Um dos jornais espíritas mais antigos do Brasil, o Mundo Espírita chega aos 90 anos

No último dia 4 de abril, o tradicional periódico “Mundo Espírita”, editado pela Federação Espírita do Paraná, completou 90 anos de existência.

Fundado em 4/4/1932 por Henrique Andrade, radicado no Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil, o jornal foi dirigido por 16 anos por seu fundador, sucedido em 1948 por Arthur Lins de Vasconcellos.

Sobre o fundador

Henrique Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 12 de novembro de 1889 e desencarnou no dia 29 de julho de 1968.

Formado em Direito, exercia a profissão de advogado. Sua iniciação no Espiritismo ocorreu quando, ainda estudante, conheceu Ignácio Bittencourt, que era então, pelas curas que realizava, um dos médiuns mais destacados do Brasil. E foi por sugestão do mesmo médium que se tornou expositor espírita, adquirindo grande projeção em todo o território nacional.

Nas lides espíritas, além de expositor, participou da diretoria do Abrigo Thereza de Jesus e da fundação da Tenda Espírita de Caridade, juntamente com Vianna de Carvalho e outros confrades, tendo presidido a União Espírita Suburbana, no Méier, bem como, entre 1933 e 1936, a Liga Espírita do Brasil.

Com Lins de Vasconcelos e outros participou da Coligação Nacional Pró-Estado Leigo. E pela imprensa espírita iniciou uma cruzada em favor da "pureza doutrinária", que ficou conhecida como "A Bem da Verdade", cujos artigos foram reunidos em um livro com o mesmo título, que foi prefaciado pelo confrade General Manoel Araripe de Faria.

Henrique Andrade foi professor do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), fundada e dirigida por Deolindo Amorim.

Sendo um dos mais ardorosos defensores e propagadores da obra codificada por Allan Kardec, Henrique Andrade, com o Comandante João Torres e Benedicto de Souza, proprietário de uma gráfica, fundou o jornal "Mundo Espírita", que anos depois, com sua autorização, foi encampado pela Federação Espírita do Paraná, que se tornou responsável por sua circulação mensal.

A fase pós-Henrique Andrade

Lins de Vasconcellos, em artigo redigido em 1948, na edição em que assumiu a direção do jornal, lembra que o jornal surgiu em 1926 (e não em 1932), mas teria passado por um período de agitação em que permaneceu “adormecido”:

“Nascido em 1926, num momento de agitação nacional contrária à intromissão, indébita e nociva, da Igreja Católica Romana na reforma da constituição de 1891, MUNDO ESPÍRITA, logo que se verificou a vitória dos republicanos liberais contra as pretensões clericalistas, ensarilhou as penas brilhantes que iluminaram suas colunas e suavemente adormeceu para despertar em 4 de abril de 1932”.

Em 1951, como início de uma nova etapa, o jornal passou a ter periodicidade mensal. Em 1952, com a desencarnação de Lins de Vasconcellos, a direção do jornal “Mundo Espírita” passou para as mãos de Carlos Imbassahy por apenas uma edição (19/4/1952).

Não saíram outras edições do jornal até o ano seguinte, quando, no mês de março, Lauro Schleder assumiu a responsabilidade de levar a cabo os planos de Lins de Vasconcellos. E foi exatamente em 1953 que o jornal tornou-se o órgão noticioso e doutrinário da Federação Espírita do Paraná.

Em artigo comemorativo aos 40 anos do “Mundo Espírita”, Francisco Raitani, então diretor do jornal, descreve o surgimento do jornal como uma proposta para “lutar pelas justas liberdades do ser humano, notadamente as de consciência, e contra as inferioridades espirituais em suas mais variadas modalidades (...) a luta em prol da difusão da DOUTRINA

De 1953 até 1971, Lauro Schleder e Francisco Raitani revezam-se na direção do jornal. Após 40 anos de existência, em abril de 1972, o “Mundo Espírita” passa pela sua primeira reforma gráfica. Victor Ribas Carneiro, é o novo Diretor.

Em novembro de 1977, Honório Mello assume a direção do jornal até 1979, quando Victor Ribas retorna, até se afastar novamente em 1984 por motivo de enfermidade. Em seu lugar, entra Célio Trujillo Costa, que começa novas mudanças visuais na diagramação do jornal.

Em 1985, Maurício Silva, então Diretor do Departamento de Difusão Doutrinária, assume a secretaria do jornal; após um ano, em agosto de 1986, torna-se o novo Diretor do “Mundo Espírita”, cargo que ocupou até 1992.

A partir de 1993 o jornal passou a ser de responsabilidade da Diretoria Executiva da FEP e em dezembro de 2002 ganhou sua primeira capa colorida.

No período de 2004 a 2007 Maria Helena Marcon, presidente da FEP na época, assume a direção do jornal.

A partir de fevereiro de 2008, o jornal passa à responsabilidade do novo presidente eleito, Francisco Ferraz Batista, que incumbe o assessor de Comunicação Social, Carlos Augusto de São José de coordenar esse trabalho, sob sua supervisão.

A partir de fevereiro de 2008, o jornal passou a ser totalmente colorido, com nova diagramação e, a partir de julho de 2011, passou a ter 20 páginas.

No período de 2012 a 2015 Luiz Henrique da Silva, presidente da FEP, assume a direção do jornal.

A fase digital do periódico

Em 2013, como coordenadora da Comunicação Social Espírita da Federativa, Maria Helena Marcon assume a coordenação geral do Jornal, formando equipe e passando a realizar reuniões de pauta, com regularidade, para cada edição.

Em julho de 2013 o site do jornal foi reformulado. Para acessar, clique aqui: http://www.mundoespirita.com.br/

Em 2016, assumindo a presidência da FEP, a direção do Jornal passa a ser de Adriano Lino Greca, continuando a coordenação geral com Maria Helena Marcon.

Em março de 2017 surge o Jornal Digital, versão virtual do “Mundo Espírita”, que pode ser acessado livremente. Para isso, clique aqui: http://www.feparana.com.br/jornal/home/

A partir de fevereiro.2019, o Jornal Digital passou a ser enviado, mensalmente, a cadastrados, mantendo-se a versão impressa, que continua a ser remetida às Casas espíritas e assinantes.



Comentário

0 Comentários