A fé, as obras e a caridade em face do Evangelho

Um jovem pertencente a uma das várias denominações evangélicas de nossa cidade disse, maravilhado, a um amigo espírita ter aprendido com o pastor de sua igreja que, conforme ensina Tiago em sua epístola famosa, "a fé sem obras é morta", frase bastante conhecida que, embora destaque o valor das obras, não diminui a importância da fé na vida de todos nós.

Não sei se o leitor sabe, mas o fato é que a carta escrita por Tiago foi até recentemente relegada pelos cristãos a plano secundário, sobretudo depois que Lutero a chamou pejorativamente de "epístola de palha", em razão de sua "pobre doutrina dogmática". Talvez resida nisso a razão pela qual as religiões protestantes em geral, incluindo aí as igrejas evangélicas, não têm dado às obras e à caridade a ênfase que elas merecem.

A receptividade do jovem evangélico à lição de Tiago e a honestidade intelectual do pastor são, pois, surpreendentes, embora devessem constituir a regra de conduta de todos aqueles que se valem das Escrituras para abonar o que pregam e aconselham.

Por que dizemos isso?

A resposta é simples. A epístola firmada por Tiago é, dentre todas as cartas apostólicas, a que maior e mais ampla fundamentação encontra no Novo e no Antigo Testamento, como podemos conferir lendo os textos bíblicos que se seguem:

Isaías, 1:16 a 1:31.

Isaías, 58:1 a 58:14.

Zacarias, 7:1 a 7:14.

Eclesiástico, 7:21 a 7:40.

Mateus, 7:21-23 e 7:24-27.

Mateus, 22:35 a 40.

Mateus, 25:31 a 46.

Lucas, 10:25 a 37.

Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1-13

Paulo, 2ª Epístola aos Coríntios, 5:10.

Pedro, 1ª Epístola, 4:8, em que o líder dos apóstolos de Jesus escreveu: “Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados.” (Confira: https://www.bibliaonline.com.br/acf+vc/1pe/4?q=jejum )

Não foi, portanto, sem razão que, reportando-se ao tema da caridade, a doutrina espírita firmou os quatro princípios seguintes, que devem ou deveriam nortear os passos de todo aquele que deseje fazer mais frutífera sua passagem por este globo:

1 - Não basta abster-se de praticar o mal; é preciso fazer todo o bem que esteja ao nosso alcance. (O Livro dos Espíritos, 642.)

2 - Só o bem é que assegura nossa sorte futura. (O Livro dos Espíritos, 982.)

3 - Reconhece-se o cristão por suas obras. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 18:16.)

4 - Fora da caridade não há salvação. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 15:5 e 15:10.)



Comentário

0 Comentários