liberação. A entidade dispõe também de salas de higienização, posto de enfermagem, sala de expurgo, lactário, dois grandes berçários, refeitório, lavanderia, cozinha e almoxarifado.

O amor, de acordo com O Evangelho segundo o Espiritismo, “é o sentimento que, acima de tudo, resume de forma completa a doutrina de Jesus, e os sentimentos são os instintos que se elevam de acordo com o progresso realizado”. Quando o homem se encontra no auge da doçura de seus sentimentos, aí então reside o amor, que vem direto do coração, fazendo com que a humanidade acabe com as misérias sociais. Amar ao próximo como a si mesmo e fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós é a expressão mais completa da caridade, pois resume todos os deveres com relação ao nosso semelhante.

 

Mesmo quando nos encontramos no mais profundo sofrimento, sempre haverá esperança

O Centro de Apoio à Recuperação Infantil, dia após dia e ano após ano, vem injetando na sociedade londrinense muito amor para com o próximo, auxiliando os bebês, ou melhor, os Espíritos que reencarnam em situações precárias em busca da reforma interior.

Segundo D. Leda Galindo – coordenadora do CARI –, a meta da entidade é melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento a essas crianças, com aquisição de equipamentos mais modernos, para que possam aumentar o leque de serviços. A demanda em Londrina é crescente, pois somente lá é que se presta socorro aos bebês que normalmente não possuem condições de receber os tratamentos necessários, como se faz necessário no caso de bebês prematuros e dos que nascem de pais alcoólatras ou viciados em entorpecentes, os quais acabam sendo encaminhados à entidade pela Vara da Infância e Juventude do Município, pelo Hospital Universitário ou pela Maternidade Municipal Lucila Balalai.

Mesmo não possuindo a entidade nenhum auxílio financeiro dos órgãos municipais e federais e sendo ela uma entidade sem fins lucrativos, suas atividades nunca cessam. O amor é essência divina e por mais que o homem seja rude e demonstre solidez em seu peito, no fundo do coração existe uma chama que jamais irá se apagar, isso porque o Grande Arquiteto do Universo – Deus – sempre estará presente em nossos corações, mantendo esta chama acesa até que ela chegue ao seu ponto mais brilhante, momento em que estaremos auxiliando o divino Mestre a iluminar outros corações, Espíritos que ainda permanecem na obscuridade da ignorância e do sofrimento.

O CARI existe por este motivo, que é o de mostrar aos homens que, mesmo quando nos encontramos no mais profundo sofrimento, haverá esperança e sempre haverá uma criança. 
 

Nota do Autor:  
O CARI localiza-se na Rua Albert Einstein, 622 – Jardim Industrial, em Londrina-PR – tel. 3338-8469. Os que desejarem auxiliar a entidade podem entrar em contato diretamente com a instituição ou com Leda Galindo - e-mailledagalindo@sercomtel.com.br.



Comentário

0 Comentários