As muitas moradas da casa do Senhor

Os assuntos relacionados com as condições de vida no mundo espiritual sempre despertaram curiosidade e interesse, mesmo entre os espiritistas. E isso se justifica porque, se nem todos temos condições de visitar Paris, todos, com absoluta certeza, partiremos um dia para alguma dessas moradas, a que o próprio Jesus se referiu nestas conhecidas palavras registradas no Evangelho de João:

“Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito, porquanto eu vou para preparar o lugar para vós.” (João, 14:1-3.)

A notícia acerca da existência de cidades espirituais em torno da Crosta terrena é anterior à própria codificação do Espiritismo. O vidente sueco Swedenborg, que viveu no século 18, cem anos antes do advento da Doutrina Espírita, via com frequência cenas do mundo espiritual e os seres desencarnados que conhecera em vida, tendo sido o primeiro sensitivo a descrevê-las. Conforme seus relatos, as cidades espirituais têm, como as cidades terrenas, templos, casas, escolas e palácios.

Antes da publicação das obras de André Luiz, as quais se referem à existência de inúmeras colônias espirituais, muitos autores já haviam tratado do assunto, como podemos comprovar lendo “A Vida no Outro Mundo”, de Cairbar Schutel, “A Vida Além do Véu”, do reverendo G. Vale Owen, “No Limiar do Etéreo”, de J. Arthur Findlay, e “História do Espiritismo”, de Arthur Conan Doyle.

As informações mais precisas sobre o tema vieram, porém, com os livros “Nosso Lar”, de André Luiz, e “Alvorada Nova”, de Cairbar Schutel (Espírito).

A colônia espiritual “Nosso Lar”, situada nas proximidades do Rio de Janeiro, é bem conhecida dos espíritas brasileiros. Fundada por portugueses desencarnados no Brasil no século XVI, sua edificação exigiu enorme e exaustiva luta e, segundo André Luiz, os trabalhos iniciais para sua construção foram desanimadores, ainda mesmo para os Espíritos mais fortes. Onde hoje se congregam vibrações delicadas e nobres, edifícios de fino lavor, misturavam-se as notas primitivas dos silvícolas do país e as construções infantis de suas mentes rudimentares.

Reza a história que os fundadores de “Nosso Lar” iniciaram seus esforços a partir da praça onde se localiza atualmente o palácio da Governadoria, um edifício encabeçado de torres soberanas que se perdem no céu, o qual serve de ponto de convergência dos seis ministérios. [As melhores cenas do filme “Nosso Lar”, que mostram diferentes pontos da cidade espiritual, podem ser vistas neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZY2h16NbL2M.]

Vizinha da colônia “Nosso Lar”, "Alvorada Nova" foi fundada muito antes e teria sido ela a inspiradora da criação dos ministérios em "Nosso Lar". Situada, como a colônia “Nosso Lar”, em região umbralina, “Alvorada Nova” localiza-se no mesmo grau de inclinação da cidade de Santos. Segundo o livro “Alvorada Nova”, que a descreve, é ela uma das mais antigas cidades espirituais existentes no mundo, visto que antes mesmo do descobrimento do Brasil seus primeiros alicerces já haviam sido fixados.



Comentário

0 Comentários